Entenda os reflexos do Ensino Médio na formação dos jovens e como a escola pode contribuir para seu desenvolvimento socioemocional
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Um dos temas mais comentados nas escolas atualmente é a transição para um novo formato de Ensino Médio, que vai acontecer entre 2022 e 2024. Além da reorganização curricular, essa mudança nacional prevê também a inserção de um espaço na rotina escolar dedicado a desenvolver o projeto de vida dos estudantes.
E se você já conhece o pilar de desenvolvimento socioemocional do programa LIV, sabe que o Projeto de Vida tem reflexos diretos na formação integral dos jovens – algo previsto na Base Nacional Comum Curricular e que o LIV já vem abordando nos últimos anos. A seguir, saiba mais sobre o projeto de vida e sobre uma proposta que visa incentivá-lo no Ensino Médio.
O conceito de Projeto de Vida tem sido palco de diversas discussões em campos de estudo como o da Psicologia e o da Educação, em nível nacional e internacional. Segundo pesquisa da doutora em psicologia Ivany Nascimento, da Universidade Federal do Pará, o Projeto de Vida contempla as aspirações, os desejos de realizações que pretendemos alcançar.
Esse processo, contudo, não é apenas individual, isto é, essas aspirações são influenciadas pelas relações da pessoa com o mundo, ou seja, são modificadas ao longo dos anos. Já parou para pensar quantas vezes já mudamos nossos interesses e caminhos durante nossas vidas?
Projetar a vida vai muito além de traçar metas e cumprir tarefas, pois envolve sonhos, expectativas (próprias, familiares e do mundo), cobranças, oportunidades, entre outras questões, como:
Como pensar sobre identidade, ou seja, sobre “quem sou” ou “quem quero ser”, sem autoconhecimento? E como se conhecer sem levar em consideração os sentimentos, as histórias, os relacionamentos e o contexto em que vive? Como tomar decisões sem pensamento crítico? Ou ainda, como atingir metas sem perseverança e criatividade?
Além desses questionamentos, há ainda um fator relacionado à imprevisibilidade do mundo, o que exige também ser flexível para recalcular a rota. Ou, ainda, saber acolher a frustração e conseguir encontrar novos caminhos que façam sentido.
Em resumo, construir um Projeto de Vida é um processo gradual e constante, pois, quando adultos, continuamos fazendo e refazendo planos. Por isso, trata-se de desenvolver a capacidade de identificar as próprias potências e os pontos frágeis; reconhecer os desejos; perceber a viabilidade; saber traçar metas e estratégias. Aprender a projetar a vida, portanto, está totalmente entrelaçado com a aprendizagem socioemocional. Continue lendo e confira como o LIV é o Projeto de Vida dos alunos nas escolas!
Diariamente, recebemos relatos de escolas parceiras destacando os impactos do programa de educação socioemocional do LIV, com grande destaque para a proposta criada para o Ensino Médio.
Um dos motivos é porque o programa foi pensado para ajudar os alunos a buscar informações, a refletir e a trocar ideias com o grupo, repensando tanto as suas escolhas pessoais em um processo de autoconhecimento, quanto às possíveis escolhas profissionais, tornando o processo de decisão mais consciente.
Com isso, ajuda o jovem na compreensão de que ele é responsável por suas escolhas, ao saber que toda escolha tem consequências e que mesmo a não escolha é também uma escolha. Nas atividades do LIV, os alunos são convidados a percorrer três grandes momentos: Como eu estou? O que me move? Para onde vou?
O currículo do LIV acredita que as construções de nossos Projetos de Vida são essenciais para que saibamos acolher nossos sentimentos e entender como podemos lidar com eles.
Nesse sentido, tem como base teórica a mentalidade de crescimento desenvolvida por Carol Dweck e parte da premissa de que somos seres em constante transformação. Foram criados conteúdos audiovisuais exclusivos, direcionados para as necessidades de cada fase.
Constantemente, os alunos são provocados a pensar sobre como são feitas as escolhas pessoais e profissionais da nossa vida, com reflexões que permeiam temas como padrão de beleza, amizades, preconceito, família, questões existenciais e profissões, dentre outros.
O material ainda oferece instrumentos práticos e acessíveis para os momentos de urgências próprias dessa época da vida, como técnicas de gestão de tempo e estratégias de manejo de ansiedade, que são tão presentes nas escolas.
A escolha profissional ganha destaque em “Caminhos”: um roteiro completo com 5 dias de oficinas e materiais audiovisuais, que oferece recursos práticos e totalmente aplicáveis para refletir sobre o tema. Com o desenvolvimento socioemocional trabalhado em sala de aula e o material complementar “Caminhos”, acreditamos que os alunos estarão muito mais amparados para realizar suas escolhas com mais segurança, sentido e responsabilidade.
Confira um resumo sobre a importância de olhar para a educação socioemocional no Ensino Médio e como o LIV atua com nas escolas!
Se você quer saber mais sobre a proposta de educação socioemocional do programa LIV para essa etapa de ensino, baixe nosso kit Descomplicando o Novo Ensino Médio, que contém um infográfico explicativo, um e-book aprofundado e um talk show exclusivo!
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Confira também outros materiais exclusivos:
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O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey
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