Fernanda Montenegro dá voz aos sentimentos da escola em vídeo intitulado “Escola que sente”, homenagem do LIV para todos os educadores do Brasil. O filme se apresenta como uma homenagem, em forma de poesia, a todas as escolas e educadores do Brasil, personificando a instituição e refletindo sobre seus sentimentos e sobre como as pessoas e relações a formam. A escola é (ou deveria ser) presente na vida de todos e, mais do que nunca, foi possível perceber como a nossa sociedade se organiza a partir dela.
“A gente ouviu muito dos nossos alunos e professores que eles sentem falta da escola. Existe um lugar simbólico de pensar que essa escola também sente falta das pessoas que a compõem e escrevem suas marcas e histórias nos seus corredores.” Conta Joana London, psicóloga e Gerente Executiva Pedagógica do LIV.
O LIV é o um programa de aprendizado socioemocional que engloba todos os anos da educação formal, desde a educação infantil até o ensino médio, atuando hoje com mais de 200 mil alunos em escolas parceiras. O programa ocorre como um tempo de aula na grade curricular e busca se expandir na escola como um pilar socioemocional. Foi pioneiro na criação de um material virtual para lidar com questões que surgiram durante a pandemia, o LIV em Casa, permanecendo, assim, junto à comunidade escolar mesmo durante o isolamento social. Independente de quando o retorno físico às escolas possa acontecer, é importante que todo o processo que estamos vivendo na comunidade escolar seja sustentado no cuidado socioemocional para todos que a compõe.
“O LIV destaca a importância do olhar para a saúde mental e emocional não só desse aluno, mas também das famílias, professores e funcionários. Essa #escolaquesente reconhece a importância de olhar mais para pessoas do que para resultados e se sensibiliza como protagonista na vida de boa parte da sociedade” Comenta Fabiana Decnop, Gerente Executiva de Marketing do LIV.
A narração do vídeo traz a experiência de uma escola viva, que fala do que sente e reconhece a importância das pessoas. Uma escola que se identifica tanto com a “gritaria e movimento” como, também, com o “silêncio e concentração”. Na busca de uma voz que pudesse trazer a importância, a leveza e a seriedade necessárias para o tema, o LIV encontrou uma parceria em Fernanda Montenegro, atriz brasileira indicada ao Oscar e ganhadora do Emmy.
As cenas ilustram a instituição vazia e a presença isolada de algumas pessoas, representando os alunos, professores e funcionários que costumam ocupar esse espaço. A gravação das imagens ocorreu respeitando todas as indicações dos órgãos de saúde e o áudio foi enviado por Fernanda Montenegro da sua casa.
***
Ainda não é uma escola parceira? Peça LIV na sua escola!
Achei o vídeo lindo!! Diz muito sobre o que estamos sentindo nesse momento, o quanto tudo isso nos fez perceber e entender tantas coisas diferentes, com um outro olhar. Adoro LIV!!!
As palestras forma maravilhosas abordaram assuntos extremamente relevantes eu gostei parabéns
Maravilhoso trabalho. 💯👏🤝
Estou encantada com o liv. Gostaria de participar das palestras mas não estou conseguindo acessar. Acredito profundamente no Liv. Parabéns!
Parabéns pelo vídeo é a mais pura realidade gostamos de gente e como faz falta esse contato.
Emocionante!!!!! Escola é isso: presença na vida de nossas crianças, jovens e adultos.
O LIV promove uma integração de sistemas que beneficiam a saúde mental, física e espiritual de todos que participam dos projetos. Parabéns!
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey
Deixe seu comentário