Educação socioemocional: o que esperar do LIV em 2021

22 de dezembro de 2020

Conheça as novidades do programa Laboratório Inteligência de Vida para escolas, educadores, alunos e famílias!

Inquietude para fazer um programa sempre melhor para as escolas e famílias parceiras é o que move o Laboratório Inteligência de Vida (LIV). Desde nossa criação, constantemente ampliamos e renovamos nossas ações, materiais, atividades e eventos, e para 2021 não poderia ser diferente.

Para o novo ano que segue, estudamos as melhores referências para oferecer um conteúdo que respondesse aos anseios das escolas diante das novas configurações sociais, e com uma ampliação também no segmento on-line.
A seguir você conhece os principais lançamentos do LIV para a educação socioemocional em 2021. Confira!

 

LIV no ensino híbrido

O ano de 2021 ainda será, infelizmente, marcado pela pandemia de Covid-19, o que implica em escolas sem aulas presenciais ou com funcionamento parcial, com aulas on-line ou um rodízio entre os alunos entre o espaço físico e on-line. Para atender às perspectivas dessa nova configuração, a equipe pedagógica do LIV elaborou materiais e iniciativas que apoiam professores e alunos no contexto de ensino híbrido.

Para os professores, será oferecido um material complementar ao Manual do Professor, que trará sugestões de adaptações para o modelo híbrido em cada uma das atividades elaboradas pelo LIV. Esse material também contém sugestões de dinâmicas extras que podem ser aplicadas livremente, bem como uma seleção de ferramentas digitais que podem auxiliar os professores a adequarem suas aulas ao formato híbrido.

O material será entregue em um evento de formação para professores sobre ensino híbrido, empoderando-os para atividades socioemocionais nesse novo modelo. Por fim, traremos materiais extras para alunos em formato de vídeos, para que seu desenvolvimento socioemocional possa ser ainda mais potencializado em casa, impactando as famílias.

 

Percurso Pedagógico LIV: formação contínua para as escolas

Uma das maiores novidades para 2021 é a estruturação do Percurso Pedagógico LIV, que reúne todas as iniciativas do programa para desenvolvimento da comunidade escolar, focando na formação permanente das equipes.

O projeto acompanhará as escolas durante todo o ano e terá um percurso composto por trilhas de estudos com conteúdo em diversos formatos, que englobam referências teóricas e momentos de prática. As trilhas foram criadas para aprofundar o olhar sobre aqueles que fazem a #EscolaQueSente junto com os alunos, uma campanha do LIV que homenageia a todas as escolas e educadores do Brasil, refletindo sobre seus sentimentos e sobre como as pessoas e relações a formam.

Acreditamos que toda a comunidade escolar é educadora. Nas relações estabelecidas na hora do recreio, na sala de aula, logo na entrada com aquele “bom dia”, na visita à secretaria ou à biblioteca, essa potente comunidade educadora participa ativamente do desenvolvimento dos alunos e fortalece o pilar socioemocional de cada escola.

Por isso, o projeto visa levar essa perspectiva para toda a comunidade escolar, incluindo professores, funcionários e alunos. Ao longo do percurso, os participantes poderão se aprofundar no tema, realizar projetos, receber atendimentos personalizados e conhecer novas referências com apresentações de uma série de especialistas convidados, garantindo um ano de muito aprendizado. Contaremos com a participação dos professores na plataforma interativa, para que eles possam ter uma troca de assuntos e experiências relevantes à sua própria formação.

“No Percurso Pedagógico LIV, teremos três trilhas de aprendizagens no decorrer de um ano, trazendo conteúdos relevantes para a prática socioemocional nas escolas. Juntos, passaremos por momentos de Sensibilização, Prática, Aprofundamento e Desdobramento, buscando sempre a aproximação com o ser e o fazer dos educadores, fortalecendo assim o pilar socioemocional”, explica Paloma Bastos, pedagoga e coordenadora pedagógica do LIV.

Em uma das ações do momento de Sensibilização do percurso, por exemplo, os participantes são convidados a fazer a imersão on-line no Portal LIV focada no desenvolvimento socioemocional do professor, para inspirar o autoconhecimento e o autocuidado, chamada “Cuidar de quem ensina”. Em outro momento, na parte dedicada à Prática, o objetivo é atualizar o professor e/ou apresentar como programa é estruturado, seus materiais, fundamentações e principais orientações para o desenvolvimento socioemocional da melhor forma dentro e fora da sala de aula.

Percurso pedagógico do LIV sobre socioemocional de educadores.

 

Atualização do material para alunos

Para que possamos a cada dia adequar mais o nosso material à linguagem e interesse dos alunos, realizamos pesquisas e um trabalho constante junto às escolas parceiras. Anualmente, o material pedagógico do LIV para cada segmento passa por atualizações visando o melhor desenvolvimento socioemocional das comunidades escolares. Estamos sempre buscando oferecer recursos para maior aproximação entre as escolas, seus alunos e famílias. Nessa perspectiva, para 2021, destacamos duas grandes novidades do material dos alunos em dois segmentos. Saiba mais:

Ensino Fundamental – Anos Iniciais – 4º e 5º ano

Diante da dificuldade de engajamento que muitos educadores enfrentam em turmas com adolescentes, realizamos um mergulho mais profundo nos interesses e anseios de alunos dessa faixa etária. Após análise com parceiros e escolas, apostamos mais no engajamento e no protagonismo dos alunos e dividimos as aulas em dois grandes momentos: os projetos e os jogos colaborativos.

