Novidades do LIV para 2020: novos materiais, formação, avaliação, família e BNCC

17 de junho de 2019

Escuta atenta e troca de ideias são uma constante entre a equipe do LIV – Laboratório Inteligência de Vida e as escolas parceiras em todos os cantos do país. Todos os anos, considerando as demandas apresentadas pelos educadores em relação aos materiais usados nas aulas, o programa é aprimorado e novas iniciativas são incorporadas ao currículo socioemocional. Para 2020 não poderia ser diferente. As novidades que farão parte do programa no próximo ano letivo foram apresentadas em primeira mão no 3º Congresso Socioemocional LIV e você poderá conferir cada uma delas a seguir!

“Construímos os novos materiais e o currículo de 2020 olhando para as necessidades dos alunos em cada série e procurando apoiá-los no seu desenvolvimento socioemocional”, afirma Fernanda Lemos, gerente de Relacionamento LIV, área responsável por manter o contato constante com cada uma das 220 escolas parceiras do programa.

Confira as novidades do programa LIV para 2020:

  • Currículo socioemocional atualizado para todas as turmas da Educação Básica

De acordo com Caio Lo Bianco, idealizador e gerente executivo do LIV, as propostas do LIV para a Educação Básica em 2020 estarão alinhadas com as competências indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que entra em vigor em todo o país no próximo ano. Partindo desse princípio, as propostas para turmas desde a educação infantil até o ensino médio levam em conta os parâmetros da nova legislação. Além disso, os professores e gestores já começaram a receber materiais mostrando como as atividades do LIV dialogam com a BNCC e como podem incluir o desenvolvimento socioemocional em suas aulas.

  • Nova minissérie exclusiva para os anos finais do Ensino Fundamental

Um dos diferenciais do LIV em relação a outros programas socioemocionais é a qualidade e variedade de seus materiais audiovisuais. As séries sempre foram um grande estímulo para a participação e interação dos alunos nas aulas de LIV e continuarão em destaque. Para a próxima jornada letiva, os alunos do 7º ano poderão conferir a minissérie “A Recuperação”, que conta a história de três adolescentes também do 7º ano que estão em uma turma de recuperação. O suspense de cada capítulo desperta reflexões sobre mundo virtual, liberdade, responsabilidade, rejeição e amizade.

  • Atualizações para o material do 6º e do 8º ano

Ainda nesse sentido, os alunos do 6º ano passarão a ter duas temporadas da minissérie “Supernova”, que serão exclusivas para essas turmas. Ao todo, serão dez capítulos sobre a aventura entre três amigos que descobrem o valor da amizade e da interação quando mais precisam. Já a série de ficção científica e suspense “Anexo 11”, outro sucesso do material, será disponibilizada no Portal LIV para o 8º ano.

  • Série repaginada para 9º ano

Lançada no ano letivo de 2018, a série “Blackout” foi repaginada este ano após uma escuta ativa com alunos e professores. Para o próximo ciclo letivo, serão apresentadas novas cenas que levam ainda mais dinâmica e ação para a narrativa de ficção científica que fez o espectador questionar a maneira como vem interagindo com a tecnologia e com a sociedade a sua volta.

  • Ensino Médio: grandes mudanças no caminho

Dialogar com adolescentes é sempre um desafio de grande porte. Buscando se adequar cada vez mais a essa faixa etária, o material do Ensino Médio vem passando por uma reestruturação e chegará às escolas em sua nova versão em 2020.

Os conteúdos passarão a ser permeados por perguntas centrais que têm como objetivo ajudar os estudantes a pensarem sobre si e sobre o mundo que o cerca.

O projeto continuará dividido em duas partes: Protagonismo e Escolhas. “No Ensino Médio, as decisões profissionais e pessoais são fundamentais. Com o LIV, mostramos aos estudantes que eles são responsáveis pela sua escolha”, afirma Caio Lo Bianco, gerente executivo do programa. “Muitas vezes os alunos convivem há anos e não se conhecem. Com as propostas dos materiais, têm o contato com o diferente e podem aprender muito com a troca”, completa.

No 1º ano do Ensino Médio, a questão central do material será a pergunta “Quem eu estou?”. De acordo com Fernanda Lemos, para essas turmas o “LIV levou em conta a mentalidade de crescimento, conceito que diz ser possível gerar mudanças por meio do esforço e prática constante. Por isso, a pergunta não é quem eu ‘sou’, mas quem ‘estou’”. Em relação ao protagonismo, as propostas terão momentos mais dinâmicos e de debates. Haverá, por exemplo, uma atividade de apresentação que estimula a criatividade e a comunicação, e momentos nos quais os alunos poderão falar sobre temas como ‘quem eu estou comigo, na escola, na família e no mundo” e sobre seus sentimentos.

