E-BOOK GRATUITO: “Sentir é aprender: histórias da sala de aula com o LIV”

E-BOOK GRATUITO: “Sentir é aprender: histórias da sala de aula com o LIV”

26 de abril de 2022

Baixe o novo e-book do programa LIV e descubra a prática da educação socioemocional em sala de aula com o LIV que pode contribuir com a sua escola também!

***

Há cerca de cinco anos, o tema da educação socioemocional no Brasil ainda era um debate baseado majoritariamente em evidências estrangeiras, com poucas experiências no território nacional. Mas com o passar do tempo, mudanças tanto no âmbito das políticas públicas quanto da sala de aula mostraram a necessidade de ampliar o olhar para essa temática e muitas escolas se abriram para esse conhecimento.

Ainda hoje, contudo, é difícil deixar evidente os benefícios que um programa focado em educação socioemocional pode trazer para  estudantes e professores. Afinal, a inteligência emocional não é um aspecto tão tangível quanto outros da vida escolar, além de não ser passível de testes de confirmação, pois sabemos que não há certo nem errado nesse âmbito.

E foi com o objetivo de traduzir melhor esse tema e dar voz a quem realmente vivencia a educação socioemocional na prática que convidamos quatro educadores de diferentes escolas para contar como a experiência de trabalhar com o programa do Laboratório Inteligência de Vida mudou suas práticas de aula e impacta seus alunos no dia a dia.

Nas conversas, todos os entrevistados responderam a perguntas sobre sentimentos e aprendizados – temas constantes no LIV – e revelaram em suas respostas o impacto da inteligência emocional, da empatia e da escuta ativa em suas rotinas. Esperamos que você se inspire com esses relatos e que eles te levem a refletir sobre sua própria vivência.

 

BAIXE AGORA O E-BOOK: “Sentir é aprender: histórias da sala de aula com o LIV”!


E-book LIV: Sentir é aprender

Uma história da sala de aula com o LIV do E-book: “Sentir é aprender”

Não é raro ver alunos que encontram nas narrativas do LIV uma maneira de contar sobre suas próprias histórias. Nas temáticas que abordamos no programa envolvemos família, amizade, comportamento e vida escolar. Para os alunos do 3º ano, estimulamos que tenham mais empatia e, ao mesmo tempo, a processem seus próprios sentimentos. E foi em uma atividade de leitura que a professora Ana Kelita consolidou um elo com um de seus estudantes. Leia o depoimento narrado pela educadora a seguir:

#FalaProfLIV: “Eu tenho uma tia Val”

“Eu tinha um aluno que acompanhou o LIV como ninguém. Quando eu terminei a história que falava sobre a adoção de fato da Fernanda, ele estava olhando e perguntei: ‘O que foi, você não gostou?’. E ele disse: ‘Professora, eu sou a Fernanda, eu tenho uma tia Val, e hoje eu vou chamar minha tia Val de mãe, porque ela não é só minha tia, ela é minha mãe Val’. Isso foi um sentimento posto em prática com ensinamento. E naquele momento, ele não sabe talvez, mas me ensinou também o quanto é importante a gente estar apropriado da história, colocar esse amor pelo LIV. O LIV tem que ser feito com muito amor, porque trata de sentimento. Há muitas crianças e muitos casos que a gente nem imagina e são tão delicados. E o LIV traz essa leitura mais suave, mais valsa, mais linda, e a criança começa a se perceber naquilo tudo, em um universo que talvez não seja tão suave, mas que é, quando a gente trata dessa forma do LIV […]. Até hoje, quando ele me vê, ele diz: ‘Professora, eu me lembro de Fernanda, eu me lembro da gente’. É um elo”. – Ana Kelita Machado do Nascimento Cruz, professora LIV.

O trecho e o vídeo que você viu acima fazem parte do primeiro capítulo do novo e-book do LIV. Leia a seguir os destaques dessa publicação:

O que tem no E-book LIV: “Sentir é aprender”?

  • Capítulo 1: Educação socioemocional como elo entre alunos e professores

Na primeira parte do e-book, trazemos o relato de uma professora LIV do Ensino Fundamental, que mostra como a educação socioemocional a ajudou a criar elos com seus alunos. Você também começa a entender a importância dessa temática no ambiente escolar para poder se aprofundar nos demais capítulos.

  • Capítulo 2: Educação socioemocional: uma demanda urgente

Mas por que a educação socioemocional é tão importante? Nesse segundo capítulo, você confere dados que mostram a urgência de adequar a proposta pedagógica e acolher os sentimentos e emoções dos alunos e demais membros da comunidade escolar. Além dessas informações, você também confere mais um relato de como o programa LIV tem ajudado no amadurecimento emocional dos alunos, permitindo que desenvolvam mais empatia.

  • Capítulo 3: Um programa de educação socioemocional que se adequa às necessidades de cada escola

Quem ainda não conhece a proposta do programa LIV, pode ler esse capítulo para entender como o pilar de educação socioemocional permeia todas as etapas da educação básica e abrange crianças e adolescentes nos momentos mais delicados de seu desenvolvimento. Assim como nos demais capítulos, um professor LIV foi convidado para fazer um relato emocionante sobre os efeitos do programa em alunos de etapas distintas.

  • Capítulo 4: Um pouco da teoria: aprendizagem sistêmica e educação socioemocional

Para encerrar a publicação, trazemos alguns pensamentos sobre a aprendizagem sistêmica, tema bastante atual na educação e que esteve presente nas últimas formações do programa LIV. Ao final, você confere o quarto e último relato de experiência contado por uma professora LIV que leciona em duas etapas de ensino e pode acompanhar os alunos em diferentes momentos da vida.

***

No LIV, estamos sempre em constante reinvenção, ouvindo as nossas escolas parceiras, pesquisando para melhorar os nossos materiais, nos abrindo a novas possibilidades e linguagens, sempre com o mesmo intuito de melhorar ainda mais a experiência de professores e coordenadores, assim como ajudá-los a estreitar o diálogo com as famílias a partir da proposta do programa. 

Sabemos que abrir espaços para trabalhar com temas sensíveis nem sempre é fácil e não acontece de maneira imediata, mas sabemos que a educação socioemocional pode fazer imensa diferença. Hoje, já há evidências que as habilidades socioemocionais e a inteligência emocional são fundamentais para qualquer indivíduo viver melhor consigo mesmo e com a sociedade.

O objetivo de contar as histórias que você poderá acompanhar no e-book é revisitar as possibilidades de tornar a prática escolar mais conectada com os alunos. Mostrar que, mesmo em meio às transformações que vivemos, é possível investir em uma educação que use recursos como contação de histórias, narrativas diversas, jogos, séries, dinâmicas, como as que oferecemos no LIV. Quer saber mais?

BAIXE AQUI O NOVO E-BOOK GRATUITO DO PROGRAMA LIV

***

Confira outros conteúdos exclusivos sobre educação socioemocional:

***

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *