[Ebook gratuito] O que é o Growth Mindset e como trabalhar o tema na educação

1 de novembro de 2018

Você já ouviu falar em growth mindset ou mentalidade de crescimento, na tradução em português? Esse termo diz respeito a uma teoria sobre o que é inteligência, sobre o que influencia nossa inteligência e sobre como os adultos podem ajudar a desenvolvê-la em crianças e jovens.

O tema ficou conhecido mundialmente após o lançamento do livro Mindset, criado com base em estudos de áreas como psicologia e educação escrito pela teórica Carol Dweck. Em sua teoria, ela mostra que existem dois tipos de mentalidade: o Mindset Fixo e o Growth Mindset, que dizem respeito a maneira com a qual cada indivíduo lida positiva ou negativamente com um fato.

De acordo com essa teoria, uma pessoa com Growth Mindset é aquela que busca se desenvolver constantemente, sempre enfrentando desafios que tragam novos aprendizados ao longo de toda a vida, não apenas na fase escolar. Já a pessoa de Mindset Fixo é aquela que tem medo de ter seus conhecimentos questionados e não enxerga valor na aprendizagem constante, pois acha que já tem conhecimento ou domínio suficiente sobre algum tema.

Quando aplicada ao contexto da educação, a teoria do Mindset chega para auxiliar os adultos a incentivarem mecanismos que podem ajudar crianças e jovens a desenvolver uma mentalidade de crescimento, mecanismos esses que podem impactar positivamente no desempenho social, emocional e cognitivo dos estudantes.

Nesse sentido, a teoria mostra que uma simples frase dita a um estudante pode impactar na maneira como ele vai reagir a alguma situação e como vai lidar com os sentimentos que essa situação lhe causou. Por exemplo, quando uma criança perde em alguma competição, em geral o adulto tenta consolá-la dizendo “para mim, você é a melhor”. Contudo, esse comentário não contribui para que a criança busque se desenvolver mais. A mesma coisa acontece quando um aluno tira uma nota boa em uma prova e o adulto diz “você é muito inteligente”, pois dá a entender que a criança nasceu inteligente e que estudar para a prova não teve influência na nota.

Essas e outras situações mostram o quanto é necessário pensar nas palavras e atitudes antes de colocá-las para outras pessoas, especialmente crianças e adolescentes. E se você quer entender por que isso é importante, clique na imagem abaixo e faça o download do nosso e-book gratuito “Growth Mindset: o que é e como colocar em prática”. Nele, você irá conferir outros exemplos práticos de como colocar essa teoria em prática na escola ou em casa.

growth mindset

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *