8 livros e dicas sobre sentimentos e educação socioemocional

8 livros e dicas sobre sentimentos e educação socioemocional

12 de janeiro de 2021

Confira indicações de publicações de autores nacionais e internacionais, além de vídeos e textos on-line que falam sobre essas temáticas!

***

Neste post, você vai conhecer alguns livros e conteúdos on-line que indicamos quando o assunto é educação socioemocional e sentimentos. Para esta lista, nós optamos por publicações não acadêmicas, de forma a abranger quem está buscando referências para começar no tema.

A seleção inclui publicações já consideradas clássicas, bem como lançamentos mais recentes. Além disso, optamos por autores com abordagens variadas, pois, sobretudo, acreditamos na pluralidade de vozes e pensamos que o conhecimento se constrói no coletivo.

Confira a seguir e compartilhe as indicações em suas redes sociais com a hashtag #SentimentosAproximam.

Livros para todos

 

  • Inteligência emocional, Daniel Goleman

Iniciamos a lista com esse livro por ser uma referência bastante citada para quem está começando a ler sobre inteligência emocional. Daniel Goleman foi um dos precursores a falar do tema e aborda questões como o conhecimento e a gestão das próprias emoções, automotivação, empatia e relações interpessoais.  

Em 2020, contamos com a participação do autor na segunda edição de nosso Congresso LIV Virtual e pudemos conhecer ainda mais sobre sua abordagem e visão a respeito da inteligência emocional. O livro é permeado de relatos de escolas e análises de pesquisas, e foi uma das obras que ajudaram a ampliar o debate na sociedade em torno desse conceito.

  • Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol Dweck

Esse é outro livro constantemente indicado para quem está começando a ler sobre questões como motivação, garra e mentalidade de crescimento. O termo é usado pela autora para se referir a um tipo de atitude mental relacionada a como encaramos a vida – e que, em inglês, é chamado de growth mindset. Segundo a pesquisadora, o mindset não é um mero traço de personalidade, mas um fator decisivo que pauta as escolhas na vida pessoal, escolar e profissional de todos. Se você quiser se aprofundar mais sobre essa questão, além do livro, nós indicamos um e-book gratuito que fizemos sobre o conceito. Clique aqui para baixar.

  • O palhaço e o psicanalista, Christian Dunker e Cláudio Thebas

Se de médico e louco todo mundo tem um pouco, de psicanalista e palhaço todo mundo tem um pedaço. Christian Dunker (psicanalista) e Cláudio Thebas (palhaço) abordam nesse livro, com bom humor e profundidade, um tema comum para ambos os ofícios: escutar os outros e escutar a si mesmo. Tanto Dunker quanto Thebas estiveram conosco em edições passadas do Congresso LIV, oportunidades nas quais abordaram questões como empatia e saber ouvir.

Para ter um gostinho dessa temática, recomendamos (além do livro, é claro) dois vídeos: o primeiro traz uma entrevista sobre A Arte da Escuta, com Cláudio Thebas. O segundo mostra um debate entre Christian Dunker e a psicóloga Rosely Sayão sobre o tema da saúde mental. 

  • Por que amamos: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor, Renato Noguera

Por que amamos? O que está por trás desse sentimento que, segundo dizem, move montanhas? Nesse livro, também lançado em 2020, o filósofo Renato Noguera debruça-se sobre a filosofia, a ancestralidade, mitos africanos, indígenas, orientais, ocidentais e sobre a biologia para refletir sobre os diferentes significados do amor. 

Em 2020, aliás, nós contamos com a participação do filósofo na primeira edição do Congresso LIV Virtual. Em uma das mesas de debate do evento, Noguera, juntamente com Cláudio Thebas e a atriz Ingrid Guimarães, falou sobre o tema do cancelamento virtual. Clique abaixo para assistir ao debate:

Livros para famílias

 

  • Entre pais e filhos, Haim Ginott 

Indicado pelo pediatra Daniel Becker em uma live no Instagram do LIV, este livro oferece sugestões para lidar com situações do dia a dia e problemas psicológicos enfrentados especialmente por mães e pais. Em cada capítulo, o autor apresenta uma narrativa que ajuda a ilustrar princípios básicos da comunicação pautada em respeito mútuo e dignidade. Aborda também temas como empatia e disciplina, apresentando técnicas que incentivam o diálogo. 

  • Por que gritamos?, Elisama Santos 

Conhecemos mais de perto o trabalho dessa autora brasileira no início de 2020, quando ela palestrou em uma formação para tutores promovida pelo LIV. Na publicação, Elisama compartilha com leitores e leitoras sua caminhada como mãe e educadora parental em busca de uma educação pautada no diálogo. Longe de romantizar a relação entre pais e filhos, mostra que respeitar é diferente de ser permissivo. Elisama também questiona temas como os sentimentos escondidos atrás dos gritos, fazendo as pazes consigo mesmo e criando filhos emocionalmente saudáveis.

Livros para educadores

 

  • Jardim de infância para a vida toda: Por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos, Mitchel Resnick

Mitchel Resnick é conhecido no campo da educação por dirigir o grupo Lifelong Kindergarten, do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. E é exatamente esse conceito de jardim de infância para a vida toda que ele aborda nessa publicação lançada em 2020, na qual ele reflete sobre os projetos realizados no grupo do MIT e sobre as novas tecnologias e estratégias para envolver crianças e jovens em aprendizagem criativa. Ao longo do livro, o autor conta como crianças estão programando seus próprios jogos, histórias e invenções ao envolvê-las na criação de projetos desenvolvidos a partir de suas paixões, em um ambiente lúdico e colaborativo, no qual é possível prepará-las para um mundo onde o pensamento criativo é mais importante do que nunca.

BATE-PAPO SOBRE CRIATIVIDADE – CONGRESSO LIV VIRTUAL
ENTREVISTA INTERNACIONAL: ÓCIO CRIATIVO – CONGRESSO LIV VIRTUAL

  • Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire

Esse já é um clássico, mas não poderíamos deixar de citá-lo. Se você trabalha ou acompanha o setor de educação e ainda não leu esse livro, coloque-o no topo da lista. Na publicação, Paulo Freire discorre, em três capítulos, sobre questões como docência e práticas educativas – uma abordagem publicada em 1996, mas que até hoje soa atual e necessária, como você pode notar a partir de uma das principais citações do autor, e que aparece no livro: 

“O que importa, na formação docente, não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superada pela segurança, do medo que, ao ser ‘educado’, vai gerando a coragem.”

 

A importância da leitura para o desenvolvimento socioemocional

Já falamos aqui no blog que os livros são excelentes aliados para ajudar crianças e adolescentes (além de adultos, é claro) a explorar mais suas emoções e sentimentos. Mas você já parou para pensar no desafio que é criar uma obra literária cativante com essa temática? 

No Laboratório Inteligência de Vida (LIV), por exemplo, essa é uma preocupação constante, pois o currículo socioemocional para escolas conta com livros paradidáticos exclusivos que permeiam as atividades de turmas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

E para contar como essa produção é criada junto com autores renomados e nosso time pedagógico, escrevemos um post exclusivo. Clique aqui e confira todos os detalhes.

 

Assine nossa news

Confira indicações de publicações de autores nacionais e internacionais, além de vídeos e textos on-line que falam sobre essas temáticas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *