
10/03/2025
Cuidar de Quem Cuida: Alexandre Coimbra abre a jornada de cuidado e bem-estar para professores das escolas parceiras do LIV
É realmente possível cuidar do outro sem cuidar de si? Em 2025, o LIV lança o projeto Cuidar de Quem Cuida, uma iniciativa exclusiva para professores das escolas parceiras do programa brasileiro referência em educação socioemocional. O projeto é um espaço de acolhimento e apoio, promovendo bem-estar e saúde integral por meio de trocas e ferramentas práticas.
O primeiro passo dessa caminhada será dado no dia 15 de abril, com um encontro exclusivo para professores das escolas parceiras do LIV. O psicólogo, escritor e palestrante Alexandre Coimbra, junto com à doutora em educação e especialista pedagógica do programa, Rafaela Paiva, conduzirão essa conversa especial sobre autocuidado, relações no ambiente escolar e a construção de uma comunidade acolhedora e sustentável.
Autocuidado: uma necessidade, não uma opção
A rotina do professor é intensa e, muitas vezes, o tempo para olhar para si mesmo é visto como algo inalcançável. Mas, segundo Alexandre, é preciso ressignificar essa visão.
“O professor tem uma profissão de entrega, está o tempo inteiro preparando algo para os outros. Mas nós, humanos, não temos uma disposição energética inesgotável para nos doar o tempo inteiro. Assim como a respiração precisa do movimento complementar de inspirar e expirar, também precisamos equilibrar os momentos de dar e receber.”
Criar pequenos espaços para sentir e elaborar emoções não é perda de tempo – é um ato essencial para a saúde e para a longevidade na profissão.
Relações na escola: o impacto na regulação emocional
O ambiente escolar pode ser um grande aliado no equilíbrio emocional de professores e alunos. Para isso, Alexandre reforça a importância de estarmos realmente presentes nas interações, sem interferências tecnológicas.
“Com a recente regulamentação do uso de celulares nas escolas, damos o primeiro passo. Mas ainda há muito a ser feito. Nós, adultos, também precisamos nos desconectar para nos reconectar de verdade uns com os outros.”
Além disso, ele destaca que o espaço de acolhimento emocional não pode estar restrito a um único momento ou disciplina:
“Se um aluno chora de preocupação com a nota na aula de Física, ele precisa ser acolhido ali também. A escuta precisa ser um valor de todos para todos dentro da escola.”
O equilíbrio entre cuidar do outro e cuidar de si
Professores e profissionais de áreas ligadas ao cuidado costumam se colocar sempre em segundo plano. O problema? O mundo se acostuma com isso.
“A palavra mais importante de aprender a dizer na vida passa a ser ‘não’. ‘Não posso’, ‘não consigo’, ‘não quero’. Isso não nos torna egoístas – nos ajuda a estabelecer limites saudáveis para nossa doação.”
Para cuidar do outro, é preciso antes cuidar de si.
Comunidade: um fator essencial para o bem-estar emocional
Ninguém ensina ou aprende sozinho. O senso de comunidade é um fator de proteção emocional poderoso para os educadores. Mas como construí-lo de forma genuína e sustentável?
“Uma escola que fortalece a memória das suas interações – sejam momentos difíceis ou de celebração – se torna um espaço de pertencimento.”
Criar momentos de troca, escuta e colaboração fortalece os laços e pode tornar o ato de educar mais inspirador e significativo.
Essas são apenas algumas das reflexões que Alexandre Coimbra e Rafaela Paiva trarão no primeiro encontro do Cuidar de Quem Cuida, um espaço exclusivo para professores das escolas parceiras do LIV. Será um momento de acolhimento e troca, pensado para apoiar os educadores, fortalecendo redes de afeto. Se sua escola faz parte do programa brasileiro referência em educação socioemocional, fique atento(a) às comunicações internas para saber mais sobre como participar.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.