Retrospectiva: o melhor do LIV e do socioemocional em 2020

23 de dezembro de 2020

Confira um vídeo com destaques do socioemocional no ano e baixe um kit especial com os principais conteúdos  criados pelo Laboratório Inteligência de Vida!

2020 não foi um ano fácil, mas olhar para trás e reconhecer algumas realizações traz ânimo e um sentimento de continuidade. Para nós, do Laboratório Inteligência de Vida, foi um período de equilibrar as expectativas com a realidade e adequar-nos ao cenário para apoiar as comunidades escolares com atendimento e materiais exclusivos, eventos e novas dinâmicas de trabalho. Sobretudo, foi um ano de acolher os sentimentos e de buscarmos, juntos, caminhos para equilibrar a saúde mental em uma fase tão complexa da sociedade.

Levamos nossas atividades para o universo virtual e, assim como todos, aprendemos a nos comunicar e colaborar de novas maneiras, exercitando ao máximo essas e outras habilidades socioemocionais para lidar com os conflitos e imprevistos que surgiram no dia a dia. Com as escolas, entramos nas casas de nossos alunos, professores e colaboradores, e descobrimos com ainda mais força o poder da escuta e da empatia.

Para relembrar um pouco do percurso até aqui, fizemos uma pequena retrospectiva em vídeo. O conteúdo não resume todas as nossas ações, mas mostra alguns destaques no intuito de inspirar e lançar um olhar para as possibilidades do ano que virá. Relembre conosco:


1ª Formação de Tutores LIV+

Começamos o ano de 2020 com uma atividade presencial, a única desse tipo que realizamos neste ano, quando a pandemia ainda era uma notícia de continentes mais distantes. Na 1ª Formação de Tutores LIV+, realizada em fevereiro, pudemos reunir professores e gestores de mais de vinte escolas parceiras. Foram três dias de encontros e palestras com a equipe pedagógica do LIV, além da presença de convidados como a educadora parental Lua Barros, a especialista em educação Lourdes Atié e o autor e palhaço Cláudio Thebas.  

Foi também um momento de lançar oficialmente o programa LIV +, que leva às escolas duas novas frentes de atendimento: o LIV para Professores e o LIV em Família. Assim, junto ao currículo dos alunos, podemos fortalecer ainda mais o pilar socioemocional em toda a comunidade escolar.

Com participantes de quatro regiões do país, a diversidade de experiências e relatos marcou a formação da turma fundadora do programa, proporcionando vivências teóricas e práticas para contribuir com a aplicação das iniciativas nas escolas. No vídeo a seguir, você pode conferir e relembrar conosco esse encontro tão especial:

 

Campanha “Sobre o que é esse momento?”

Com o início da pandemia em março, encontramo-nos em um lugar de questionamentos sobre o que estávamos e ainda iríamos vivenciar. Assim, junto a especialistas do LIV e parceiros convidados, iniciamos uma série de conteúdos e eventos on-line (as famosas lives) com o objetivo de questionar sobre o que se tratava o momento e como o desenvolvimento das habilidades socioemocionais poderia nos ajudar.

Com a hashtag #SobreOQue, convidamos educadores, famílias e alunos para debater essa questão conosco nas redes sociais, levantando temas como saúde mental, traumas coletivos, empatia, escuta e outros que permearam os primeiros sentimentos em torno da pandemia.

Entre os convidados, contamos com apresentações dos psicólogos Alexandre Coimbra e Christian Dunker, do médico pediatra Daniel Becker, da educadora parental Elisama Santos, e das especialistas em educação Lourdes Atié e Cláudia Costin, dentre outros nomes.

 

LIV em Casa

Com a necessidade de isolamento social, a equipe do LIV buscou criar novos materiais de trabalho para manter o suporte às escolas parceiras. Desenvolvemos atividades que responderam ao contexto do momento e, ao mesmo tempo, se adequaram para as aulas on-line, que se configuraram uma realidade após abril. Junto às instituições de ensino, adaptamos e criamos novos conteúdos para cada realidade, sempre mantendo a essência de nosso programa socioemocional.

Nasceu, dessa forma, o LIV em Casa, um conjunto de atividades e materiais audiovisuais que buscam transpor os princípios das aulas presenciais, garantindo assim o apoio à saúde mental de alunos e professores.

Aula LIV de socioemocional on-line

 

Jornada Pedagógica

Entre os meses de maio e agosto, nossa equipe realizou em formato virtual a Jornada Pedagógica LIV, que contou com diversos encontros on-line para escolas e famílias. Cada instituição parceira pôde participar de até cinco encontros sobre temas que contribuíssem para a facilitação da rotina escolar e a criação de espaços de escuta e acolhimento para as equipes e famílias dos estudantes.

Dentre os temas, os participantes puderam saber mais sobre comunicação não-violenta, mediação de conflito, luto e perdas, LIV on-line, saúde mental para famílias e para professores, e outros. Foi um espaço de cuidado para o momento que estávamos vivenciando.

 

1º Congresso LIV Virtual

Os congressos do LIV são um ponto alto do ano junto às escolas parceiras e convidadas. É quando recebemos especialistas, nacionais e internacionais, para debater questões que tangem à educação e ao desenvolvimento socioemocional. Em maio de 2020, tivemos o desafio de levar esse evento anual para a internet, criando assim o Congresso LIV Virtual: #SentimentosAmproximam.

