Kit do Movimento LIV Pela Saúde Mental

Kit Gratuito do Movimento LIV: Pela Saúde Mental nas Escolas

3 de agosto de 2022

Alunos, professores e toda a comunidade escolar vêm sentindo o aumento de casos de ansiedade e violência após a volta das aulas na forma presencial. Como as escolas podem lidar com essas questões?

***

Um semestre após o retorno ao modelo presencial nas escolas, a pergunta que fica é: como está sendo o acolhimento de alunos e professores e o que é possível fazer para melhorar o ambiente escolar? Muitos são os relatos de agressividade e ansiedade entre os jovens e as queixas estão cada vez mais frequentes no dia a dia dos educadores e as instituições de ensino ainda não se sentem preparadas para gerir essa nova realidade. Para uma boa acolhida aos estudantes, percebe-se ser fundamental cuidar dos professores. Pensando em como lidar com esses sentimentos, o LIV – Laboratório Inteligência de Vida – criou o Movimento LIV: pela saúde mental nas escolas, que acontece em diferentes etapas, iniciando com rodas de conversa que oferecem acolhimento e suporte para os educadores. 

 

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA O KIT DO MOVIMENTO LIV!

 

Atualmente, o “Movimento LIV” está presente em cerca de 200 escolas.  Ele vem acontecendo com grupos de professores da Educação Infantil até o Ensino Médico, em dezoito estados brasileiros, de norte a sul do país. Um projeto que chegou em muito boa hora e revela a urgência de se cuidar daqueles que mais cuidam da educação: os professores.

“Foram tantos medos, que se perdeu esse olhar mais acolhedor e o professor, em meio a tudo isso, está sufocado”, desabafa uma educadora paranaense, que prefere não ser identificada. Ela relata alto grau de desgaste emocional ao fim do primeiro semestre letivo na sala de aula de uma escola que acaba de iniciar a participação do Movimento LIV. É importante que professores como ela saibam que eles não estão sozinhos, seja em relação ao seu tipo de problema, seja a respeito de oportunidades de resolução. É importante dizer que não existe solução mágica para esse desafio atual da educação. A transformação passa pelo aprendizado sobre como lidar com as situações.

Por isso, o trabalho do LIV começa pela escuta. Ouvir é o primeiro movimento fundamental para ajudar a comunidade escolar a construir caminhos seguros e estratégias apropriadas à realidade local dos alunos. A chamada escuta ativa é um passo importante para dar suporte aos educadores.

Neste primeiro momento de entrada do “Movimento LIV” nas escolas, estão acontecendo as “Rodas de Acolhimento” com o objetivo de abrir um diálogo especial com psicólogos e pedagogos do LIV para a fala e a escuta do que tem acontecido na comunidade escolar, que lida com a intolerância à frustração e a violência da atual realidade. O modus operandi promove a ampliação do espaço de troca com professores e coordenadores parceiros de todo o Brasil, que encontram abertura para conversar sobre suas vivências e dificuldades e pensar juntos nos caminhos possíveis.

“No LIV, entendemos a importância de criar relações de confiança, que tornam as condições de fala possível, com espaços de menos julgamento que possibilitam reconhecer as questões que estamos enfrentando”, afirma Caio Lo Bianco, idealizador e diretor do LIV. “Assim, as escolas conseguem entender que não estão sozinhas e que podemos encontrar direcionamentos para lidar com essas questões juntos”, conclui.  

Um dos espaços de que fala Lo Bianco é a Roda de Acolhimento. E são nelas que muitas emoções e vivências vêm à tona. Foi o que experimentou uma educadora de Uberaba (MG), 38 anos, que chora ao se lembrar de como pôde falar de seus sentimentos e suas preocupações verdadeiras no ambiente de trabalho. “Como professores, somos muito julgados. O que mais gostei na Roda foi justamente da possibilidade de falar sem julgamentos, mas sim com escuta e acolhimento”, explica a experiente profissional das séries iniciais. Confira um vídeo da Gerente Pedagógica do LIV que explica o Movimento!

 

KIT DO MOVIMENTO LIV!

O Movimento LIV tem desdobramentos além dos espaços de trocas e construção coletiva, diversos conteúdos são trabalhados em forma de textos e exibição de vídeos com especialistas debatendo o assunto da saúde mental nas escolas, com profissionais que trazem a vivência presencial para a realidade local. E o projeto se amplia com a criação de um guia de com sugestões de práticas para lidar com esse momento, que será distribuído para as escolas e famílias, ainda no segundo semestre de 2022.

Na intenção de levar essa conversa para além das escolas, um material diverso em formato de entrevistas, artigos, infográficos, e-books, áudios e vídeos foram reunidos em um Kit LIV gratuito do Movimento e já estão disponíveis para que todos possam iniciar esse cuidado hoje. Ao acessar o Kit você continua recebendo conteúdos socioemocionais! Clique aqui!

O projeto ainda tem planos de expansão. Hoje são atendidos 486 educadores e até 2023 pretende ampliar esse número, além de chegar a mais estados. Os resultados desse avanço pelo país farão muito bem para milhares de estudantes, suas famílias e, claro, para toda a sociedade.


Quer saber como o LIV pode ajudar a sua escola a promover o acolhimento neste momento tão delicado da vida escolar? Acesse o kit do Movimento LIV e confira conteúdos ricos

***

Veja também:

***

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.