04/08/2023
Personalização na Educação: valorizando o potencial único de cada aluno
Conteúdo em parceria com Edify Education
Por Raquel Carlos – Diretora Acadêmica do Edify Education.
Sempre que trazemos a proposta da personalização para a educação, surgem algumas questões, como o que é a personalização na educação? Qual a importância de se personalizar a educação? Como se realiza essa personalização? Em que contexto devemos aplicá-la?
Ao longo deste artigo, vamos tratar de alguns pontos importantes para que compreenda as respostas para essas perguntas. Vem comigo?
O contexto histórico
As respostas para as perguntas que estão na introdução deste texto, obviamente, envolvem diferentes e importantes aspectos.
Antes de mais nada, precisamos ter a certeza de que cada indivíduo é único, com particularidades e diferenças — o que é motivo de valorização. Entretanto, a educação, por questões históricas, adotou um modelo padronizado para todos os alunos.
Nesse sentido, é essencial compreender que o modelo “one size fits all” (“tamanho único”, em tradução livre do Inglês) já não atende satisfatoriamente às necessidades de salas de aula com sua multiplicidade de alunos.
Assim, torna-se necessário identificar essa diferenciação, entendendo que cada aluno possui uma forma única de pensar, aprender e criar. Os conceitos de personalização, diferenciação e inclusão caminham juntos, com o objetivo central de colocar o aluno no centro do processo, respeitando suas habilidades e permitindo o seu progresso individual, no seu tempo e modo.
O aluno como protagonista
Ao reconhecer o aluno como protagonista, é fundamental oferecê-lo um currículo alinhado com suas necessidades e interesses, promovendo seu engajamento e sucesso acadêmico. Nesse sentido, professores são parceiros essenciais nessa jornada, agindo como mediadores e adaptando conteúdos conforme as demandas dos alunos.
As novas tecnologias — entre elas a tão falada inteligência artificial — também podem (e devem) desempenhar um relevante papel nesse processo, criando oportunidades de personalização na educação.
Plataformas educacionais e ferramentas de análise de dados permitem acompanhar o progresso individual e adaptar a abordagem de ensino de forma mais precisa e eficaz.
ChatGPT e outras Inteligências Artificiais na Educação: clique aqui e faça o download do e-book gratuito!
O propósito da personalização na educação
Contudo, faz-se importante lembrar que a personalização não se restringe ao ensino individualizado. Estratégias de agrupamento que valorizem a colaboração e o compartilhamento de conhecimento são fundamentais para a criação de um ambiente inclusivo nas turmas.
A autonomia do aluno é um pilar essencial, e torná-lo o condutor de sua jornada educacional, a fim de que faça escolhas e determine seu avanço, é o que almejamos.
O respeito à singularidade do aluno e ao seu progresso em um ambiente de aprendizado significativo são fundamentais para alcançarmos resultados.
A personalização no ambiente educacional visa, portanto, superar as barreiras que possam dificultar o aprendizado, tornando o processo mais acessível e atraente.
Para tal, é necessário alinhar elementos-chave, como currículo, avaliações, formação de professores e o suporte da comunidade escolar.
A personalização na educação é a chave para valorizar o potencial exclusivo de cada aluno.
Ao reconhecermos a diversidade como uma oportunidade de evolução, buscamos oferecer uma educação mais enriquecedora, significativa e engajadora, capaz de impactar positivamente a vida dos estudantes e construir um futuro promissor.
No Web Summit Rio, a co-CEO do Edify, Marina Dalbem, falou sobre a personalização do ensino e a inteligência artificial generativa e pontuou que “no setor de educação, estamos migrando do currículo que mensura primordialmente a detenção de informação dos alunos para o de competências e habilidades, pois a máxima de medir só conteúdo sofrerá, certamente, uma disrupção pela IA.”
Pensando nisso, o Edify está, constantemente, construindo novas formas de aprender e ensinar, logo, está sempre investindo na mensuração do aprendizado e coletando dados que possibilitam a personalização do ensino.
Quer saber como o Edify pode ajudar a sua escola a se destacar no mercado com um programa bilíngue de qualidade? Clique aqui e entre em contato.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.