Tivemos a feliz experiência de fazer um grande evento aberto a pessoas de todo o Brasil, possibilitando que muitas vivenciassem a experiência LIV pela primeira vez. Foram milhões de espectadores que conheceram mais sobre saúde mental, integração entre escola e famílias na pandemia, criatividade e ócio criativo, medicalização entre jovens, cancelamento virtual e também refletiram sobre o cenário que imaginávamos para o mundo pós-pandemia.

No primeiro dia do Congresso LIV Virtual, o público assistiu a falas de convidados especialistas e personalidades públicas como Taís Araujo, Lourdes Atié, Joana London, Duda Falcão, Alexandre Coimbra, Amyr Klink, Caio Lo Bianco, Daniel Becker, Domenico De Masi, Vik Muniz, Fernanda Costa-Moura, Vera Iaconelli, Anna Carolina Lo Bianco, Maria Homem, Ingrid Guimarães, Francisco Bosco, Christian Dunker, Renato Noguera, e Claudio Thebas.

Para quem não assistiu ou deseja rever o evento, criamos uma playlist completa no YouTube, confira:

 

Jornada do Selo Azul

Para difundir ainda mais o conhecimento sobre habilidades socioemocionais, iniciamos em julho uma jornada formativa gratuita, que nomeamos Jornada do Selo Azul, visando inspirar comunidades escolares mais fortes, redes mais sustentáveis e ambientes mais saudáveis nos quais as emoções são levadas a sério e os espaços são seguros para que todos se sintam acolhidos. 

Esta jornada começou com a publicação do Guia LIV de Acolhimento, criado com a intenção de transbordar o cuidado emocional e auxiliar escolas por todo o Brasil durante as aulas on-line e também para um possível plano de retomada às aulas presenciais. Ao final, as escolas receberam um Selo Azul e um kit de materiais exclusivos para ambientação. 

O guia ainda está disponível para download e acreditamos que o conteúdo pode inspirar o planejamento do ano letivo.  

 

Campanha Escola que Sente

Em agosto, a atriz Fernanda Montenegro deu voz aos sentimentos da escola em vídeo intitulado “Escola que sente”, homenagem do LIV para todos os educadores do Brasil. O filme se apresenta como uma homenagem, em forma de poesia, a todas as escolas e educadores, personificando a instituição e refletindo sobre seus sentimentos e sobre como as pessoas e relações a formam. A escola é (ou deveria ser) presente na vida de todos e, mais do que nunca, foi possível perceber como a nossa sociedade se organiza a partir dela.

“A gente ouviu muito dos nossos alunos e professores que eles sentem falta da escola. Existe um lugar simbólico de pensar que essa escola também sente falta das pessoas que a compõem e escrevem suas marcas e histórias nos seus corredores”, conta Joana London, psicóloga e gerente executiva pedagógica do LIV.

A narração do vídeo traz a experiência de uma escola viva, que fala do que sente e reconhece a importância das pessoas. Uma escola que se identifica tanto com a “gritaria e movimento” como, também, com o “silêncio e concentração”. As cenas ilustram a instituição vazia e a presença isolada de algumas pessoas, representando os alunos, professores e funcionários que costumam ocupar esse espaço. A gravação das imagens ocorreu respeitando todas as indicações dos órgãos de saúde e o áudio foi enviado por Fernanda Montenegro da sua casa.

Assista ao vídeo completo da campanha clicando no botão de play a seguir:

 

2º Congresso LIV Virtual

Após o sucesso do nosso 1º Congresso LIV Virtual, decidimos realizar, em setembro, outro evento on-line de alcance nacional e internacional. Na segunda edição, que também durou dois dias, tivemos a oportunidade de escutar palestras dos brasileiros Elisa Lucinda, Ailton Krenak, Drauzio Varella, e do americano Daniel Goleman, além de vivenciar a experiência Seja LIV, na qual os participantes puderam interagir em um cenário virtual e 3D para conhecer todos os projetos e ações do LIV para a educação básica.

Foi um momento de debater questões relacionadas à educação, à palavra e ao tempo, ao impacto do emocional na saúde e seus dilemas em relação ao futuro. Você pode assistir a todas as apresentações clicando no vídeo abaixo:

 

Formação para Gestores FDC

Em uma ação inédita, criamos junto à Fundação Dom Cabral o primeiro programa executivo de formação para gestores e lideranças escolares. A primeira turma participou das aulas no formato à distância entre novembro e dezembro, e pôde se aprofundar em questões sensíveis da liderança escolar, valorizando assim o papel dos gestores junto às suas escolas. 

Além de representantes da Fundação Dom Cabral e do LIV, os módulos de atividades tiveram a presença de convidados como Ricardo Paes de Barros, economista chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper; Daniel Goleman, norte-americano autor do best-seller “Inteligência Emocional”; Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de educação de São Paulo, Luciana Pölönen, líder no Brasil da Hundred, organização educacional global que ajuda a melhorar a educação por meio de inovações; Paula Pimenta, diretora de customer care da Natura&CO para América Latina; Rachel Maia, CEO na RM Consulting Consumer Goods, especialista em experiência do consumidor, expansão e liderança; Juana Sancho, professora de tecnologias educacionais na Universidade de Barcelona; e Leandro Karnal, professor e historiador.

 

+ KIT PARA DOWNLOAD: O melhor do LIV em 2020 – Socioemocional para todos

Agora que você conferiu um pouco de como foi este ano para o LIV, unimos os melhores conteúdos socioemocionais do LIV em um kit na nossa missão de levar o socioemocional para todos! Você pode acessar o kit clicando aqui e se cadastrando para conferir os melhores e-books, posts, vídeos, infográficos e entrevistas de 2020. 

Clique aqui para baixar e compartilhar todo esse conteúdo com educadores e famílias.

 

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *