
24/06/2025
Congresso LIV: Como o esporte inspira práticas educativas?
O videocast Sinto Que Lá Vem História também marcou presença no 6º Congresso Socioemocional LIV. Uma das surpresas do evento foi a gravação de um dos episódios do programa, que, pela primeira vez, contou com uma plateia ao vivo.
“Esse é o primeiro episódio que a gente grava assim, com plateia. Eu espero que vocês se divirtam, vibrem, e que possam mergulhar nesse mundo que é o nosso videocast.” Renata Ishida, apresentadora do videocast e gerente pedagógica LV.
Os mais de 1500 educadores presentes no Congresso LIV tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a entrevista com as ex-atletas e supercampeãs da ginástica artística e do voleibol, Daiane dos Santos e Fabi Alvim.
Mas, por que falar sobre a prática do esporte para escolas de todo o Brasil, em um cenário em que temos uma juventude hiperconectada? Confira abaixo, os principais destaques dessa mesa!
Menos tela, mais movimento
As apresentadoras do videocast, Joana London e Renata Ishida (diretora e gerente pedagógica LIV), comandaram o papo, que teve como tema “Saúde Mental e disciplina em jogo: como o esporte pode inspirar práticas educativas”.
“Se a gente está falando de hiperconectividade, dessa juventude que está muito dependente da tela, a gente tem que criar oportunidades e necessidades. A literatura vem como um caminho e o esporte é outro”. Joana London
“Em um momento em que as crianças usam mais os dedos do que os braços, nada melhor do que a gente convocar o corpo para a vida”. Renata Ishida
Como afirmado pelas apresentadoras, diante da hiperconectividade que prende os jovens a telas, é preciso criar outras formas de engajamento, entendendo a urgência de reconectar corpo e vida.
Nesse cenário, o esporte pode ser uma ferramenta essencial para o ambiente escolar, reforçando a importância de práticas pedagógicas que vão além das telas, valorizando movimento, disciplina e presença no dia a dia dos estudantes.
A escola que inspira o futuro dos alunos… Até no esporte!
Durante o programa, que foi marcado por vários momentos de grande emoção, Daiane e Fabi compartilharam suas trajetórias no esporte, revelando os desafios que enfrentaram ao longo do caminho.
Sem dar muito spoiler do episódio, podemos contar que, apesar do tema central ser o esporte como inspiração para práticas educativas, o papo com as atletas mostrou algo além disso.
Durante as falas, as duas fizeram questão de destacar o papel fundamental que a escola teve em suas jornadas de sucesso. Segundo Daiane e Fabi, mesmo sendo alunas do “fundão”, elas tiveram um olhar atento e acolhedor de muitos educadores.
Fabi contou que dois professores de educação física, “tio Celso e tia Sônia”, foram os responsáveis pelo seu amor pelos esportes. A jogadora garantiu que foi por causa deles que ela escolheu seguir a carreira de atleta.
“Eu agradeço imensamente a oportunidade que tive de conhecer o esporte através das minhas aulas de educação física. Eram professores extremamente humanos, que sempre tiveram o cuidado de incluir a todos, todos os corpos e diferenças”. Fabi Alvim
Daiane dos Santos, que foi descoberta para a ginástica artística por uma professora, enquanto brincava em uma pracinha da escola, ressaltou o quanto o olhar atento de um educador pode mudar a vida de uma criança.
“A educação me fez descobrir um pedaço de mim que eu não sabia onde estava. O educador vê lá na frente, vê o que a gente tem de mais precioso.” Daiane dos Santos
O esporte como ferramenta para uma educação integral
Durante o papo, as atletas mostraram também como o esporte pode ser um aliado na construção de uma educação mais humana, motivadora e conectada à realidade dos jovens.
Foco no processo e não só no resultado, tolerância ao erro e altruísmo foram alguns dos valores presentes no esporte pontuados como importantes para a educação como um todo, ou seja, dentro e fora da escola.
Além desses, a disciplina e o respeito às regras, tão essenciais no esporte, tiveram um papel de destaque na conversa. De acordo com Daiane, a disciplina ainda é vista como algo ruim por muitos pais e professores, que têm medo de estipular regras e colocar limites nas crianças e jovens. Para eles, ela fez questão de deixar um recado.
“Não fiquem com medo de agir com disciplina. A criança e o jovem pedem disciplina, precisam da disciplina. Ensinar é amar também! Para tudo a gente precisa de disciplina.” Daiane dos Santos
Confira, a partir do dia 01/07 (terça-feira), no kit de conteúdos exclusivos do Congresso LIV #10AnosLIV, o lançamento desse episódio imperdível do Sinto Que Lá Vem História, com Daiane dos Santos e Fabi Alvim.
O “Sinto Que Lá Vem História” é o videocast do LIV que está na sua terceira temporada, disponível no Spotify e no YouTube. O programa já contou com a parceria de convidados como Alexandre Coimbra, Giovanna Nader, Daniel Becker, Elisama Santos, Lázaro Ramos, Camila Fremder entre outros. Os episódios abordam temáticas que atravessam o universo familiar e vão ao ar quinzenalmente às terças-feiras.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.