Ensino Médio

Ao entrar no Ensino Médio, o adolescente é convidado pela sociedade a tomar decisões pessoais e profissionais, gerando uma enorme ansiedade e em alguns casos, trazendo uma série de angústias. A educação passa a ser uma oportunidade central para prepará-lo para essa etapa, transformando todo o seu potencial em possibilidades. Nesse sentido, ajudamos os alunos a buscar informações, a refletir e a trocar ideias com o grupo, repensando tanto as suas escolhas pessoais em um processo de autoconhecimento, quanto as possíveis escolhas profissionais, tornando o processo de decisão mais consciente. O material do LIV para esse segmento se baseia nas principais referências internacionais na área, como o relatório Jaques Delors, organizado pela Unesco, sobre adolescência e educação, que incentiva a colocação da pessoa no centro de seu próprio processo de desenvolvimento. Com isso, o LIV traça o objetivo de ajudar o jovem na compreensão de que ele é responsável por suas escolhas; que toda escolha tem consequências; e que mesmo a não escolha é também uma escolha.

Conheça
nosso material

No primeiro ano, “Como eu estou?” tem como base teórica a mentalidade de crescimento, desenvolvida por Carol Dweck. Partimos da premissa que somos seres em constante transformação. Nos temas trabalhados ao longo do ano, estimulamos a reflexão acerca das inevitáveis mudanças e quais as possibilidades de protagonismo em cada uma dessas esferas.

No segundo ano, com “O que me move?”, os alunos são provocados a pensar sobre como são feitas as escolhas pessoais e profissionais da nossa vida. Já no terceiro ano, a grande questão é “Para onde vou?”. Nesse projeto, percorremos todas as temáticas por meio de uma dupla abordagem – individual e coletiva – garantindo, assim, um aprofundamento reflexivo sobre os processos atuais e futuros de cada um, bem como uma despedida acolhedora do grupo. O material ainda oferece instrumentos práticos e acessíveis para os momentos de urgências próprios dessa época da vida, como técnicas de gestão de tempo e estratégias de manejo de ansiedade.

No Ensino Médio trabalhamos com 3 eixos norteadores: "Como eu estou?", "O que me move?" e "Para onde vou?".