Por Hannah Lima, consultora pedagógica do LIV.
Autonomia e responsabilidade social são habilidades socioemocionais e, por isso, podem ser ensinadas e desenvolvidas. A autonomia nos é cara em momentos ordinários, como quando precisamos decidir entre adiantar ou não o trabalho porque sabemos que amanhã estaremos mais cansados. E também em momentos grandiosos: vale a pena mudar de carreira agora?
Já a responsabilidade social parece ser cada vez mais demandada. As discussões sobre justiça, opressões e reparação histórica, por exemplo, saíram dos espaços especializados e atravessam as discussões do dia a dia e hoje, passamos a perceber que nossas ações e opiniões impactam a vida coletiva. Essa realidade se apresenta para todas as idades em diferentes contextos. Como, então, os professores podem auxiliar no desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade em sala de aula?
O verbo auxiliar não foi escolhido por acaso, especialmente quando pensamos em autonomia. O aluno é – e deve ser – protagonista do seu próprio desenvolvimento pedagógico. Isso quer dizer que o papel dos educadores é oferecer ferramentas que auxiliam nesse desenvolvimento.
Esse auxílio pode ser dado de diversas formas, são infinitas as possibilidades de desenvolver habilidades socioemocionais porque as praticamos a cada minuto do nosso dia a dia. No contexto escolar, precisamos ter em mente uma pergunta chave: qual é o resultado que espero ao dar esse auxílio? Ou seja, o que é um aluno com autonomia para você? O que podemos esperar de um aluno de 5º ano, por exemplo, em relação à autonomia?
Aqui, uma diferenciação se faz necessária: ser autônomo é diferente de ser independente. Ao contrário do que comumente imaginamos, independência não significa não depender de nada nem de ninguém. Na verdade, ser independente quer dizer que dependemos de várias pessoas, coisas, ferramentas. O que você, professor, oferece para que os alunos cumpram uma tarefa? Já ser autônomo tem a ver com poder de escolha; é ter algumas opções e poder escolher entre elas. Professor, você oferece poder de escolha aos alunos?
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey