Reunimos uma seleção de materiais para você se aprofundar no tema. Clique para se cadastrar e receba o conteúdo completo!
***
De que se trata o ensino híbrido? Como ele funciona na prática? De que modo essa abordagem pode impactar as escolas na fase de retorno às atividades presenciais? Como a educação socioemocional se dá nesse contexto?
Perguntas como essas se tornaram frequentes entre educadores nos últimos meses, mas não têm uma única resposta. Com as mudanças impostas pelo prolongamento da pandemia, o ensino híbrido passou a ser temática de estudo entre os educadores e, para a grande maioria, uma novidade desafiadora.
Adequar-se a esse cenário passou a ser imperativo. No programa LIV, por exemplo, realizamos uma série de ações voltadas à compreensão dessa abordagem de ensino. Está sendo um momento de aprendizado, tanto para a equipe pedagógica, que mergulhou nas referências mais atualizadas sobre o tema para criar materiais que atendam à demanda das escolas, quanto para os educadores que puderam acompanhar as ações de formação oferecidas em parceria com convidados especiais.
Uma parte dessas reflexões nós organizamos em um formato de kit digital, que inclui uma seleção de materiais de leitura e audiovisual sobre o ensino híbrido e o impacto das mudanças sociais e tecnológicas na educação. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!
Ao todo, são quatro conteúdos exclusivos do LIV 🙂 Ao baixar o kit, você terá acesso às seguintes publicações:
Essa publicação digital é dividida em seis capítulos. Nos capítulos 1 e 2, o leitor descobre mais sobre o que é o ensino híbrido na perspectiva dos especialistas no tema e pode compreender como ele afeta as propostas de educação socioemocional, como o programa LIV.
Em seguida, a publicação traz uma entrevista com Adolfo Tanzi Neto, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos autores do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, considerado uma referência sobre o tema entre educadores.
Os capítulos finais falam sobre como as escolas podem engajar estudantes e suas famílias, além de oferecer sugestões de atividades e ferramentas para colocar em prática alguns dos conceitos debatidos ao longo da publicação.
Após participar de uma formação on-line oferecida pelo programa LIV às escolas parceiras, a doutora em psicologia escolar e desenvolvimento humano Lilian Bacich concedeu uma entrevista exclusiva para nosso blog. Na ocasião, falou sobre como “a educação socioemocional pode ser um fio condutor” no ensino híbrido para desenvolver a colaboração, a empatia, a responsabilidade entre os alunos. Ao baixar o kit, você pode ver a entrevista em primeira mão!
Neste artigo inédito, propomos questionamentos que provocam reflexões sobre o nosso intenso mergulho no cenário digital, especialmente neste período marcado pelo afastamento social. Falamos sobre as mudanças de hábitos nos últimos anos, o grande potencial das tecnologias digitais, e temas como conexão e conectividade, expandindo esses questionamentos para o contexto da educação socioemocional.
Para concluir, completamos o material com uma entrevista gravada em áudio com Ana Carolina Medeiros, professora e coordenadora pedagógica do LIV. Na conversa, ela fez reflexões sobre a abordagem socioemocional no contexto do ensino híbrido, dando exemplos de como ela pode funcionar na prática. Bom para escutar enquanto seus olhos dão um descanso das telas 😉
***
***
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey
Deixe seu comentário