Gestão de tempo na pandemia com relógio e calendário.

Gestão de tempo: como lidar com o trabalho e a família em tempos de pandemia?

14 de julho de 2021

Veja como a gestão de tempo é importante para a qualidade de vida com a família, e como organizar isso, mesmo em tempos de isolamento social!

Conteúdo criado pela Psicologia Viva, plataforma de atendimento psicológico online.

A gestão de tempo para o dia a dia é importante não só para organizar nossas atividades, mas para uma melhor qualidade de vida. Através dela é possível ter produtividade no trabalho e, ainda, reservar tempo para hobbies, para famílias, para si mesmo e outras atividades.

Porém, com um pouco mais de um ano de pandemia e isolamento social, muitas pessoas tiveram que se adaptar a uma nova rotina, desenvolvendo novos hábitos, como o trabalho e aulas realizadas em casa, por meio da internet.

Para alguns, foi possível viver mais momentos em família e aprender novas atividades, mas há uma parcela da sociedade que se vê em uma situação de não conseguir fazer uma boa gestão de tempo. Separar um momento para o trabalho, o lazer, a família e para cuidar da saúde – principalmente a saúde emocional – é um grande desafio.

Por isso, neste artigo, vamos trazer algumas dicas e ferramentas que podem ajudar na tarefa da gestão de tempo:

  • O que é gestão de tempo?
  • Por que é tão importante saber gerenciar a sua rotina?
  • 8 dicas de como gerenciar seu tempo no isolamento social.
  • Não temos tudo sob controle! 

 

O QUE É GESTÃO DE TEMPO?

Gestão do tempo é uma forma de organizar atividades e tarefas que devem ser realizadas, com a intenção de ter mais planejamento, produtividade e bem-estar.

Para isso, não vale apenas ter uma organização voltada ao trabalho ou escola, é necessário um espaço para cuidar de você e da família. 

Dessa forma, para gerenciar o tempo, é importante pensar em alguns processos e ferramentas que podem ajudar a cumprir atividades e tarefas dentro do período previsto.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE SABER GERENCIAR A SUA ROTINA?

O tempo é algo valioso para nós, não é mesmo? Mal começamos a semana e, quando piscamos os olhos, já chegou o fim dela!

Quando não nos organizamos, a chance de acumular tarefas é maior, e podemos perder momentos valiosos, que sejam mais descontraídos e de descanso na nossa rotina.

Assim, ao cuidar da gestão do tempo como um todo, conseguimos olhar tanto para as atividades diárias, como para os momentos de lazer. Uma forma de estimular uma melhora de rendimento e uma diminuição de fatores de estresse e ansiedade.

 

8 DICAS DE COMO GERENCIAR SEU TEMPO NO ISOLAMENTO SOCIAL

 

1. Gestão de tempo no trabalho
Para os pais que estão trabalhando em casa, é importante preparar o ambiente do trabalho, tornando-o o mais profissional possível: mesa para o computador, agenda, roupas confortáveis, mas sociais, e uma garrafa de água por perto para se hidratar – como se fosse realmente ao escritório, mesmo sem sair de casa. Isso ajudará a manter o foco no trabalho, sem despertar tanto a atenção para outras coisas.

No caso de pais com crianças pequenas, é interessante combinar entre os responsáveis ou outras pessoas que podem ajudar na rotina, momentos para olhar os filhos. Assim, todos participam do cuidado e não se prejudicam profissionalmente. No trabalho, é importante manter uma agenda para tudo, inclusive para selecionar a hora do almoço e, neste momento, se desligar de todos os equipamentos e silenciar o que for necessário para o momento de descanso.

 

2. Gestão de tempo das atividades escolares
Para as crianças, adolescentes e quem mais estiver tendo aulas online,  o uso da agenda continua como um ponto importante no dia a dia. Além de acompanhar os estudos, outras atividades da rotina precisam ser colocadas nas anotações da agenda, cada uma dentro do seu tempo.No caso das crianças que precisam da ajuda dos pais para as aulas, é fundamental que estes também organizem um momento para ajudarem nestas tarefas , contribuindo para o seu desenvolvimento.

Além de colocar atividades na agenda, é importante pensar no gerenciamento de cada uma delas – será que esta atividade precisa ser finalizada hoje? Em quanto tempo será finalizada? Estabelecer prazos e metas para cumprir cada uma das atividades é essencial! Tentar fazer tudo em um dia pode ser impossível e cansativo, levando a um estresse que não é necessário.

 

3. Gestão de tempo para a sua produtividade
Já percebeu que temos horários que nos sentimos mais produtivos e criativos? Uma ótima dica para melhorar o rendimento é tentar aproveitar bem esses momentos para aquilo que foi planejado para ser feito no dia, principalmente atividades mais complicadas. Dessa forma, será possível dar o melhor e ter novas ideias sem sentir muito cansaço perante as atividades e a rotina.

