Sentimentos e emoções na escola: como o Colégio Darwin inova na educação

12 de novembro de 2018

Trabalhar a inteligência emocional de alunos dentro do ambiente escolar é necessário para construir um indivíduo completo. Porém, isso só é possível a partir da contribuição de todos os envolvidos nesse processo educacional. Para isso, é fundamental que a grade curricular e de atividades extracurriculares esteja sempre em coerência com esse objetivo. Um dos colégios que inovou nesse sentido é o Centro Educacional Charles Darwin, de Vilha Velha, no Espírito Santo. A escola decidiu levar o desenvolvimento social e emocional para as salas de aula por meio de uma parceria com o LIV – Laboratório Inteligência de Vida, currículo de educação socioemocional que estimula o trabalho de sentimentos e emoções na escola.

Edneia Aparecida do Nascimento, gestora do Centro Educacional Charles Darwin, esteve presente no Congresso Socioemocional LIV 2018 para contar essa experiência a um grupo de mais de 600 convidados e pode mostrar como as aulas que desenvolvem a inteligência emocional e as habilidades socioemocionais beneficiaram os estudantes e suas família.

Durante sua fala, ela mostrou ainda como o Colégio está compromissado com a valorização dos seus profissionais, com o pensamento inovador e com a educação baseada nos valores humanos. Essa última característica, por sua vez, está diretamente ligada à adoção do LIV na instituição de ensino. Para a gestora, acreditar e adotar a proposta, além de colocá-la em prática, faz com que a escola consiga envolver toda a comunidade no trabalho das habilidades socioemocionais e ainda melhorar as relações interpessoais naquele ambiente.

No Centro Educacional Charles Darwin, os educadores utilizam uma conjunto de materiais oferecidos pelo LIV para auxiliar no desenvolvimento emocional de crianças e jovens, como músicas, séries em vídeo e livros exclusivos e adequados para cada faixa etária, além de contar com um material pedagógico rico e embasado em renomados estudos e teorias da educação e psicologia.

Além das alternativas que os materiais do LIV oferecem, Edneia conta que o Centro Educacional Charles Darwin também trabalha com propostas alternativas para estimular o diálogo de sentimentos e emoções na escola. Essas propostas você poderá conferir com exclusividade no vídeo abaixo, no qual ela narra essa experiência que está levando a escola rumo à inovação no campo da educação.

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *