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A educadora ensina uma criança a utilizar o dispositivo eletrônico com sabedoria.

O que é letramento digital e qual a importância?

Imagine um ambiente escolar no qual os alunos sabem encontrar informações confiáveis, criam conteúdos digitais relevantes e circulam pelo mundo digital com a mesma segurança de quem conhece cada canto da própria escola.

Agora pense que eles conseguem fazer tudo isso com responsabilidade, pensamento crítico e empatia. Parece um sonho distante? Na verdade, esse é o horizonte que o letramento digital nos convida a alcançar!

Se você já se perguntou se seus estudantes estão realmente preparados para o mundo digital ou sentiu aquela pontinha de preocupação ao vê-los vidrados nas telas, este blog é para você.

O conceito de letramento digital: muito além do uso de ferramentas

O letramento digital vai muito além da simples habilidade de manusear dispositivos eletrônicos ou navegar pela internet. 

Assim como não podemos reduzir o letramento tradicional ao ato de ler e escrever, afinal ele também envolve a capacidade de compreender, interpretar e aplicar conhecimentos, o letramento digital abrange um conjunto amplo de competências que permitem ao aluno navegar, avaliar, criar e compartilhar informações no ambiente virtual com criticidade e responsabilidade.

Nesse sentido, o letramento digital engloba também a aplicação social e contextual desses saberes, evidenciando a diferença entre saber apertar botões de um aplicativo e compreender as implicações éticas, sociais e pessoais do conteúdo que se consome e produz.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância do letramento digital na formação dos estudantes brasileiros. Em sua quinta competência geral, o documento estabelece a necessidade de:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Qual a importância do letramento digital?

O letramento digital na escola prepara os alunos para usar a tecnologia de forma crítica, ética e responsável. Mais do que aprender a manusear dispositivos, trata-se de desenvolver competências para avaliar informações, produzir conteúdos relevantes e interagir no ambiente digital com segurança e empatia.

Além disso, compreender qual a importância do letramento digital significa reconhecer que ele é parte essencial da formação cidadã. Ao integrar o uso consciente das ferramentas digitais às práticas pedagógicas, a escola pode contribuir para que os estudantes tenham mais autonomia, protagonismo e estejam mais preparados para os desafios acadêmicos, profissionais e sociais do século XXI.

Desenvolvendo o letramento digital na escola: desafios e possibilidades

Os educadores são uma parte essencial na jornada do letramento digital dos estudantes, ajudando-os a transformar o universo online em um espaço de aprendizado, criatividade e convivência saudável. 

Venha conferir algumas formas de tornar isso realidade no dia a dia escolar:

Integração gradual de ferramentas digitais

A tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem quando inserida de maneira equilibrada e significativa. Em vez de simplesmente apresentar novos aplicativos ou sites, os educadores podem inseri-los no dia a dia escolar de forma contextualizada.

Por exemplo, ao trabalhar um projeto de ciências, os alunos podem utilizar ferramentas digitais para coletar e organizar dados, criar gráficos interativos e até mesmo produzir vídeos explicativos sobre suas descobertas. Assim, aprendem a usar a tecnologia como um meio para potencializar suas aprendizagens.

Estímulo ao pensamento crítico digital

Vivemos em um mundo no qual a informação circula rapidamente e, muitas vezes,não sabemos se são confiáveis ou não. Ensinar os alunos a questionar o que leem e veem na internet é fundamental para desenvolverem autonomia e responsabilidade digital.

Uma forma prática de trabalhar isso é propor desafios investigativos. Os estudantes podem comparar notícias sobre o mesmo tema em diferentes portais, verificar a veracidade de uma informação por meio de plataformas de checagem e discutir em sala as fake news. 

Dessa maneira, aprendem de forma mais crítica e consciente sobre o tráfego de informações nas redes.

Criação de conteúdo com propósito

Produzir conteúdos digitais vai muito além de postar fotos e vídeos nas redes sociais. Quando os alunos têm a oportunidade de criar materiais com um propósito significativo, eles desenvolvem senso de autoria e responsabilidade digital.

Um exemplo interessante é incentivar a produção de podcasts, blogs ou vídeos educativos sobre temas trabalhados em sala. Os estudantes podem entrevistar especialistas, compartilhar suas reflexões ou criar campanhas de conscientização para a comunidade escolar. 

Reflexão sobre comportamento online

Se no pátio da escola valorizamos o respeito e a empatia, no ambiente digital não pode ser diferente. Criar espaços de diálogo sobre as interações virtuais ajuda os alunos a compreenderem as consequências de suas ações no mundo digital.

Uma atividade prática é propor uma espécie de “digital de empatia”, no qual os estudantes registram situações online que despertaram emoções positivas ou negativas e refletem sobre como poderiam agir de forma mais respeitosa e responsável. 

