Tempo livre é raridade atualmente e quem tem crianças e adolescentes na família sabe o quanto é difícil manter uma relação de qualidade em meio a correria do dia a dia. Ter tempo para falar de sentimentos, então, é mais raro ainda. Para dar uma forcinha aos pais, mães, irmãos, primos, avós e tios que estão buscando variar essa rotina e ampliar os laços familiares, resolvemos selecionar indicações de livros e filmes para crianças e adolescentes que podem ajudar nesse processo.
Atenção: o objetivo aqui não é simplesmente dar indicações culturais, mas sim mostrar como o ato de ver um filme ou ler um livro podem servir de porta de entrada para novas conversas com as crianças e os adolescentes próximos a você, ajudando-os a falar mais sobre si, sobre seus sentimentos e sua visão de mundo. Por isso, destacamos duas estratégias para ampliar essas atividades e sair do básico. Confira:
Se você tem televisão ou serviço de streaming em casa, provavelmente ver filmes, séries ou animações já faz parte da sua rotina. Mas quantas vezes você conversa com sua criança ou adolescente próximo sobre o que acabaram de assistir? Por isso, a proposta aqui é selecionar um filme e, ao terminar a sessão, dedicar alguns minutos (ou horas, quem sabe…) para falar sobre o tema principal e sobre quais sentimentos a experiência de ver aquele filme proporcionou em vocês. No começo pode ser difícil engrenar a conversa, mas com um pouco de esforço e abertura de ambos os lados você verá que esse momento simples irá despertar novas ideias e conexões.
Não sabe o que assistir? Um caminho é perguntar para a criança ou o adolescente o que ele gosta de assistir e perguntar se pode ver junto. Além de mostrar empatia, você também poderá conhecer mais dos gostos pessoais deles. Outra ideia é vocês selecionarem juntos um filme ou animação que agrade os dois lados. A gente tem algumas dicas! São filmes, animações e curtas-metragens cativantes, com boas mensagens e que, não menos importante, levantam discussões fundamentais acerca de sentimentos e relacionamentos.
Ler é uma atividade que pode ser incentivada para estreitar os laços com bebês, crianças e adolescentes e seus benefícios são comprovados pela ciência há muitos anos. Normalmente, esse hábito se desenvolve quando as crianças estão na fase de alfabetização, mas depois as leituras compartilhadas vão ficando de lado. Por isso, a ideia aqui é retomar esse hábito, seja com crianças maiores ou com adolescentes. Para tal, sugerimos dois caminhos:
O primeiro é ler em conjunto e em voz alta. Cada um pode ler uma página ou capítulo e, após a leitura, vocês podem conversar sobre os temas lidos e sobre os sentimentos despertados. Outro caminho, que serve especialmente para livros mais longos, é fazer a leitura simultânea durante um determinado período e, ao final, vocês marcam um momento para debater o que leram. Confira alguns livros para diferentes faixas etárias:
Americanah: Esse outro sucesso internacional foi escrito pela autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e é indicado para leitura compartilhada com adolescentes. Ele conta uma história épica de amor ao narrar a vida de dois personagens, o casal Ifemelu e Obinze, e serve como pano de fundo para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero.
Psicólogo do Colégio Dom Barreto (Teresina/PI)
Professora do Espaço Inteligente (Fortaleza/CE)
Professora e sócia da Wish School (São Paulo/SP)
Deixe seu comentário