
01/07/2025
Saiba mais sobre a 6ª edição do Congresso Socioemocional LIV
Em 2025, o LIV celebra 10 anos com o retorno de um dos eventos mais aguardados da educação brasileira: o Congresso Socioemocional, considerado o maior da América Latina. Mais do que um evento, foi um convite à escuta, ao diálogo e à construção coletiva de caminhos possíveis para a educação socioemocional nas escolas e na sociedade.
Nos próximos tópicos, falaremos um pouco sobre o que aconteceu nessa edição especial. Além disso, relembraremos os pontos altos das edições anteriores. Confira!
Congresso Socioemocional 2025: conexões que transformam
Em 2025, ao celebrar uma década de história, o LIV seguiu com o mesmo propósito: criar espaços que inspiram e acolhem — sem fórmulas prontas, mas com muitas perguntas e possibilidades.
O Congresso é mais do que um evento sobre educação socioemocional. Ele é um tempo e um espaço de escuta entre quem educa, quem sente, quem acredita que a escola pode — e deve — ser um território de afeto, potência e pluralidade. Um lugar no qual as diferenças não nos separam, mas nos enriquecem.
No dia 21 de maio, no espaço Vivo Rio, no Rio de Janeiro, o Congresso retornou em uma edição especial — com grandes nomes como Jonathan Haidt, autor do sucesso mundial “A Geração Ansiosa”, Mia Couto, Daniel Becker, entre outras personalidades da Psicologia, Educação, Cultura e Esporte.
Ao longo de um dia inteiro, o público se debruçou sobre temas urgentes e sensíveis:
- Juventude, mundo digital e saúde mental;
- Como a escuta e o afeto podem incentivar a aprendizagem e conexão nas escolas;
- O esporte como uma ferramenta para incentivar a convivência e desenvolver habilidades para a vida;
- Como podemos trazer de volta a infância do brincar e construir uma relação mais saudável com as telas.
Com abertura do Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, e participação especial de Zezé Motta, esta edição foi marcada por experiências imersivas e debates transformadores.
Em um mundo que muitas vezes nos empurra para respostas rápidas, o LIV propôs algo raro: o tempo da escuta. Por isso, o Congresso Socioemocional foi, também, um presente para quem acredita em uma educação feita com gente e para gente. Um respiro.
Em vez de respostas fechadas, o Congresso propôs o exercício coletivo da dúvida:
- Como acolher e se responsabilizar pelos desafios do nosso tempo com coragem?
- O que fazer para equilibrar limites e liberdade?
- Qual é a melhor maneira de promover saúde emocional em um mundo acelerado?
Uma história de afeto, reflexão e encontros marcantes
Desde sua primeira edição, o Congresso Socioemocional LIV tem se firmado como um espaço seguro e necessário para ampliar visões e conectar pessoas comprometidas com o presente e o futuro da educação.
Se você já participou de uma das edições anteriores, talvez se lembre do burburinho nos corredores, das conversas que continuavam mesmo após os aplausos e da sensação de pertencimento.
Em cada edição, o congresso provoca algo que ultrapassa os conteúdos apresentados. Ele cria vínculos — e isso é o que move a educação. Ao longo dos anos, o evento reuniu grandes nomes do pensamento contemporâneo:
- Em 2018, recebeu Howard Gardner, professor de Harvard e criador da teoria das inteligências múltiplas, em um evento que marcou o debate sobre habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular.
- Já em 2019, a terceira edição contou com pensadores como Edgar Morin, Lucia Rabello de Castro, Marcos Piangers, Rosely Sayão, Christian Dunker e George Couros. Foram dias de intensa troca sobre infância, juventude, escuta ativa, inovação, família e saúde mental na escola.
Confira tudo o que rolou na 6° edição do Congresso Socioemocional LIV:
A volta do maior congresso socioemocional da América Latina foi um daqueles momentos que a gente vai guardar na memória.
Foi um dia de muita troca, escuta e reflexões profundas sobre temas que fazem parte do nosso dia a dia — nas escolas, nas famílias, nos relacionamentos e na forma como vivemos em sociedade.
Falamos sobre saúde mental, uso de tecnologia por crianças e adolescentes, escuta ativa, limites, construção de vínculos e tantos outros assuntos que exigem da gente uma atenção especial.
Tudo isso com a contribuição de grandes nomes da educação, da psicologia, do esporte e da cultura, que trouxeram olhares diversos e complementares para os desafios da nossa sociedade.
Quer receber conteúdos exclusivos do Congresso LIV? Clique no aqui e tenha acesso a e-books, cortes das palestras, artigos no blog, indicações de leitura e muitos outros materiais para aprofundar as discussões que surgiram por lá.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.