O KIT LIV veio descomplicar o Novo Ensino Médio da BNCC e apresentar reflexões e caminhos sobre as temáticas socioemocionais, entendendo a jornada de desenvolvimento do aluno por completo.
Acompanhar jovens em sua última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio, tem sido um grande desafio para escolas e educadoras em geral. É uma fase na qual os estudantes estão vivendo transformações corporais e em toda a vida, próximos da realização de grandes escolhas sobre o futuro pessoal e profissional.
Já para a escola, o cenário sugere uma quantidade imensa de informações e conteúdos para ensinar, em um mundo super tecnológico e veloz. Algumas perguntas surgem: Como engajar as turmas? Como ajudar e acolher a ansiedade dos alunos e alunas? Como aumentar suas possibilidades em um mercado de trabalho tão competitivo?
Se já existiam dúvidas, o anúncio do Novo Ensino Médio, proposto a partir de documentos legislativos homologados entre 2017 e 2018, assim como o lançamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, provocou novos debates e intensificou a necessidade de instrumentos e estratégias estruturadas e criativas que auxiliem na formulação de um currículo alinhado com as diretrizes propostas. O desenvolvimento de competências socioemocionais, visando a autonomia e a cidadania na construção do Projeto de Vida dos estudantes, é uma das grandes propostas que devem ser asseguradas no Novo Ensino Médio.
O tema não é novidade para quem já nos acompanha há alguns anos. As competências socioemocionais sempre fizeram parte dos objetivos do Laboratório Inteligência de Vida (LIV). Pensando em como descomplicar as diretrizes da BNCC para as escolas, lançamos o [KIT LIV] Aprofundando o Novo Ensino Médio com o LIV! Acreditamos que, para auxiliar esta construção, é preciso estimular a escuta empática, exercitar o pensamento crítico, o autoconhecimento e o cuidado com as relações com os outros e com o mundo desde a Educação Infantil, de maneira intencional para cada faixa etária.
Neste kit, somamos a nossa experiência criativa e de organização de processos educativos estruturados com a consultoria realizada pelo grupo Eleva Educação com Eduardo Deschamps, membro e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e ex-Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina. Elaboramos o material no intuito
Clique aqui e acesse agora o seu KIT LIV para descomplicar o Novo Ensino Médio! Aproveite para conferir o que educadores do Brasil falam sobre o programa de habilidades socioemocionais que transformou suas escolas!
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey
Deixe seu comentário