O material do LIV é construído pensando em um processo: primeiro olhamos para nós mesmos, depois para nossa relação com o mundo. Por isso, no 4º ano, uma das novidades fica por conta do projeto “O mundo em mim”, que aborda os sentimentos, os comportamentos e os costumes, tanto das crianças quanto das demais pessoas a sua volta. A culminância do projeto é o momento em que a turma é convidada a elaborar um presente para outra escola. A ideia é que os alunos coloquem em prática a capacidade de se comunicar com pessoas e culturas diferentes. Assim, durante o primeiro semestre as crianças vão trilhar um caminho que possibilite esse ponto de chegada.

Além disso, acreditamos que as crianças que têm contato com culturas diferentes e histórias diferentes, têm também seu repertório de possibilidade de agir no mundo ampliado. E se desejamos uma educação integral, em que crianças e jovens sejam ativas e tenham suas vozes ouvidas, precisamos oferecer recursos para isso. Contudo, muitas crianças acreditam que apenas poderão interferir no mundo quando forem adultas. Por isso, criamos para o 5º ano o projeto “Crianças agindo no mundo”, no qual os estudantes terão contato com diversas histórias de crianças e adolescentes que se sensibilizaram e se mobilizaram para realizar algo em prol de si mesmos, de suas comunidades ou do mundo.

No que diz respeito aos jogos colaborativos, convidamos os alunos desses anos a conhecerem dois jogos. O primeiro é Gaia, uma aventura intergaláctica com habitantes de um planeta há muitos anos-luz de distância da Terra, cuja ação está pautada no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O segundo jogo chama-se Liga, e faz um convite para que os alunos coloquem essas habilidades em prática, investindo na comunicação, criatividade e colaboração. Para dar vida a essas propostas, fizemos parceria com os designers e ilustradores Diego Machuca e Lucas Fowl, e com o desenvolvedor de jogos educacionais, Cleyson Melegari, buscando estética e linguagem mais próximas dos alunos.

Ensino Fundamental – Anos Finais – 9º ano

No Ensino Fundamental Anos Finais, os alunos são apresentados a diferentes disciplinas e professores, iniciando um processo de maior cobrança em relação ao estudo formal. Em paralelo, vivenciam um momento repleto de transformações: a adolescência. Nela, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna ainda mais importante, facilitando na relação interpessoal e intrapessoal.

O currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades principais, são elas: perseverança, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e colaboração. Para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades, trabalhamos com temáticas e ferramentas conectadas com a linguagem dos alunos. As aulas se dividem em jogos, projetos e seriados audiovisuais, engajando-os ainda mais no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Para 2021, teremos uma mudança no projeto colaborativo, trazendo um tema urgente para os alunos dessa faixa etária: a conectividade e seus limites. Com uma rede de comunicação cada vez mais centrada em dispositivos digitais, muitos adolescentes questionam o excesso de telas e a falta de relações presenciais, questões que serão abordadas nas ações desse projeto.

No que diz respeito aos jogos, criamos uma nova opção para as famílias, chamada “E se você…”, que oferece aos jogadores cenários e situações hipotéticas que servem como ponto de partida para ampliar as conversas entre os membros das famílias.

 

Família – App LIV Juntos

O LIV acredita na força do encontro e da interação, mas também acredita que as tecnologias digitais podem contribuir para aproximar pessoas. Para incentivar essa aproximação no ambiente familiar, criamos o App LIV Juntos, uma ferramenta que leva para as telas dos smartphones a linguagem do LIV, com ações focadas no encontro e no diálogo entre responsáveis, crianças e adolescentes, seja no ambiente digital ou analógico.

O aplicativo resgata o conceito dos álbuns de família, muito comuns em papel, mas que se perderam com a fotografia digital e divulgação nas redes sociais. Além de recriar essa memória, o app oferece aos pais, mães e responsáveis, propostas de atividades adequadas a cada faixa etária que podem ser realizadas em casa. Levando sempre a proposta do LIV de experimentação e abordando temas relevantes como autonomia, despedidas, sentimentos e uso da internet, dentre outros.

Ao final de cada atividade, a família é convidada a fazer um novo registro, adicionando memórias a esse álbum, que pode ser compartilhado com outros membros da família. Os educadores também poderão participar do mural, aproximando e criando conexões entre a comunidade escolar. O aplicativo estará disponível a partir de 2021, inicialmente, para as famílias do Ensino Infantil e do Fundamental Anos Iniciais que vivenciam o LIV na escola.

App LIV Juntos

 

Alerta de spoiler!

Se você conhece o LIV, provavelmente também conhece o Tomás. Ele foi o primeiro personagem criado pela nossa equipe pedagógica em parceria com a autora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo como parte do material do programa para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Desde então, tornou-se um queridinho das crianças e dos adultos.

Em 2021, Tomás ganhará uma nova versão em desenho animado, que dará vida a novas aventuras do personagem. Em cada episódio, ele irá vivenciar histórias que ajudam as crianças a compreender mais sobre suas emoções, sentimentos e a inteligência emocional. A seguir, você confere um trailer para ter um gostinho dessa animação:

Quer saber mais sobre o LIV e a educação socioemocional? O programa tem como base um conjunto de referências teóricas que reúne grandes especialistas da pedagogia, psicologia e neurociências, bem como outras áreas do meio acadêmico. Confira como o LIV estimula, na prática, o desenvolvimento do pilar sociomocional em escolas de todos o Brasil!

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
ANA LETICIA COSMO NASCIMENTO

OLA EU SOU LETICIA,SO VIM FALAR QUE NA MINHA ESCOLA DEMOEOU MUITO PARA EU PEGAR FERNANDA E QUANDO CONSIGIR FIQUEI BEM FELIZ,MAIS É ISSO OBRIGADA POR TER VISTO ESSE MEU COMENTARIO