Como a proibição do celular pode impulsionar o letramento digital?

No livro “A geração ansiosa: como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais”, de Jonathan Haidt, diz que a escola é um espaço para ter regras. 

E é exatamente isso que a Lei 15.100/2025 faz. Essa legislação proíbe o uso de celulares nas escolas. Por isso, gera muitas reflexões sobre o papel da tecnologia na educação. Mas em vez de enxergar essa mudança somente como um desafio, que tal olhá-la como uma oportunidade para fortalecer o letramento digital?

Com a diminuição do tempo gasto com telas na sala de aula, podemos abrir espaços valiosos para ensinar os alunos a refletirem sobre sua relação com o digital. Além disso, esse também pode ser um convite para a convivência e a conexão com o mundo real.

Se tiramos as telas, o que colocamos no lugar?

Ouvir os seus alunos é fundamental para implementar novas práticas que despertem o interesse deles. Que tal realizar votações, criar uma caixa de sugestões, e o mais importante, mostrar interesse genuíno em ouvi-los?

Mais do que simplesmente proibir, este é o momento de repensar o ambiente escolar e expandir as possibilidades de interação. Confira algumas sugestões para transformar essa mudança em novas oportunidades:

  • Jogos de tabuleiro e cartas: podemos oferecer jogos ou até incentivar as crianças e adolescentes a criarem suas próprias brincadeiras. Por exemplo, é possível criar um jogo da memória recortando imagens de revistas e colando em um papelão grosso;
  • Mímica e adivinhações: uma brincadeira clássica que nunca perde a graça, especialmente entre os adolescentes. Nessa atividade, pode-se adivinhar, por meio de encenações, nomes de filmes, títulos de livros, profissões, entre outros.

E como conseguir que os estudantes aprendam a usar a tecnologia de forma crítica e responsável? Por exemplo:

  • Atividades analógicas, como debates e produções escritas, podem ser complementadas por ferramentas digitais em casa ou em projetos interdisciplinares. 
  • Em uma aula de matemática, em vez de recorrer imediatamente à calculadora do celular, o aluno pode ser desafiado a resolver problemas manualmente antes de validar seus resultados.
  • Já em uma aula de língua portuguesa, pode-se debater a qualidade da escrita em mensagens digitais e em textos acadêmicos, mostrando como diferentes contextos exigem diferentes registros de linguagem. 

O papel do LIV no desenvolvimento do letramento digital

Em um momento de transformação na relação entre escolas e tecnologia, o Programa de Desenvolvimento Socioemocional LIV surge como um parceiro para educadores. Por meio de metodologias que valorizam o diálogo, a reflexão e a colaboração, o LIV cria um espaço seguro na grade curricular para o desenvolvimento de competências.

Com as mudanças em relação a tecnologia e a educação, o programa de desenvolvimento socioemocional LIV é um grande apoio para os educadores nesse processo. O programa possui metodologias baseadas no diálogo, na reflexão e na colaboração, criando um espaço na rotina escolar para desenvolver competências essenciais para a vida no mundo digital e fora dele. 

O LIV atua em diversas frentes complementares. São elas:

Fortalecimento de habilidades socioemocionais

O LIV trabalha intensivamente o desenvolvimento de habilidades como perseverança, pensamento crítico e comunicação, que são essenciais tanto para a navegação consciente no mundo digital quanto para o enfrentamento dos desafios decorrentes da limitação do uso de tecnologias na escola.

Criação de ambientes de aprendizagem acolhedores

Por meio de dinâmicas que valorizam o vínculo e o respeito mútuo, o programa contribui para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor, onde estudantes possam expressar suas dificuldades e frustrações relacionadas à transição para um modelo com menos presença de dispositivos eletrônicos.

Preparação de educadores para novos desafios

O LIV oferece diversas dinâmicas para sala de aula, sempre adequadas aos diferentes períodos escolares, desde o infantil ao ensino médio, ajudando escolas de todo o país a a desenvolver estratégias engajadoras para o desenvolvimento de competências socioemocionais. 

Letramento digital: um caminho em construção

O letramento digital, como vimos, não se resume à capacidade técnica de utilizar dispositivos e plataformas digitais. Trata-se de uma competência que envolve aspectos cognitivos, socioemocionais, éticos e culturais.

Esse processo não ocorre isoladamente, mas, sim, integrada ao desenvolvimento de outras competências fundamentais. O letramento digital, portanto, é um projeto contínuo e coletivo, que deve envolver sociedade, família e comunidade escolar em um diálogo constante sobre os usos, potencialidades e desafios das tecnologias digitais no mundo contemporâneo.

Gostou deste artigo? Entendeu o que é letramento digital e sua importância? Navegue em nosso blog e descubra os benefícios de implementar a educação socioemocional da sua escola!




O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.