 

4. Gestão de tempo para ter hábitos saudáveis: atividade física e boa alimentação
Que a atividade física e a boa alimentação têm muitos benefícios, isso já se sabe. Mas, além da saúde física, estes dois elementos, quando unidos, também trazem mais disposição para a pessoa, levando a uma produtividade saudável. A nossa saúde corporal e mental estão interligadas e, para estarmos realmente saudáveis e dispostos para o trabalho, precisamos olhar para os aspectos físicos e mentais.

Aproveite a hora do almoço para ter uma refeição saudável com a família e, se for possível, faça uma atividade física que todos participem.  Será uma forma de manter o relacionamento familiar e estimular hábitos saudáveis.

 

5. Gestão de tempo para fazer o que ama!
Que tal ler um livro, desenhar, dançar ou ainda aprender uma coisa nova e inusitada? Por que não colocar isso na agenda também?Mesmo que não dê para reservarem uma hora, pelo menos separem alguns minutos por dia para isso. Será um momento de cuidar do bem mais precioso: nós mesmos. Aliás, uma prática para o autoconhecimento.

 

6. Gestão de tempo com a agenda!
Como já dito antes, ressaltamos que ter uma agenda para organizar isso só irá ajudar você e sua família a concluírem as atividades diárias e ainda ter tempo para aproveitar. Por isso, é importante ter uma percepção do tempo para cada atividade. Seja planner ou agenda online – é importante respeitar o momento. Se é hora de descansar, se afaste do celular e de outros eletrônicos para realmente conseguir fazer o que precisa.

 

7. Momento em família não pode faltar.
Viver o momento em família é primordial, ainda que em isolamento social. Então, aproveitem para, nos espaços em que a família pode estar unida, buscar por atividades em que há troca de conversas, compartilhar brincadeiras e viver momentos únicos! Seja cantando músicas, ensinando uma atividade diferente ou aprendendo juntos um novo idioma. O que mais importa não é quanto tempo ficam juntos – se muito ou pouco durante o dia cheio de atividades – mas a qualidade do que é feito nesse período que vocês têm juntos.

 

8. Criando novas rotinas!
Existem ferramentas como Pomodoro, que consiste em contar o tempo de 25 minutos de produção para 5 minutos de descanso e auxilia a manter o foco em uma atividade sem desviar a atenção. Essa ferramenta já é válida a partir dos 14 anos, tanto para os adolescentes que vão estudar a matéria que aprenderam na escola quanto para quem precisa focar no trabalho para entregar demandas do serviço. A busca pelo autoconhecimento é importante, inclusive, para sabermos a hora de pedir ajuda. Cada um vai encontrar sua própria ferramenta para isso e o acompanhamento psicológico pode ser uma delas.

 

NÃO TEMOS TUDO SOB CONTROLE!

 

Não podemos deixar de destacar que imprevistos acontecem. Muitas vezes, organizamos o dia e está tudo planejado para que ele seja produtivo, mas não temos controle sob muitos eventos da vida.

Por isso, estar disposto a aceitar esses imprevistos é importante. Se não finalizar uma atividade que era para certo dia, termine no outro.

Mas, é preciso ter atenção se isso acontece com frequência e por quais motivos, pois podem ser pontos para reavaliar e fazer mudanças necessárias de melhorias.

E lembrem-se: o importante é, mesmo neste momento de crise, poder cuidar de você e de quem mais ama!

 

REFERÊNCIAS

Gestão do Tempo (ufpr.br)

Titulo (inovarse.org)

Gestão do Tempo e Saúde Mental – MundoPsicologos.com

Gestão de Tempo em Momentos de Pandemia: Novo Covid-19 (ecodebate.com.br)

Administração Do Tempo: Você Sabe Como Realmente Fazer? (vendamais.com.br)

Como gerenciar melhor o tempo na pandemia | Carreira | Valor Econômico (globo.com)

https://www.ecodebate.com.br/2020/07/17/gestao-de-tempo-em-momentos-de-pandemia-novo-covid-19/

https://www.ufg.br/n/133570-tempo-e-trabalho-remoto-como-gerenciar-prioridades 

 

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
Adriana Justino

Boa noite! Ultimamente este tema tem me preocupado muito, porém, estou tentando me alinhar às novas perspectivas da realidade em que vivemos. Gerenciar nosso tempo é uma maneira de sabermos aproveitar melhor as horas do nosso dia com um plano de ação que está inerente a gestão do tempo de qualidade. Amei o artigo. Parabéns às autoras. Adriana Justino - Mãe e Palestrante na área de produtividade do trabalho