Garantir uma educação de qualidade a partir da compreensão dos sentimentos e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais tem sido um dos principais objetivos do Centro Educacional Aprender Pensando (CEAP), escola da cidade de Balsas, no Maranhão. Desde que iniciou a parceria com o LIV – Laboratório Inteligência de Vida, o CEAP vem ajudando seus alunos a desenvolverem competências imprescindíveis para uma educação de qualidade: colaboração, comunicação, pensamento crítico, proatividade, criatividade e perseverança.
A convite do LIV, as educadoras Rosmari Rovani Queiroz e Tamires Ferreira Nunes, representantes da instituição, palestraram no Congresso Socioemocional LIV 2018 para contar como o programa foi aplicado na grade curricular e como funcionou na prática. Você pode conferir esse relato completo em vídeo ao final deste texto!
Segundo Rosmari, diretora do colégio, quando foi apresentada ao LIV pensou inicialmente no desafio de oferecer uma educação de qualidade no colégio e administrar o programa dentro da grade curricular. Atualmente o LIV é aplicado nas escolas por meio de uma aula semanal, na qual os estudantes seguem um programa que estimula sua inteligência emocional. Para que pudesse entender como o programa funcionaria na prática, a escola optou por incluir o LIV no ensino fundamental, com turmas de 4º a 9º anos.
Depois de ver a eficiência de todo o trabalho realizado nessas séries, assim como o impacto causado na vida dos alunos, o CEAP decidiu estender o programa de habilidades socioemocionais para o ensino médio, onde as turmas são incentivadas a debater sobre escolhas pessoais e profissionais e também sobre protagonismo, temas essenciais para alunos dessa faixa etária.
Inspirados pelas aulas de LIV, os educadores do CEAP passaram a incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em outras atividades escolares. Uma delas foi o projeto “Crianças do Bem: de mãos dadas podemos fazer um mundo melhor”, que incentivou a colaboração e movimentou toda a escola para arrecadação de itens de doação para moradores que vivem na área do aterro sanitário da cidade.
Você pode conferir mais sobre esse projeto inspirador no vídeo a seguir!
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey
Deixe seu comentário