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A professora recebe um pai e seu filho após a campanha de matrícula escolar.

Campanha de matrícula escolar: saiba como destacar a sua escola

A campanha de matrícula escolar é um momento crucial para as instituições de ensino: é quando elas se apresentam ao mundo e, ao mesmo tempo, escutam o que famílias e alunos esperam.

Nesse momento, para que a escola se destaque, pode ser necessário muito mais do que divulgar resultados acadêmicos. Isso porque, felizmente, tem sido cada vez maior  a procura dos pais e responsáveis por conexão e por uma escola que acolha e ajude seus filhos a se desenvolverem integralmente. 

Para isso, é interessante destacar diferenciais e inovações na educação, como a realização de programas socioemocionais nas escolas. Entenda mais sobre este assunto no texto que preparamos hoje!

Como fazer uma boa campanha de matrícula escolar?

Não existe uma fórmula única para criar uma campanha de matrícula escolar, mas há um ponto de partida essencial: entender o que as famílias realmente buscam na escola. Nos últimos anos, houve uma mudança significativa nas expectativas de pais e mães em relação à escola.

Conforme a pesquisa publicada pelas Escolas Exponenciais, 82% dos pais consideram que o principal diferencial de uma escola é o cuidado e atenção pessoal com seus filhos. 

Esse número é cerca de três vezes maior do que o percentual de famílias que escolhem o colégio pela qualidade do ensino de inglês (26%), por exemplo. Além disso, a pesquisa destacou outros aspectos cada vez mais valorizados pelas famílias, como:

  • excelente educação de valores morais e éticos (80%);
  • relacionamento próximo e participativo com pais e alunos (72%);
  • e excelente educação de habilidades socioemocionais (55%).

Esses dados revelam que, para muitas famílias, a qualidade do ensino vai além do conteúdo acadêmico; ela está profundamente ligada à forma como a escola se relaciona com os alunos e suas famílias.

O que as famílias buscam na escola?

Mais do que provas e boletins, os pais querem saber como a escola ajuda a preparar as crianças para lidar com frustrações, inseguranças, conflitos e mudanças, desenvolvendo empatia e consciência nas decisões ao longo do crescimento.

É nesse contexto que ter um programa de educação socioemocional se torna um grande diferencial. A campanha de matrícula escolar pode valorizar isso e mostrar como seu colégio constrói um ambiente onde os alunos desenvolvem habilidades essenciais para a vida, como o autoconhecimento, pensamento crítico e a capacidade de lidar com desafios.

Na prática, isso significa que as escolas precisam cultivar uma cultura de acolhimento e escuta ativa, onde cada aluno se sinta valorizado e compreendido. Como destaca Mônica, mãe de aluna do programa LIV:

Uma escola que escolhe ter isso dentro do currículo também assume uma postura coerente com essa escolha: na forma como lida com os conflitos, como fala com as crianças, como se posiciona… E isso, pra mim, é o mais importante. Foi uma das coisas que me fez permanecer na escola — porque, em determinado momento, eu pensei em sair. Essa mudança fez toda a diferença”.

Educação socioemocional como destaque nas campanhas de matrícula

Quando os responsáveis percebem que a escola oferece espaços consistentes para o desenvolvimento emocional, isso reforça a ideia de que estão escolhendo um lugar preparado para uma formação integral. 

O programa socioemocional do LIV nasceu justamente com esse propósito: apoiar escolas em todo o Brasil na construção de uma educação que sente, escuta e transforma.

Mais de 800 escolas em todo o Brasil já contam com o LIV, o programa que convida educadores, alunos e famílias a refletirem juntos e construírem, de forma coletiva, a educação socioemocional. E os benefícios disso são percebidos no dia a dia, na postura dos alunos, na segurança das famílias e no engajamento da equipe escolar.

  • Educação centrada no aluno: o LIV promove uma abordagem que considera a história, o projeto de vida e as emoções de cada estudante. Nos encontros semanais, os alunos desenvolvem protagonismo, autoconhecimento e pertencimento.
  • Consultoria pedagógica alinhada à sua escola: a equipe do LIV procura sempre compreender e construir junto com a gestão escolar um plano adaptado à sua realidade. O apoio envolve toda a comunidade de coordenadores e professores.
  • Materiais para toda a comunidade: o programa oferece livros, jogos, mascotes e séries audiovisuais como recursos de suas aulas, proporcionando engajamento dos alunos e uma aprendizagem cada vez mais significativa — da Educação Infantil ao Ensino Médio. Os recursos dialogam com diferentes faixas etárias e fortalecem a conexão entre escola, alunos e famílias.

A professora Carolina, que também é mãe de aluno LIV, tem experimentado as mudanças por meio desse método pedagógico:

“Eu penso que todas as escolas tinham que ter o LIV como um componente curricular tão importante quanto a matemática e a língua portuguesa. Faz muita diferença na vivência das crianças.”

Se você quer fortalecer a sua campanha de matrícula escolar com um olhar estratégico, assista a nossa LIVE “Impulsione sua Campanha de Matrículas” e entenda o que as famílias têm buscado e como se diferenciar nisso.

É um conteúdo pensado especialmente para gestores escolares que desejam aprofundar essa conversa e construir campanhas mais eficazes. Inscreva-se agora para assistir gratuitamente!

Referências usadas:




O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.