Novo e-book: A saúde mental da comunidade escolar em tempos de pandemia

22 de junho de 2020

Refletir sobre a saúde mental das comunidades escolares tem sido uma das prerrogativas tomadas pelo LIV (Laboratório Inteligência de Vida) desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Além de sempre ter sido um tema muito falado em nossas conversas com educadores e em nossos canais nas redes sociais, a saúde mental também foi um dos tópicos mais citados em pesquisa que realizamos este ano com mais de 300 escolas parceiras do programa pelo Brasil.

Para dar continuidade a debates iniciados em ações anteriores, como o Congresso LIV Virtual e nossas lives semanais no Instagram, publicamos esta semana um e-book sobre a saúde mental de professores, alunos e suas famílias. Nesse conteúdo gratuito, convidamos você a refletir sobre autocuidado, saúde mental e empatia no contexto de isolamento social, buscando entender como esses aspectos também impactam a comunidade escolar.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK: “A SAÚDE MENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA”

Visando otimizar a leitura, dividimos o material em três partes, sendo a primeira dedicada a falar da saúde mental dos educadores a partir de entrevistas que realizamos com professores e coordenadores parceiros do programa LIV em diferentes regiões. A segunda parte é voltada para a saúde mental de famílias e um terceiro capítulo é direcionado ao debate sobre a saúde mental dos estudantes. 

Importante destacar que este não é um material de caráter teórico, tampouco almeja esgotar o tema. Nosso objetivo é dar continuidade aos debates iniciados anteriormente, trazendo ao leitor alguns depoimentos reais e referências para continuar a reflexão.

+ Conteúdos para se aprofundar no tema

Para você que deseja saber mais sobre saúde mental e outros temas que envolvem a educação no contexto atual, fizemos abaixo uma seleção de vários conteúdos em texto e em vídeo para você salvar nos favoritos e ler quando quiser. Esperamos que seja inspirador! 

Aqui falamos da saúde mental a partir de relatos de educadores que vivenciaram esse cenário, além de trazer referências para você refletir sobre o tema a partir do olhar dos professores, dos alunos e das famílias.

 

Realizado anualmente pelo LIV, esse evento teve sua primeira edição virtual em razão do isolamento social recomendado. Foram dois dias de muitas palestras e que contaram com a participação de milhares de convidados. Selecionamos a seguir as palestras que abordam especificamente o tema da saúde mental:

  • Saúde mental: suas emoções não entram em quarentena: A primeira mesa de debate do Congresso LIV Virtual contou com a presença da atriz, apresentadora, formada em jornalismo e mãe LIV, Taís Araújo; o médico pediatra do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e pioneiro na pediatria integral no Brasil, Daniel Becker; e do psicólogo do programa “Encontro com a Fátima Bernardes” da Rede Globo e terapeuta de famílias e grupos, Alexandre Coimbra.
  • O ócio de criativo de Domenico de Mais: Como todos os anos, o LIV busca trazer ao seu congresso uma voz internacional. O objetivo principal dessa ação é expandir o pensamento e oferecer visões distintas sobre temas como educação, inteligência emocional e comportamento, ampliando debates necessários e urgentes. Este ano, o convidado internacional foi o sociólogo italiano Domenico De Masi, que nos presenteou com seu pensamento sobre ócio criativo e educação integral, em uma entrevista conduzida pela jornalista Flávia Oliveira.
  • Limites e consequências da medicalização dos jovens: Mediada por Caio Lo Bianco, idealizador do LIV e mestrando em educação pela Universidade de Columbia, em Nova York, a mesa online contou com falas de Fernanda Costa-Moura, doutora em psicologia clínica pela PUC-Rio, com ênfase em psicanálise e pesquisadora dos efeitos que impactam os jovens na entrada da vida adulta contemporânea; Vera Iaconelli, psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela USP, diretora do Instituto Gerar, colunista da Folha de São Paulo e autora de “Mal-estar na maternidade” e “Criar filhos no século XXI”; e Anna Carolina Lo Bianco, PhD em psicologia pela Universidade de Londres, professora da pós-graduação em teoria psicanalítica da UFRJ e vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia.
  • O mundo pós-pandemia. Estamos preparados?: Dando continuidade a mais uma conversa de alto nível, o Congresso LIV Virtual provocou três palestrantes a responder uma das perguntas mais comentadas nos últimos meses: estamos preparados para o retorno às atividades após a pandemia do novo coronavírus? As apresentações sobre o tema ficaram a cargo de da psicanalista Maria Homem, especialista em psicanálise, literatura, cinema e subjetividade; Francisco Bosco, doutor em teoria da literatura pela UFRJ e autor de livros como “A vítima tem sempre razão?” e “Orfeu de bicicleta: um pai no século XXI”, além de apresentar o programa Papo de segunda, no GNT; e Christian Dunker, psicanalista, professor da USP e autor reconhecido com o Prêmio Jabuti de melhor livro em psicologia e psicanálise em 2012.

 

  • VÍDEO: “PROFESSOR E AUTOCUIDADO”

Nessa transmissão, feita no Instagram do LIV, a gerente pedagógica do LIV, Joana London, conversou com Renata Rotenberg, professora de história no Elite e parte da equipe Eleva A+ para falar sobre a importância do autocuidado para a manutenção da saúde mental dos professores. A conversa está gravada e você pode assistir sempre que quiser.

  • VÍDEO: “AUTOCUIDADO NO ISOLAMENTO SOCIAL”

Nessa gravação voltada para estudantes do Ensino Médio, Marina Carvalho, formada em psicologia e em psicomotricidade, conversou com os jovens sobre o autocuidado necessário para a saúde mental. Ao longo da apresentação ela também compartilhou dicas para os jovens colocarem em prática em casa.

  • VÍDEO: “O PAPEL DA ESCUTA DE SI E DO OUTRO”

A escuta atenta foi tema de uma das primeiras lives feitas pelo LIV durante a pandemia e que contou com a participação da convidada Elisama Santos, psicóloga, autora do livro “Educação Não Violenta”, educadora parental e consultora em comunicação consciente. Para essa conversa, clique aqui.

  • SELEÇÃO DE POSTS DO BLOG LIV

Antes da pandemia, o tema saúde mental apareceu em diversos textos aqui do nosso blog. Ao longo dos anos, publicamos mais de 20 posts sobre essa temática, incluindo entrevistas com especialistas, pesquisas e palestras nacionais e internacionais. Para conferir essa seleção exclusiva, clique aqui e compartilhe.

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *