Nova publicação do LIV aborda o tema de maneira direta e convida os adultos a pensarem sobre sua saúde mental, independentemente da idade ou contexto social. Conheça a seguir os detalhes desse material e acesse o link de download!
***
Cuidar da saúde mental é uma necessidade de todos os indivíduos. Porém, a falta de espaços de fala e de escuta em nossa sociedade para abordar esse tema muitas vezes afasta as pessoas, levando-as a crer que esse cuidado é apenas para grupos restritos.
E foi com o objetivo de endereçar o tema da saúde mental junto a um número maior de pessoas, que o LIV (Laboratório Inteligência de Vida), criou o e-book Saúde mental: cuidar de si é para todos, para mostrar que cuidar da mente é para todos, independentemente da idade e do contexto social.
Desse modo, esperamos reduzir algumas dúvidas, mitos e tabus que ainda afastam muitas pessoas de um olhar mais atento para si e para os outros ao redor. O e-book é gratuito para download e você pode ler no computador ou celular, como preferir.
Ao baixar a publicação, você irá conhecer algumas definições de saúde mental, ver dados a respeito de como anda essa questão no Brasil e no mundo, e entender por que esse cuidado é necessário tanto na vida adulta quanto na infância e na adolescência, em casa e na escola.
O e-book “Saúde mental: cuidar de si é para todos!” está dividido em seis partes. A seguir você pode saber mais sobre cada capítulo:
Será que a saúde do corpo e da mente estão separadas? Nesse capítulo inicial você vai conhecer algumas definições de saúde mental que vão servir como ponto de partida para o restante da leitura. Além disso, também é possível conferir alguns dados sobre o quadro da saúde mental em nosso país e no mundo.
Será que manter uma boa saúde mental significa estar sempre feliz, animado e produtivo? E sentir-se triste seria estar doente? Nessa parte, convidamos o psicólogo e consultor pedagógico do programa LIV, Phelipe Ribeiro, para analisar a saúde mental do ponto de vista do indivíduo e falar sobre felicidade e tristeza.
Saúde mental não é um problema apenas dos adultos. Hoje, há dados que mostram como essa questão impacta a vida de crianças na mais tenra idade. Nesse capítulo, você poderá entender por que é tão importante falar sobre sentimentos desde cedo e como endereçar essa conversa com os pequenos.
Nessa parte, trazemos um debate sobre como a cultura ocidental delineou o conceito de adolescência e os impactos disso nos dias de hoje. Trazemos também um recorte de dados sobre a saúde mental nessa faixa etária.
É impossível falar de saúde mental de crianças e adolescentes e não citar o papel de destaque da escola no que tange essa questão. Por isso, nesse capítulo falamos sobre a saúde mental das equipes escolares e buscamos mostrar como a escola pode ser uma parceira da família na manutenção da boa saúde mental.
Quando se fala em saúde mental, é comum as pessoas pensarem se trata de um tema distante, ou um problema apenas individual, mas a verdade é que se trata de um aspecto coletivo. Nesse último capítulo, falamos sobre essa questão e mostramos que buscar ajuda para falar sobre medos, ansiedades e angústias deve ser visto com naturalidade.
***
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é um programa de educação socioemocional presente em escolas em todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.
***
Veja outras publicações criadas por nossa equipe:
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey
Deixe seu comentário