[KIT LIV] Descomplicando o Novo Ensino Médio da BNCC

9 de abril de 2021

O KIT LIV veio descomplicar o Novo Ensino Médio da BNCC e apresentar reflexões e caminhos sobre as temáticas socioemocionais, entendendo a jornada de desenvolvimento do aluno por completo.


Acompanhar jovens em sua última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio, tem sido um grande desafio para escolas e educadoras em geral. É uma fase na qual os estudantes estão vivendo transformações corporais e em toda a vida, próximos da realização de grandes escolhas sobre o futuro pessoal e profissional.

Já para a escola, o cenário sugere uma quantidade imensa de informações e conteúdos para ensinar, em um mundo super tecnológico e veloz. Algumas perguntas surgem: Como engajar as turmas? Como ajudar e acolher a ansiedade dos alunos e alunas? Como aumentar suas possibilidades em um mercado de trabalho tão competitivo?

 

Se já existiam dúvidas, o anúncio do Novo Ensino Médio, proposto a partir de documentos legislativos homologados entre 2017 e 2018, assim como o lançamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, provocou novos debates e intensificou a necessidade de instrumentos e estratégias estruturadas e criativas que auxiliem na formulação de um currículo alinhado com as diretrizes propostas. O desenvolvimento de competências socioemocionais, visando a autonomia e a cidadania na construção do Projeto de Vida dos estudantes, é uma das grandes propostas que devem ser asseguradas no Novo Ensino Médio.

 

Competências socioemocionais no Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida



O tema não é novidade para quem já nos acompanha há alguns anos. As competências socioemocionais sempre fizeram parte dos objetivos do Laboratório Inteligência de Vida (LIV). Pensando em como descomplicar as diretrizes da BNCC para as escolas, lançamos o  [KIT LIV] Aprofundando o Novo Ensino Médio com o LIV! Acreditamos que, para auxiliar  esta construção, é preciso estimular a escuta empática, exercitar o pensamento crítico, o autoconhecimento e o cuidado com as relações com os outros e com o mundo desde a Educação Infantil, de maneira intencional para cada faixa etária.

 

Neste kit, somamos a nossa experiência criativa e de organização de processos educativos estruturados com a consultoria realizada pelo grupo Eleva Educação com Eduardo Deschamps, membro e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e ex-Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina. Elaboramos o material no intuito

de auxiliar você e a sua escola na adaptação ao currículo do Novo Ensino Médio, facilitando a compreensão e aplicação desse processo de mudanças.

 


O que tem no KIT LIV: [KIT LIV] Aprofundando o Novo Ensino Médio com o LIV?

  • INFOGRÁFICO: O que mudou para o Novo Ensino Médio?

  • E-BOOK: Aprofundando o Novo Ensino Médio com o LIV

  • TALK SHOW: Descomplicando o Novo Ensino Médio com o LIV

     

Clique aqui e acesse agora o seu KIT LIV para descomplicar o Novo Ensino Médio! Aproveite para conferir o que educadores do Brasil falam sobre o programa de habilidades socioemocionais que transformou suas escolas!

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Comentários
Paulo D. Palma

Tenho uma Proposta de criar um modelo de preparação dos professores sob uma nova perspectiva de ensino buscando nas comunidades do Pais a fora, professores que já se destacam a partir de suas próprias competências e iniciativas e até são reconhecidos e seus exemplos são divulgados, mas não se espalham pelo País "contaminando" e reproduzindo em larga escala, numa proposta e formato onde serão os multiplicadores de seus exemplos, com subsídio e incentivos, em uma forma organizada e coordenada , visando a formação e qualificação de educadores num modelo mais independente, baseados em experiências exitosas e avançadas, valorizando os seus saberes especiais na produção e no desenvolvimento do Ensino nos seus vários níveis, inciando uma virada tando no modelo de Ensino como na valorização dos Educadores.

Paulo D. Palma

Caros representantes da LIV Conhecendo a proposta da LIV e seu arcabouço de pospostas e e suportes ao ensino, me sucitam dúvidas tais como: 3-Quando e como poderemos estruturar ou ofertar propostas mais avançadas e viáveis para uma virada eficaz e mais eficiente para a Educação e o Ensino no Brasil ou mais localizadamente a partir de iniciativas como as da LIV por exemplo , mudança na lógica e postura para formação de educadores principalmente visando uma virada radical onde o educador tenha competências e capacidade de passar seus conhecimentos interagindo com os saberes dos alunos respeitando as diversidades sociais e culturais, mas avançando tecnologicamente conforme exige evolução e a natureza das coisas e das pessoas. Visando principalmente e oferecer oportunidades igualitárias, mas respeitando as diferenças individuais, oferecendo assim, algo palpável para seguimento na sua respectiva sociedade? 4-Porque não investir maciçamente em comunidades que não dispões de recursos ou apoio do estado, mas que desejam, almejam ou necessitam para um desenvolvimento sociocultural e perincipalmente se inserir numa condição de igualdade de condições na sua comunidade e principalmente ser reconhecida como cidadão capaz de produzir e promover mudanças e participar do seu desenvolvimento, na comunidade e do País onde vive? Abraços

Paulo D. Palma

Caros representantes da LIV Conhecendo a proposta da LIV e seu arcabouço de pospostas e e suportes ao ensino, me suscitam dúvidas tais como: 1-Porque não se consegue dar uma virada na proposta e principalmente na qualidade do ensino, seja no Brasil ou mais localizadamente a partir de iniciativas como as da LIV por exemplo. 2- Porque os professores ainda estão desvalorizados e despreparados para o ensino nos diversos níveis do ensino seja no Brasil ou mais localizadamente a partir de iniciativas como as da LIV por exemplo.