Desde sua criação, o LIV busca fortalecimento da participação da família junto à escola para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Por isso, ao longo dos últimos anos pode estreitar os laços com pais, mães e responsáveis, e entender melhor seus questionamentos e demandas.
Foi a partir dessa escuta atenta que surgiu a necessidade de criar um material para que as escolas pudessem ampliar os laços com esse grupo, nascendo assim o LIV em Família. “A gente vem de uma geração em que as emoções não foram olhadas, eram secundárias. Hoje temos isso como algo primordial, seja no trabalho ou nas nossas relações fora dele. Os sentimentos, as emoções e as habilidades socioemocionais estão sendo reconhecidos como algo fundamental para olhar e cuidar, para termos uma vida mais saudável. É um pedido dos profissionais e das famílias que a gente olhe para isso”, destaca Renata Ishida, coordenadora de conteúdo pedagógico do LIV.
O material enviado para as escolas contém apostilas e recursos audiovisuais, criados com diversos parceiros, que servirão de apoio para a condução de uma série de encontros com as famílias. Os temas escolhidos foram selecionados a partir de uma pesquisa conduzida pelo LIV com mais de 1.700 famílias .
Para a professora Luísa Mendes, do Colégio Saint John, no Rio de Janeiro, o acesso a esse material será um auxílio para sua atuação profissional:
“Ter acesso ao conteúdo do LIV + vai permitir que eu tenha conhecimento tanto no meu embasamento teórico quanto na minha experiência prática e vivência pessoal. O professor de LIV precisa ser sensibilizado pela teoria antes de trabalhar com as turmas. Ser tutora do LIV + vai me acrescentar nesse sentido para eu estender esse trabalho aos alunos, à equipe de professores e aos responsáveis.”
Deixe seu comentário