Para o 2º ano, o tema é “O que me move?”, com foco nas escolhas pessoais e profissionais. Esse assunto é ponto de partida para outras discussões e as atividades incluem a análise dos vídeos elaborados com a Youtuber Jout Jout. Já para o 3º ano, a questão que norteia as propostas é “Para onde vou?”, levando em conta o momento de despedida dos colegas e a ansiedade para o ano seguinte fora da escola.

Além disso, o material será totalmente novo e organizado em três tipos de aula, algumas com foco individual, outras em grupos ou com a comunidade. Para o 3º ano, o formato também possibilitará que as aulas de LIV aconteçam a cada 15 dias ou concentradas no primeiro semestre letivo, oferecendo mais liberdade para as escolas adequarem seus quadros de aula.

LIV+: uma expansão do pilar socioemocional para escolas que desejam ir além

Depois de muito estudo, pesquisa e busca de boas parcerias, a equipe do LIV decidiu oferecer novas possibilidades de trabalho para escolas que desejam ampliar o desenvolvimento socioemocional de seus alunos, famílias e corpo docente, oferecendo a partir de 2020 o LIV+.

Para Fernanda Lemos, esse avanço marca o crescimento do programa ao longo dos anos: “É muito bonito ver que as escolas estão sonhando conosco para a mudança na educação. Ver materiais mais engajadores, ferramentas de trabalho de qualidade e redes de apoio se criando nos faz crer que nosso sonho está virando realidade. Estamos animados para o ano que vem!”.

Conheça abaixo as propostas do LIV+, que estarão disponíveis para atuais e futuras parceiras do programa a partir de 2020:

  • Avaliação socioemocional

Em parceria com a ACT (empresa com mais de 60 anos de atuação sediada nos Estados Unidos e responsável pela criação da prova sobre Pensamento Criativo do Pisa 2021), o LIV passa a mensurar o impacto do desenvolvimento socioemocional nos estudantes. Além de traduzida do inglês, a avaliação está sendo adaptada para a realidade brasileira e levando em conta a linguagem do LIV. “Pretendemos que o resultado não seja um comparativo entre os alunos, mas sim que forneça informações para apoiar gestores e professores nas decisões que ajudem os estudantes”, destaca Lemos.

https://www.youtube.com/watch?v=ZWqcgc9O-QE
  • LIV para Professores

Outra novidade do programa para o próximo ano é o LIV para Professores, que poderá ser utilizado por todos os profissionais das escolas parceiras para ampliar seu próprio desenvolvimento socioemocional. No material, são abordados assuntos como autoconhecimento, angústia e relações interpessoais. O produto possibilita experiências variadas, como rodas de conversa e grupos de estudo, e inclui materiais de aprofundamento.

  • LIV para Família

Para compartilhar temas e debates com a comunidade, enriquecer as reflexões e marcar a relação e o comprometimento de todos com o socioemocional, o LIV passará a ter o LIV para Família, com novas dinâmicas e conteúdos criados para os pais e responsáveis. “A escola recebe uma carga muito grande da sociedade por ser um dos poucos locais de diálogo que temos. Precisamos estreitar a relação com os pais e saber que juntos vamos mais longe”, diz Lourdes Atié, consultora pedagógica e uma das responsáveis pela elaboração desse material junto ao LIV+.

  • Formação LIV ampliada

Os profissionais responsáveis pelo LIV para Família e LIV para Professores de cada escola parceria receberão, com o LIV+, uma capacitação imersiva no Rio de Janeiro por três dias. O objetivo é que os educadores e gestores tenham melhores condições para lidar com os desafios e as possibilidades de trabalho ao longo do ano, desempenhando melhor suas funções.

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Fique atento aos próximos posts do blog do LIV para saber mais detalhes sobre essas novidades que irão inovar, mais uma vez, o ensino socioemocional nas escolas brasileiras.

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Comentários
Maria Christina de A. Zanforlin

Como Professora do LIV, acredito que as mudanças que ocorrerão eram imprescindíveis. Para que haja um engajamento total dos professores com o LIV, é necessário que eles aprendam a serem gestores de suas emoções e as famílias também. Sendo assim LIV para professores e para família será excelente.