Ideias para superar 5 desafios que afetam a rotina de todo gestor escolar

[E-BOOK] Ideias para superar 5 desafios que afetam a rotina de todo gestor escolar

4 de fevereiro de 2022

Nova publicação gratuita analisa os desafios dos profissionais ligados à gestão escolar e mostra como a educação socioemocional pode contribuir com as escolas.

***

A importância da educação socioemocional para a formação e para o desenvolvimento integral dos alunos já é um consenso na academia e na comunidade escolar, sendo reconhecida como uma prioridade pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Mas, e quanto aos gestores das escolas, professores e demais profissionais da educação? Promover o autoconhecimento e desenvolver habilidades como comunicação assertiva, confiança e empatia de quem administra e de quem está na linha de frente do ensino também pode melhorar a gestão escolar? 

Para o Laboratório Inteligência de Vida, a resposta para a pergunta acima é um inequívoco sim. E foi para apontar caminhos e ajudar os gestores a refletirem sobre essas questões que desenvolvemos o e-book gratuito Ideias para superar 5 desafios que afetam a rotina de todo gestor escolar”

Nele, você encontrará dados, avaliações de especialistas e depoimentos de gestores parceiros do programa que abordam cinco dos principais desafios dentro da rotina escolar. 

Dentre os temas, você pode ler mais sobre a comunicação com os colaboradores, a gestão das equipes, organização financeira da escola e saúde mental da comunidade escolar, entendendo como as habilidades socioemocionais podem ser a chave para a solucionar esses desafios.

Confira a seguir um resumo dos 5 capítulos do novo e-book do LIV “Ideias para superar 5 desafios que afetam a rotina de todo gestor escolar”:


  • Parte 1: Como desenvolver a comunicação na minha escola?

No primeiro capítulo, o trazemos um panorama da importância de desenvolver uma comunicação não violenta no ambiente escolar e como isso impacta a vida dos gestores, dos colaboradores, dos alunos e de suas famílias. Você vai conhecer relatos de escolas e dicas da coordenadora pedagógica do LIV, Fernanda Borges Soutto Mayor:

“A habilidade de comunicação é fundamental para ajudar a diminuir os conflitos que podem existir na relação entre a gestão da escola e o seu corpo de profissionais. E a chave para isso é fazer o uso da comunicação não-violenta. O objetivo de todos ao se comunicar é compreender e ser compreendido. É preciso partir dessa premissa”.


  • Parte 2: De que forma posso gerir minha equipe escolar?

Na segunda parte, os leitores são convidados a debater o desafio da gestão de equipe. Mostramos ainda como o programa LIV tem ajudado os diretores e coordenadores a cuidar do desenvolvimento socioemocional dos educadores por meio do Percurso Pedagógico LIV.


  • Parte 3: Como priorizar a saúde mental dos gestores e a da comunidade?

A manutenção da saúde mental é, sem dúvida, um dos aspectos que devem receber a atenção de todo e qualquer indivíduo. E não poderia ser diferente para gestores escolares. No caso de uma comunidade escolar, a saúde mental dos integrantes de uma equipe de gestão pode ser determinante para que toda a cadeia de ensino atinja a sua potencialidade, de acordo com Fernanda Soutto Mayor:

“Se a gestão não coloca como uma prioridade o cuidar de si, o cuidar desse time de líderes, muitas vezes eles não terão condições de entregar tudo que desejam, seja na organização da escola, seja na relação com o corpo de profissionais, com os pais e com os alunos”.


  • Parte 4: Organização financeira: racional ou emocional?

Equilibrar a gestão financeira da escola é também um dos desafios mais citados pelos gestores em seu dia a dia. Para falar sobre esse tema, convidamos o gerente executivo de inteligência pedagógica e financeira do grupo Eleva Educação, Gustavo Raid Rodrigues, que oferece também recomendações práticas.


  • Parte 5: O que fazer em uma campanha de matrícula?

Por causa da pandemia, as escolas particulares perderam cerca de um terço das matrículas previstas para o início de 2021, segundo pesquisa da consultoria de gestão escolar Rabbit. Essa situação revela apenas um dos desafios relacionados à campanha de matrículas que as escolas privadas enfrentam anualmente. Para falar sobre como o LIV contribui com as escolas nesse momento tão delicado do ano, o e-book traz relatos de escolas parceiras e falas da consultora pedagógica do LIV Juliana Hampshire.

Para baixar o novo e-book do LIV, clique aqui!

***

Acesse outros e-books gratuitos do programa LIV:

***

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.

 

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *