EBOOK LIV: O Jeito LIV de desenvolver o socioemocional nas escolas

E-BOOK: O Jeito LIV de desenvolver o socioemocional nas escolas!

11 de dezembro de 2020

O que aprendemos em parceria com mais de 350 escolas pelo Brasil.

Ser gestor escolar é uma tarefa desafiadora. A escola vem passando por um forte processo de mudança de paradigmas nos últimos anos, cobrando de todos – educadores, famílias e também alunos – uma nova postura diante dos conceitos de ensinar e aprender. Nesse cenário, diretores e coordenadores no Brasil e exterior vêm buscando integrar aos currículos propostas que valorizam a educação integral de seus estudantes, com ênfase não apenas nos conteúdos tradicionais, mas também com abertura para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

E para auxiliar gestores a compreender melhor essa temática e conhecer referências acadêmicas e experiências de quem já vem buscando essa abordagem educacional, nós criamos o e-book “O Jeito LIV de desenvolver o socioemocional nas escolas!”, que você pode baixar gratuitamente clicando aqui.

A publicação foi criada pela equipe do Laboratório Inteligência de Vida (LIV) para líderes da educação com o objetivo de compartilhar ideias e possibilidades que poderão contribuir com toda a comunidade escolar.

Ao longo de quatro capítulos, selecionamos evidências que mostram o impacto positivo de incentivar o desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades socioemocionais entre professores, estudantes e suas famílias, com relatos e exemplos de ações que mostram como isso acontece na prática.

O objetivo da publicação não é encerrar o tema, mas sim oferecer informações para que os gestores possam olhar suas comunidades escolares mais de perto, encontrar caminhos para investir na formação de cada indivíduo e também nos conhecer um pouco melhor.
Baixar o e-book LIV!

Confira destaques do e-book: O Jeito LIV

  • Por que investir em pessoas?

No primeiro capítulo do e-book “O Jeito LIV de desenvolver o socioemocional nas escolas!tratamos de responder a seguinte pergunta: Por que investir em pessoas?. Embora pareça simples, essa questão traz em si argumentos sobre o papel da educação e como ele vem mudando ao longo das décadas. Também mostramos pesquisas e publicações nacionais e internacionais que revelam o impacto de um olhar educacional pautado no desenvolvimento integral do ser humano.

 

  • A importância da atenção à equipe escolar 

Na segunda parte da publicação, o leitor pode conferir destaques sobre a importância da atenção à saúde mental da equipe escolar, levando em conta o desenvolvimento socioemocional de toda a comunidade educativa, em especial os professores que atuam diretamente nas salas de aula.

 

  • O olhar da escola para as famílias


    No terceiro capítulo, falamos sobre as estratégias e ações voltadas para as famílias, buscando ampliar a parceria de mães, pais e responsáveis junto às escolas, bem como incentivar um ambiente familiar propício para crianças e adolescentes se desenvolverem emocionalmente. Trazemos também destaques de projetos e materiais, como o App da Família, criados pelo LIV para ajudar os gestores nesse aspecto.

     

  • Foco no aluno


    Já no último capítulo, concluímos o e-book abordando o foco central da educação, ou seja, os alunos, e falamos sobre como os pilares mencionados acima contribuem para que eles tenham mais oportunidades de se desenvolver plenamente. Nesse ponto, trazemos relatos de escolas e estudantes que mostram os benefícios reais de uma educação que tem como pilar o socioemocional. 

 

Clique aqui e baixe agora o e-book em seu celular ou computador!

 

Produção de conteúdo sobre educação

Além da atuação direta junto a escolas parceiras, o LIV investe na produção de conteúdo on-line sobre diferentes temas da educação, com posts e e-books especiais direcionados tanto para gestores quanto professores, alunos e suas famílias. Todas as publicações são gratuitas! Confira a seguir alguns exemplos e clique para baixar e compartilhar:

 

SOFT SKILLS: AS HABILIDADES DO SÉCULO 21

PRÁTICAS PARA APROXIMAR PROFESSORES E ALUNOS

O QUE É O GROWTH MINDSET E COMO TRABALHAR O TEMA NA EDUCAÇÃO

BULLYING NAS ESCOLAS: O QUE É, QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS E COMO LIDAR

O CUIDADO DE SI E A CONQUISTA DA AUTONOMIA: UMA REFLEXÃO PARA FAMÍLIAS

 

 

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *