Blog
Todas as publicações
Crianças em uma atividade do programa socioemocional LIV

Formação integral da pessoa humana: LIV parceiro da ANEC

Quando pensamos em educação, na maioria das vezes duas coisas vem à mente: aprendizagem e habilidades acadêmicas. Mas como promover o desenvolvimento do aluno  como um todo? A formação integral da pessoa humana propõe exatamente isso: um olhar que ultrapassa o aprendizado cognitivo e abraça o desenvolvimento afetivo, social, ético e emocional

É nesse contexto que o Programa Socioemocional LIV surge, auxiliando as escolas a integrarem o cuidado com as emoções ao dia a dia, de um jeito estruturado e significativo. Além disso, o LIV, como único parceiro socioemocional da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica), propõe uma conexão de saberes e práticas com os compromissos estabelecidos pelo Pacto Educativo Global

O que significa a formação integral da pessoa humana?

A formação integral da pessoa humana deve abraçar algumas dimensões: emocional, ética, cognitiva, social e cultural. Afinal,  busca preparar indivíduos capazes de refletir, dialogar, exercer responsabilidade social e construir vínculos saudáveis. 

O LIV entende que cada estudante traz consigo experiências, emoções e histórias únicas. Trabalhar essas singularidades é fundamental para desenvolver autonomia, empatia e resiliência.

Na prática, reconhecer emoções, refletir sobre comportamentos, lidar com conflitos e praticar a autorregulação são competências que fortalecem não somente a vida escolar, mas também a vida social e familiar.

É importante lembrar também que cada mudança precisa de uma caminhada educativa que envolva todos. Por isso, como diz (em outras palavras) no Pacto Educativo Global, é necessário construir uma rede, onde exista  o compromisso de gerar relações mais saudáveis.

Quando construímos essa “rede”, fica mais simples unir forças para uma educação que conecte todos os sentimentos do ser humano. É um caminho que aproxima estudo e vida, gerações diferentes, professores e alunos, famílias e comunidade. Nessa troca, cabem saberes intelectuais, mas também as expressões que dão sentido ao aprender e ao conviver.

Socioemocional e a formação integral da pessoa humana

No LIV, a educação socioemocional é trabalhada de forma prática e próxima do dia a dia dos estudantes, mostrando que não existem sentimentos certos ou errados, nem bons ou ruins. Existem experiências humanas que precisam ser compreendidas e acolhidas, para então ser possível escolher um caminho a seguir. 

Essa abordagem promove a reflexão, permitindo que estudantes reconheçam suas emoções e aprendam a agir de forma responsável. O LIV estrutura sua proposta nas seguintes etapas:

  • Na Educação Infantil, as crianças aprendem sobre às emoções básicas e novas relações e seus dilemas, oriundos da vida escolar.
  • No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as crianças identificam e nomeiam sentimentos mais complexos, bem como compreendem como reagir e lidar com cada um deles.
  • No Ensino Fundamental – Anos Finais, projetos colaborativos estimulam a reflexão crítica sobre a convivência, comunicação e cidadania. 
  • No Ensino Médio, a atenção se volta para o autoconhecimento, os projetos de vida, escolhas conscientes e responsabilidade social.

Conexão com o Pacto Educativo Global

O Pacto Educativo Global, lançado em 2019, propõe sete compromissos que devem guiar práticas educativas: colocar a pessoa no centro, ouvir as gerações mais novas, responsabilizar a família e se abrir à acolhida. O LIV se alinha a esses compromissos, promovendo um olhar integral e humano na escola.

Outro aspecto central do LIV é a valorização da participação familiar na educação socioemocional. O programa propõe que pais e cuidadores se envolvam ativamente no desenvolvimento das crianças, criando vínculos de confiança e comunicação. Isso não significa perfeição, mas disposição para ouvir, apoiar e aprender com os filhos.

O LIV entende que a presença parental e familiar é estratégica para cultivar a autonomia, o respeito e o diálogo. Estar presente nos momentos de aprendizagem socioemocional permite que valores e habilidades sejam praticados no dia a dia, fortalecendo a formação integral da pessoa humana.

Nos tempos digitais, a exposição a informações rápidas e nem sempre confiáveis, além de desafios sociais e econômicos, tornam essencial o desenvolvimento de competências socioemocionais. O LIV atua como uma ponte, ajudando estudantes a navegar por esse contexto, promovendo autoconhecimento, empatia e resiliência.

O diferencial do LIV e a parceria com a ANEC

Além da metodologia inovadora, o LIV se destaca por ser o único programa socioemocional parceiro oficial da ANEC. Essa parceria, iniciada em 2023, confirma que o LIV atende aos padrões e valores buscados pelas escolas católicas, alinhando-se ao Pacto Educativo Global e às expectativas de formação integral da pessoa humana.

Como ressalta Carlos Eduardo Cardozo, especialista em juventude e membro da Pastoral Vocacional (IPV):

Tive a oportunidade de conhecer a proposta do LIV e percebi claramente um trabalho que fomenta a formação integral da pessoa humana, o acolhimento e a valorização da escuta — aspectos essenciais na educação católica.”

Esse reconhecimento se soma às experiências vividas nas escolas que já adotaram o programa. A psicóloga Rejane Abreu, do Colégio Santa Cecília, destaca:

Por ser uma escola cristã, o Colégio Santa Cecília sempre se preocupou com a educação socioemocional e com a reflexão sobre comportamentos, valores e condutas. Especialmente nos anos pós-pandemia, sentimos a necessidade de sistematizar tudo isso. O LIV foi o programa que mais se alinhou aos valores que acreditamos para a educação. Foi uma escolha acertada.”

Essa percepção se fortalece na vivência de gestores escolares. Falando sobre o Programa Socioemocional do LIV, o Pe. Eliano, diretor-geral do Colégio Salesiano Recife, afirma:

 “São com essas pessoas e com esse material. É com esse programa que a gente vai querer fazer isso. Acredito que já fazíamos, mas agora temos um modo didático, estruturado. É muito rico para nós e agradecemos ao LIV por fazer isso conosco!

Esses relatos mostram que o LIV não é somente uma ferramenta educativa; é um compromisso com a formação integral, com a humanização da escola e com a construção de uma sociedade mais solidária e consciente. 

Mais de 47 escolas confessionais em todo o Brasil já adotam o programa, comprovando sua eficácia e aderência às demandas pedagógicas contemporâneas.

Para instituições que buscam implementar um programa estruturado e lúdico, que combine educação socioemocional, integração familiar e formação integral, o LIV é a referência.

Cuidar da formação integral é semear futuros mais humanos e conscientes. O LIV pode caminhar ao lado da sua escola nessa jornada. Oferecemos um programa socioemocional que acolhe, inspira e transforma. Vamos juntos construir essa experiência? Vem ser uma escola que sente com o LIV!


Navegue por tags:



O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.