10/09/2024
LIV lança material para orientar pais e escolas sobre uso excessivo de telas
Os jovens brasileiros passam, em média, nove horas por dia nas redes sociais, e diversos estudos já apontaram os males que o excesso de telas pode causar. Esses impactos vão desde o aumento da ansiedade até casos de isolamento social e depressão. Uma das pesquisas, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, que revisou 142 artigos sobre o tema, constatou que 72% deles apontavam um aumento dos casos de depressão entre crianças, associado ao uso excessivo de telas.
O problema tem preocupado as famílias e também os educadores, que, além de precisarem lidar com a diminuição da atenção dos alunos de uma maneira geral, muitas vezes, precisam interromper a aula para pedir que os estudantes deixem o celular de lado.
Diante de um problema tão complexo, já que a tecnologia veio para ficar e pode ser útil em diversas áreas da educação, o LIV lançou, em setembro, mês em que se promove o cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes, um material online e gratuito para ajudar famílias e escolas a lidar com os desafios trazidos pelo uso excessivo de telas.
A cada semana, o “Movimento LIV Pela Saúde Mental: Sentir Para Além das Telas”, que teve início no dia 9, trará conteúdos variados, com vídeos de especialistas, entrevistas, dicas de leitura e até mesmo sugestões de atividades para afastar as crianças e adolescentes da frente das telas. A trilha de aprendizado discutirá ainda quais caminhos podem ser seguidos, partindo da perspectiva de que proibir o uso nem sempre é a melhor alternativa.
“O melhor caminho é a negociação do tempo e a análise de quanto o uso das telas é realmente essencial. Desenvolver habilidades socioemocionais também é fundamental para uma geração que está imersa nas redes sociais. O autoconhecimento e o pensamento crítico, por exemplo, nos ajudam a diferenciar o que vemos nas redes, que pode ser real ou irreal”, diz Evellyn Paixão, psicóloga e consultora pedagógica do LIV, ressaltando a importância de as escolas e famílias contribuírem para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos jovens.
Em um dos vídeos disponíveis no material, o pediatra Daniel Becker também pondera que o uso de telas não é, por si só, um vilão. Ele defende que a tecnologia pode ser uma ferramenta para ajudar no desenvolvimento e aprendizado. O problema está no exagero. Segundo ele, o uso desmedido de telas pode causar danos irreversíveis ao desenvolvimento de capacidades físicas e emocionais.
“Até o advento da internet e das telas clicáveis, sabíamos brincar, ler, assistir a filmes, passear na rua, conversar longamente. Parecemos estar, gradualmente, perdendo essas habilidades. Eu comparo com a urgência climática. Se não mudarmos o caminho, estamos caminhando para um desastre ecológico e para uma mudança cerebral sem precedentes”, afirma.
O material também discute como crianças e adolescentes estão lidando com a própria imagem corporal. O ideal de perfeição promovido nas redes sociais tem levado muitos a se esconderem e até a evitarem momentos como ir à praia de biquíni, por exemplo. Além disso, a trilha de aprendizagem questiona se, ao dedicarem tantas horas às telas, crianças e jovens não estão sendo privados de experiências sensoriais essenciais para o desenvolvimento e a vida.
Veja também:
Tamara Klink fala sobre vencer medos em videocast do LIV
Para ampliar o diálogo em torno desse tema, o LIV traz na campanha o depoimento da velejadora e escritora Tamara Klink, que recentemente passou o inverno sozinha na Groenlândia. Convidada do videocast do LIV, “Sinto Que Lá Vem História”, Tamara compartilhou, no episódio, que durante sua infância, vivia com um pé quebrado ou um dedo machucado. Essas experiências, segundo ela, foram fundamentais para entender que a experimentação do corpo a preparou para enfrentar diferentes desafios.
Os conteúdos ajudam famílias e escolas a refletirem sobre o tema sob diversos prismas. Para encerrar a campanha, no dia 26 de setembro, acontecerá o “Encontro com Especialista LIV”, um evento virtual promovido mensalmente pelo programa. A convidada desta vez será Thauane Rocha, pedagoga, cientista social e consultora pedagógica do LIV, que abordará os caminhos para um uso equilibrado do mundo virtual.
Para acessar a trilha completa, basta se inscrever neste link e acompanhar os materiais disponibilizados.
Quer conhecer mais sobre o LIV e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais? Confira mais nas redes sociais e fique ligado nos próximos episódios do Sinto que Lá Vem História.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.