Metodologia LIV

Nosso programa dedica momentos estruturados para cuidar do desenvolvimento socioemocional de toda a comunidade: alunos, famílias e equipe escolar.
Um olhar tríplice que ultrapassa os muros da escola
Educação Infantil

Um universo novo, repleto de emoções

Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecer e nomear as emoções básicas:

medo;
alegria;
tristeza;
raiva;
e o amor, essencial nos vínculos afetivos e na construção subjetiva.

Por meio de recursos engajadores como músicas, histórias e personagens exclusivos, as crianças identificam as emoções nas situações comuns do seu dia a dia.

"O LIV me ajuda quando eu estou com raiva — eu descanso, me acalmo e penso."
Sofia, aluna LIV
Ensino Fundamental
Anos Iniciais

Com o LIV, a inteligência emocional ganha vida

Do 1º ao 3º ano, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman. Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria:

autoconhecimento;
autorregulação;
empatia;
relacionamento.

Nos 4º e 5º anos iniciamos uma aventura intergaláctica! Com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo. Apostamos na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.

"Passamos a ter um espaço seguro de fala e o LIV melhorou o clima da minha escola."
Maria Teresa, gestora de escola LIV
Ensino Fundamental
Anos Finais

Séries exclusivas que se conectam com a vida dos alunos

Nesta fase, os estudantes experimentam um momento de muitas transformações: a adolescência.

Por meio de projetos, dinâmicas e séries audiovisuais buscamos uma conexão com as vivências dos alunos, ajudando-os a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades socioemocionais, tais como:

pensamento crítico;
perseverança;
proatividade;
colaboração;
comunicação;
criatividade.
"O LIV é adequado para a linguagem de cada faixa etária. Por exemplo, o que os jovens falam está nas séries audiovisuais do LIV. Para nós, é um diferencial."
Nazareno Oliveira, gestor de escola LIV

O Projeto de Vida auxilia nos desafios atuais e futuros

Alinhado com o Novo Ensino Médio, o LIV estrutura o Projeto de Vida do aluno! Muito além de traçar metas, ele envolve sonhos, cobranças, oportunidades, reconhecimento de limites, potências e expectativas de si e dos outros. Este segmento é organizado em três blocos temáticos, um para cada série:

Como eu estou? (Autoconhecimento e protagonismo);
O que me move? (Influência de temáticas atuais nas escolhas pessoais);
Para onde vou? (Como traçar futuros possíveis para si e para o mundo).

Por meio de recursos audiovisuais exclusivos, textos e dinâmicas coletivas e individuais, contemplamos os quatro eixos estruturantes exigidos pela BNCC no Novo Ensino Médio:

Investigação científica;
Processos criativos;
Mediação e intervenção sociocultural;
Empreendedorismo;
e adicionamos o eixo Emocional da nossa metodologia.
Eu quero ir muito longe este ano e sinto que o LIV é onde eu tomo fôlego pra continuar.
Pedro, aluno do LIV