E-BOOK: Qual escola você quer para a sua família?

NOVO E-BOOK – Escola que sente: qual escola você quer para a sua família?

12 de janeiro de 2021

Publicação on-line e gratuita para ajudar pais, mães e responsáveis a pensarem sobre a educação escolar de seus filhos e filhas. Baixe e saiba mais sobre o papel da escola, a importância da educação socioemocional e do acolhimento. Confira também recomendações do que levar em conta quando for escolher uma instituição de ensino.

***

Se você é responsável por uma criança ou um adolescente em época escolar, provavelmente já percebeu que as escolas não podem mais se dedicar apenas por ensinar os conteúdos tradicionais. As novas tecnologias e o aumento da velocidade nas mudanças sociais e econômicas impõem novos paradigmas a todos, especialmente às futuras gerações.

Por muito tempo, porém, a escola se reservou a ensinar disciplinas curriculares, como matemática, linguagens e ciências, sem atentar para os aspectos sociais e emocionais envolvidos no aprendizado. Dessa forma, dezenas de gerações de estudantes passaram boa parte de suas vidas sem ter a chance de refletir criticamente sobre o que aprendiam e sem poder falar sobre si, sobre a interação com as demais pessoas e sobre como esses aspectos podem influenciar o mundo ao seu redor.

Felizmente, esse cenário tem mudado e, atualmente, instituições de ensino inovadoras vêm oferecendo uma proposta integral de educação, que contempla, sim, os conteúdos tradicionais, mas também investe intencionalmente em habilidades para a vida, permitindo a formação de jovens mais críticos, empáticos, responsáveis, criativos, perseverantes e colaborativos.

E para debater essas e outras questões relacionadas à educação no cenário contemporâneo, criamos um e-book gratuito voltado especialmente para famílias. Na publicação você irá conhecer melhor o conceito de educação integral e entender por que a vida escolar é importante para a promoção dessas habilidades nos indivíduos e na sociedade. Também falamos sobre a importância do acolhimento no ambiente escolar e você poderá ver exemplos de como isso se dá na prática. 

Além disso, o material também traz indicações de atividades, leituras e vídeos para famílias que desejam se aprofundar nessas questões e incentivar em seus lares o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK

Conheça os 6 capítulos do e-book “Escola que sente: qual escola você quer para a sua família?”

Anualmente, o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) produz uma série de e-books (publicações digitais) com o objetivo de falar sobre educação, cuidado e habilidades socioemocionais em diferentes contextos. 

São conteúdos voltados para quem atua no contexto escolar, como professores, gestores, psicólogos e coordenadores, e também voltados para os alunos e suas  . Nosso objetivo com esses conteúdos é oferecer mais insumos para que as pessoas possam conhecer esse tema socioemocional que, embora tenha surgido com força na educação na última década, ainda não é amplamente debatido e divulgado.

No e-book “Escola que sente: qual escola você quer para a sua família?”, o objetivo é ajudar pais, mães e responsáveis a pensarem sobre o que desejam para a educação de seus filhos e filhas. Nessa perspectiva, não almejamos encerrar o tema nesta publicação, mas sim abrir novas possibilidades de reflexão a respeito dessas questões.

Confira a seguir um resumo de cada capítulo do e-book: 

  • 1. Por que a escola é importante? 

Neste capítulo de abertura, debatemos o papel da escola como instituição em nossa sociedade, como esse papel tem mudado ao longo dos anos e o que, atualmente, vem sendo considerado imprescindível para uma boa educação.

  • 2. O que significa acolher os sentimentos

No LIV, falamos muito sobre acolher sentimentos, mas você sabe o que isso significa? Neste capítulo, esclarecemos essa questão e mostramos, através de exemplos, o que significa ouvir as emoções e os sentimentos.

  • 3. Desenvolvimento socioemocional na prática

Para exemplificar os pontos abordados nos capítulos anteriores, criamos um capítulo com exemplos de como a educação socioemocional acontece junto às escolas. Você poderá conhecer exemplos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

  • 4. O desafio de escolher uma boa escola

Todos os anos, muitas famílias se debruçam sobre a difícil missão de selecionar uma instituição de ensino para matricular seus filhos e filhas. Pensando nessa tarefa, criamos uma lista com pontos importantes que devem ser levados em conta nessa escolha. 

  • 5. Falando sobre sentimentos em família

Neste capítulo, levantamos questões que os responsáveis podem ter em mente para ampliar o olhar sobre os aspectos sociais e emocionais de uma criança ou um adolescente.

  • 6. Referências para ler e assistir

Para finalizar a publicação, indicamos outros conteúdos de leitura e também referências em vídeo para quem busca deseja se aprofundar mais no tema da educação socioemocional, ampliar os horizontes ou conversar sobre isso em família.

 CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK

 

Assine nossa news

Publicação on-line e gratuita para ajudar pais, mães e responsáveis a pensarem sobre a educação escolar de seus filhos e filhas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *