Aqui no blog LIV – Laboratório Inteligência de Vida constantemente falamos que a inteligência socioemocional é fundamental para o desenvolvimento completo dos alunos e, por isso, deve estar presente nas escolas. Mas também gostamos de ressaltar que não é só nas salas de aula que essa inteligência deve ser incentivada e desenvolvida. É necessário que pais e responsáveis de crianças e adolescentes levem esse tema para casa. E é sobre isso que vamos falar neste texto.
Criar um filho não é uma tarefa simples, e é natural que os pais façam escolhas baseados na educação que receberam de seus próprios pais. Segundo a Psicóloga e Consultora Pedagógica do LIV, Roberta Desnos, isso acontece porque ao olharem para o passado os adultos podem diagnosticar aspectos agradáveis e desagradáveis de seu processo educacional. Dessa forma, desejam replicar o que consideram bom e recusam o que acreditam ter sido uma experiência ruim.
Nesse processos de criação dos filhos é natural que os pais sintam dificuldades em algumas escolhas. Sejam escolhas de atitude ou de palavras. Por exemplo, em alguns momentos os pais esquecem de se colocar no lugar dos filhos para compreender a sua dor ou o seu questionamento. Em outros, podem esquecer que seus filhos têm gostos e preferências distintas das suas. Esses dois exemplos estão diretamente ligados à falta de empatia na relação entre eles. Para auxiliar nesse relacionamento e estimular essa habilidade, a educação socioemocional é uma grande aliada.
Para contribuir com esse estímulo, no LIV buscamos fortalecer o papel da família nesse desenvolvimento através de um trabalho que dialoga com pais, professores e alunos. Assim, os três formam a tríade necessária para a construção do indivíduo completo. Dessa forma, os pais participam de atividades em casa, onde podem falar mais sobre seus sentimentos, emoções, objetivos e escolhas – e isso em todas as faixas etárias.
Mas como fazer isso na prática? A lista a seguir, elaborada com a ajuda de Roberta Desnos, mostra como atitudes simples podem ajudar a estabelecer uma relação positiva entre crianças, adolescentes e seus responsáveis. Confira a seguir:
Gostou das recomendações? Compartilhe com outros pais, mães e pessoas responsáveis pelos cuidados de crianças e adolescentes!
E se quiser saber mais sobre a Inteligência Socioemocional e como os pais podem contribuir para o desenvolvimento pleno de seus filhos, acesse nosso site e entre em contato com o LIV.
Parabéns pelo trabalho e em especial a iniciativa na construção de adultos saudáveis!
Parabéns ao LIV, e a todos professores engajados na prática constante da educação Socioemocional nas escolas! Um futuro melhor, mais justo e equilibrado para todos nós! Obrigada
Tem como adquirir Fernanda? Meu filho tem liv na escola e está em um momento difícil. Então foi o dia que trouxe Fernanda para casa... na despedida foi emocionante o choro de emoção. Ele não é dessas coisas. Então queria uma Fernanda para ele.
Muito grata por existir pessoas como vocês que acreditam na educação para as emoções e por meio dessa uma transformação de pessoas para um mundo melhor, mais humano!! Forte abraço
Sou psicanalista e dei aulas em graduação, especialização e mestrado por 28 anos. Sempre me interessei por tornar o espaço da educação em algo transformador de almas, estimulador de curiosidades e de conhecimento de si e dos laços que nos unem... Hoje junto com uma parceira fundamos o CENSUH, Centro de Estudos da Subjetividade Huma a, com o objetivo de provocar reflexões, de debater diferenças, de respeitar ponto de vistas, de buscar a compreensão onde ela for mais fugidia.. Tenho certeza que em algum momento, entraremos em contato com vocês para traze-los para compartilhar essa linda experiência de vocês ... Parabéns pelo trabalho!!!
Muito legal esse auxilo que traz tambem reflexoes sobre nossa condução de atitudes em situações determinadas. Interessante enfatizar que não há certo nem errado o que contribui para diminuir a insistente culpa e questionamentos sobre ter que acertar.
Muito promissor essa forma de abordagem. Sou Roselaní, formada em Massoterapia medicina Chinesa,IARJ, Fisiterapeuta, FRASCE e recém formada em Psicologia,IBMR, em formação em Terapia Relacional Sistêmica. Parabéns, sucesso para LIV e seus membros. Att. Roselaní Souzà
boa tarde. Gostaria de participar do encontro com o Edgar Morin em Junho 2019 no Rio de Janeiro. Como faço a inscrição. Aguardo, obrigada, Mirian
Parabéns pelo texto enviado. Muito obrigada pela atenção . No momento , exerço a função de psicopedagoga clinica e foi através de mães de alunos que estudam em escola que aplicam o LIV , eu tive interesse em conhecer o material. As informações são as melhores possíveis .
Boa tarde! Como faço para comprar o kit liv pois a escola do meu filho está trabalhando com esse kit liv. Aguardo o retorno.
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey
Deixe seu comentário