Blog
Todas as publicações
Jovens em sala de aula participando de atividades sobre mercado de trabalho e desenvolvimento socioemocional.

Projeto de vida: O desafio de preparar jovens para a incerteza do mercado de trabalho

Confira dados sobre como a pandemia afetou a relação dos jovens com os estudos e qual o impacto disso em seus projetos de vida, interesses e inserção no ensino superior e mercado de trabalho.

Quem tem filhos ou alunos no Ensino Médio, muitas vezes se pergunta sobre como será a inserção desses jovens no mercado de trabalho. Após a pandemia, com as taxas de desemprego em alta e as mudanças drásticas no modo como trabalhamos, a questão passou a ser ainda mais frequente. Afinal, como deixá-los preparados para um futuro tão incerto?

Ainda que a formação escolar e as possibilidades de inserção sejam mais disponíveis e amplas atualmente do que em gerações anteriores, grande parte dos recém-saídos da escola luta para encontrar bons empregos que reflitam suas habilidades e seus interesses. 

Relatório publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a partir de dados do exame internacional PISA, mostra, por exemplo, que as aspirações profissionais de alunos do Ensino Médio não são um simples reflexo da capacidade acadêmica ou de seus objetivos pessoais. Em vez disso, elas refletem aspectos sociais bem mais complexos, como renda familiar, gênero e até nacionalidade.

No que diz respeito à renda, por exemplo, o documento aponta que, mesmo quando os níveis de proficiência entre estudantes são igualados, aqueles provenientes de famílias mais favorecidas têm probabilidade maior de querer ir para a universidade em comparação a estudantes provenientes de famílias mais pobres – o que muitas vezes os impossibilita de avançar na educação formal e no mercado de trabalho.

Essa assimetria de oportunidades é uma questão tão importante que não pode ser deixada de lado ao se pensar no futuro da juventude, especialmente quando as estatísticas apontam para discrepâncias marcadas por um evidente recorte de classe social e raça. Isso tudo deixa a nós, adultos, um questionamento central: quais oportunidades estamos oferecendo efetivamente às futuras gerações?

O mercado de trabalho para os jovens 

Segundo estudo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no último trimestre de 2024 cresceu a quantidade de jovens com ocupação, na faixa etária de 14 a 24 anos. Falando em termos de mercado de trabalho, o índice de desemprego dos jovens diminuiu e foi de 25,2% para 14,3%.

Além disso, o mercado de trabalho para jovens oferece muitas oportunidades para aprendizes e estágios, o que pode ser uma porta de entrada para o emprego formal. Nesse sentido, também houve crescimento no número de jovens que participam de programas de estágios e aprendizagem. Somente em 2024, por exemplo, quase 640 mil jovens foram contratados como aprendizes, com regulamentação da Lei 10.902. E, nos primeiros dois meses de 2025, o número de jovens em estágios foi de quase 1 milhão.

Apesar do cenário ser mais encorajador do que nos últimos anos, ainda assim é essencial preparar os estudantes cada vez mais para que eles acessem as melhores oportunidades, sendo esse um desafio que o LIV pode auxiliar, como veremos abaixo.

Projeto de vida e fatores que impactam a escolha dos jovens pela profissão 

Quando se fala sobre o desafio de preparar jovens para a incerteza do mercado de trabalho, outra questão que vem à tona é se nós, adultos, estamos incentivando os jovens a buscar suas aspirações ou estamos apenas replicando com eles os modelos de trabalho que já conhecemos.

Como destacamos em publicações anteriores, no mercado de trabalho futuro, a expectativa é que, cada vez mais, as profissões passem a exigir mais competências sociais e emocionais do que apenas competências técnicas – fator que já vem se tornando realidade em alguns setores. 

Pensando nessas questões tão urgentes para o Ensino Médio, o LIV buscou alinhamento com as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Projeto de Vida no Ensino Médio, permitindo que estudantes, educadores e famílias possam entender quais são as possibilidades de escolha que os jovens têm diante de si e que estratégias criar para ampliar essas possibilidades.

No material, questões e atividades sobre mercado de trabalho para jovens são endereçadas desde o 9º ano do Ensino Fundamental e seguem até o Ensino Médio, dando mais tempo para o estudante refletir sobre suas possibilidades e escolhas. Nesse processo, ele participa de atividades dinâmicas criadas para estimular a reflexão sobre seu futuro de uma forma ampla, avaliando outras possibilidades que não as que já estão postas no contexto de cada aluno.

Um dos exemplos desse enfoque são as atividades criadas pelo LIV para tratar do Projeto de Vida no Ensino Médio. O Projeto de Vida é um componente obrigatório da etapa do Ensino Médio e convida a escola a proporcionar ao estudante um espaço de promoção de um olhar integral sobre si, sua trajetória e seus objetivos, levando em consideração os múltiplos contextos sociais, juventudes e realidades.

Segundo a BNCC, o projeto visa, através do desenvolvimento da consciência crítica, da criatividade, da autonomia e da responsabilidade; à construção da própria identidade; à tomada de decisões éticas e fundamentadas; e à descoberta de maneiras de enfrentar os novos desafios presentes na contemporaneidade.

A intenção é que os estudantes possam se entender como protagonistas das suas histórias e que compreendam que os aspectos pessoais e sociais podem interferir, auxiliando ou não, nesse processo de construção de suas escolhas, presentes ou futuras.

A proposta pedagógica do LIV para o Ensino Médio é voltada para o desenvolvimento do Projeto de Vida, como estipulado pela nova configuração apresentada acima. E foi organizada a partir de três eixos: “COMO EU ESTOU?”, “O QUE ME MOVE?” e “PARA ONDE VOU?”.

Essa divisão temática está alinhada com as demandas mais significativas de cada série, porém algumas questões são e serão pertinentes ao longo de toda a trajetória da vida de qualquer pessoa. Por isso, abordamos, ao longo dos três anos, temáticas como: autoconhecimento, relações familiares, responsabilidade social e tomada de decisão saudável.

Para saber mais sobre como o projeto de vida dos estudantes do Ensino Médio é trabalhado na prática com o LIV? Acesse um KIT GRATUITO com um infográfico, um e-book e um talk show exclusivo sobre como se adaptar ao novo modelo de ensino para essa etapa. 

Leia também sobre O que é projeto de vida

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas em todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.

Confira outras publicações do LIV sobre adolescência e juventude:

 



O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.