Escolas que cuidam do desenvolvimento socioemocional de seus alunos

Escolas que cuidam do desenvolvimento socioemocional de seus alunos

15 de março de 2022

Três educadores contam como suas experiências no dia a dia da escola foram impactadas pelo programa de educação socioemocional do Laboratório Inteligência de Vida.

*** 

Uma pesquisa realizada pelo portal Porvir revelou que 70% dos estudantes entre 11 e 21 anos de idade consideravam imprescindível ter na escola o acesso a atividades que os ajudassem a lidar com emoções e sentimentos, e que incentivassem o autoconhecimento, a afetividade e as relações. 

Contudo, os dados do levantamento mostraram que apenas 27% tinham esse tipo de acesso em suas escolas até 2019. Nos anos que se seguiram à divulgação da pesquisa, a pandemia fez crescer ainda mais a necessidade de abrir espaço para esses temas. E não apenas para os estudantes, mas também para seus professores e famílias.

Zíngara Pereira, Supervisora Pedagógica e Professora do LIV no Colégio Educato, de São Luís, no Maranhão, acredita que a abertura de sua escola para essas e para outras temáticas no âmbito socioemocional mudou sua maneira ver a educação:

Após todo esse contexto de pandemia, nós tivemos um suporte incrível de acompanhamento de toda a equipe, com propostas de aula on-line, com material rico e material didático. Foi um momento de grande insegurança, acredito que para todas as escolas, mas o LIV trouxe para a gente uma oportunidade de trabalhar as habilidades emocionais por meio do contexto virtual”. 

O Colégio Educato é uma das escolas parceiras do programa LIV – dentre mais de 500 pelo Brasil – que trazemos neste post para exemplificar os benefícios de abrir a grade curricular para o aprendizado socioemocional.

A seguir, você confere o depoimento completo de Zíngara e pode ler mais dois relatos de escolas parceiras do LIV que demonstram como o desenvolvimento socioemocional do programa tem mudado suas comunidades:

  • Apoio e acolhimento presencial e on-line nas escolas

Zingara Pereira, Supervisora Pedagógica e Professora do LIV no Colégio Educato, de São Luís, no Maranhão

“Estamos utilizando o LIV há mais ou menos três anos e tem sido uma proposta incrível! Estamos conseguindo garantir os resultados desejados com os nossos alunos. Além disso, temos o suporte incrível de toda a equipe do LIV, por meio do portal e da parte da assessoria, e as palestras que a gente consegue oportunizar para as famílias com temáticas importantíssimas. 

Após todo esse contexto de pandemia, nós tivemos um suporte incrível de acompanhamento de toda a equipe, com propostas de aula on-line, com material rico e material didático. Foi um momento de grande insegurança, acredito que para todas as escolas, mas o LIV trouxe para a gente uma oportunidade de trabalhar as habilidades emocionais por meio do contexto virtual. Só tenho a parabenizar toda a equipe e agradecer, porque a nossa escola ganhou muito em ter implantado esse material como proposta pedagógica”.

Zíngara Pereira, Supervisora Pedagógica e Professora do LIV no Colégio Educato, de São Luís, no Maranhão.

  • Socioemocional está em todos os momentos: “viver o LIV é tudo!”

Ana Kelita Machado do Nascimento Cruz, Professora de LIV do CEI Zona Sul Mirassol, em Natal, no Rio Grande do Norte.

“Desde 2019 estamos com o LIV e foi um grande degrau para nossa escola. Está sendo maravilhoso. Viver o LIV é tudo! As crianças às vezes acham que é um dia na semana, um dia de contar histórias, mas não é isso. O LIV está em todos os momentos: na mediação, no lanche, em algo que eles contam para a gente. Eles estão vivenciando o LIV nesses momentos, com tudo o que estudamos, tudo o que conversamos […]. 

Estamos em um momento muito atípico, e o LIV veio na hora exata. Até com as crianças no on-line no ano passado, por exemplo, o LIV era um deleite. Este ano, elas vieram com mais sede do LIV. Eu não consigo expressar o que a gente vivencia em sala, é muito intenso, mas quem dera que outras escolas tivessem essa vivência ”.

Ana Kelita Machado do Nascimento Cruz, Professora de LIV do CEI Zona Sul Mirassol, em Natal, no Rio Grande do Norte.

  • Criando um pilar socioemocional na comunidade escolar

José Ricardo, Professor do LIV no Centro Educacional de Toledo, em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.

“O LIV chegou aqui na escola em 2020, exatamente no ano em que nós iniciamos com o processo da pandemia. Foi muito oportuno o LIV ter chegado na nossa escola exatamente neste momento, porque iniciou-se um processo em que as pessoas, principalmente nossos alunos, passaram por uma série de mudanças e conflitos emocionais. Distanciamento da escola, distanciamento social. Uma nova realidade. E o LIV, então, chega neste momento na escola para apoiar os nossos alunos a enfrentarem de um modo, de certa forma, mais leve, de uma forma onde eles puderam perceber que eles tinham voz, que as emoções deles eram respeitadas e que eles poderiam se expressar na medida em que eles se sentissem à vontade.

O LIV causou uma mudança no clima da escola, colegas querendo mudar sua postura, sua forma de dar aula e eu pensando diferente em relação às aulas dos colegas. […] Tem até uma passagem, uma situação que aconteceu mais ou menos em outubro do ano passado (2021). No dia dos professores, eu recebi a cartinha de uma aluna dando Feliz Dia dos Professores. Ela dizia assim na carta: ‘Tio Zé, muito obrigada por você ter me mostrado que eu posso dar a minha opinião, mas que eu, também, preciso respeitar, mesmo que eu não concorde, a opinião do outro’. Eu acredito que são esses retornos, esses feedbacks que a gente recebe dos alunos e das famílias, que mostram para a gente que o trabalho está caminhando”.

José Ricardo, Professor do LIV no Centro Educacional de Toledo, em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. 

***

Quer conhecer outros relatos de educação socioemocional?

Esses são apenas alguns destaques do programa LIV. Acesse o e-book Educação e Afeto nas Escolas: Histórias que acolhem e conheça outros depoimentos reais de educadores e instituições parceiras do programa! 

Veja também:

***

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *