conexão-liv

Conexão LIV pelo Brasil: educadores falam sobre o programa de habilidades socioemocionais que transformou suas escolas

25 de fevereiro de 2021

Em um vídeo especial, representantes de escolas das cinco regiões do país falam sobre o programa LIV. Assista e inspire-se!

***

De Norte a Sul do Brasil, o programa LIV vem impactando diariamente a realidade de mais de 350 instituições de ensino parceiras. Para contar mais sobre esse trabalho, criamos o Conexão LIV, um vídeo com falas de educadores de cada uma das cinco regiões do país para mostrar como a parceria com o programa tem ajudado a oferecer aos estudantes, educadores e famílias a oportunidade de desenvolver a inteligência emocional e as habilidades socioemocionais no ambiente escolar.

Afinal, nada mais justo do que escutar quem vivencia diariamente os desafios e aprendizados da rotina escolar, seja no ambiente presencial ou on-line. Para começar essa série de depoimentos, perguntamos para um representante de cada região: O que o LIV significa para você e para sua comunidade escolar

As respostas você pode assistir no vídeo abaixo! Em seguida, continue lendo o texto para saber mais sobre o programa e a aplicação do currículo socioemocional junto às escolas.

Educação para a vida: habilidades socioemocionais na escola

  • Conheça melhor o programa LIV

Embora as pesquisas acadêmicas mostrem a importância de investir no clima escolar e no desenvolvimento socioemocional de alunos, professores e famílias, elas também ressaltam que colocar essa ideia em prática exige mais do que ações isoladas. 

Para contribuir com as instituições de ensino nesse sentido, o grupo Eleva Educação criou o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), programa que tem como objetivo ajudar as escolas na construção de um pilar socioemocional que permite o trabalho constante dessas questões, de forma estruturada e atrelada à grade curricular. 

O LIV está presente em mais de 350 instituições de ensino parceiras, beneficiando mais de 200 mil pessoas. Junto às escolas, oferece um programa que atende desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e que se adequa às diferentes realidades educacionais do país. Contempla um conjunto de materiais e atividades semanais para os alunos, além de atividades específicas para educadores e famílias. Afinal, nada seria possível sem envolver a todos nesse processo.

Para Denise Ferreira, diretora pedagógica do Colégio Saint John, o programa “é a certeza de poder oferecer o melhor projeto socioemocional para os alunos, os pais e também para os professores”. Situado na capital do Rio de Janeiro, o Saint John é parceiro do LIV há cinco anos. Durante o Congresso Socioemocional LIV 2018, a gestora gravou um relato sobre como as atividades do programa ajudaram a unir famílias e escolas. Clique e assista a esse relato completo.

  • Habilidades socioemocionais na prática

Pesquisas acadêmicas mostram que uma boa proposta de educação integral deve ser apropriada a cada faixa etária, iniciando na Educação Infantil e atravessando todos os anos escolares até o Ensino Médio. Também deve intercalar atividades realizadas no âmbito familiar e na comunidade, de modo que tenha sentido para a criança ou para o adolescente. Isso porque cada grupo etário apresenta especificidades em relação ao desenvolvimento socioemocional que precisam ser respeitadas. 

Por isso, nas escolas parceiras do programa LIV, os estudantes têm acesso a materiais impressos, digitais e audiovisuais criados a partir de referências teóricas nacionais e internacionais que dão as bases para o trabalho dos educadores ao longo do ano letivo e são ofertados em atividades semanais previstas no currículo.

Para garantir a criação de um pilar socioemocional nas escolas, o trabalho do LIV não se restringe aos estudantes, chegando a mais duas frentes de atuação para atender aos educadores e às famílias.

Os espaços de escuta e atenção emocional para educadores, por exemplo, são trabalhados no LIV para Professores, que contribui com escolas parceiras para proporcionar um lugar de fala e de acolhimento às equipes escolares. A iniciativa fornece materiais de trabalho que são utilizados em momentos de formação coletiva conduzidos com a comunidade escolar ou com convidados do LIV, oferecendo às professoras e aos professores atividades coletivas e individuais, leituras e momentos de escuta, com embasamento e de forma orientada.

“A palavra que representa LIV na nossa escola tem a ver com suporte, com sistematização, com a gente sentir-se junto, propondo algo que ainda é revolucionário. A gente [escola] ainda é uma referência em poder ter uma equipe de psicologia e desenvolver, sistematicamente e com continuidade, formações sobre esses temas do socioemocional com os nossos professores, no horário de planejamento pedagógico. O LIV dá muito recurso que ajuda a nos manter firme nesse propósito”, destaca Eveline Ribeiro, psicóloga do CEI Romualdo, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Para as famílias, o leque de atenção inclui materiais de leitura, jogos e atividades para aumentar a interação em casa. Há ainda o aplicativo LIV para smartphones, que tem como objetivo reunir atividades e oferecer conteúdos para pais, mães e responsáveis sobre educação, inteligência emocional, comportamento e muitos outros temas relacionados à infância e adolescência. “LIV é compartilhamento de saberes, é saber lidar com sentimentos e emoções de forma responsável, de forma orientada. LIV é lidar com emoções”, destaca Elandia Dantas, gestora do Colégio AME, parceiro do LIV em Rio Branco, no Acre.

  • Uma proposta de múltiplos olhares

Um dos grandes diferenciais do LIV é o amparo de uma equipe pedagógica que busca constantemente, no Brasil e no exterior, as melhores referências teóricas e práticas relacionadas à educação socioemocional. Dessa forma, consegue oferecer às escolas parceiras um projeto atualizado, de múltiplos olhares e baseado em evidências.

“Nós temos 600 alunos, trabalhamos da Educação Infantil até o Ensino Médio com o material do LIV e estamos extremamente satisfeitos […]. É muito atual, é maravilhoso você ver uma criança pequena pensar e resolver falar de sentimentos, que é uma coisa tão difícil. Se é tão difícil para o adulto, imagina para uma criança?!”, destaca Maria Sheila Oliveira, mantenedora do Colégio Maria Montessori, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

“Esse projeto de educação socioemocional trouxe inúmeros benefícios para nossa comunidade escolar. Nos fez olhar com mais atenção para nossos sentimentos, aprimorar a comunicação das nossas conquistas e frustrações e, principalmente, desenvolver a percepção de que ninguém é igual a ninguém, e juntos somos melhores”, completa Frediana Vezzaro de Medeiros, diretora pedagógica da Escola Integração, no Paraná.

Além do material para parceiros, o LIV dedica uma atenção especial à produção de conteúdo gratuito, com eventos e publicações especiais abertos a educadores e famílias de todo o Brasil.

E você pode conferir todo esse material em nosso site. Clique e navegue!

***

Conheça e baixe alguns conteúdos gratuitos sobre habilidades socioemocionais:

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
ADALBERON

LIV... É sentir-se livre para voar nos mais diversos campos da imaginação, do aprendizado , do emocional e transmissão do saber. LIV, é o acompanhamento sociocultural e emocional de suporte pedagógico e engajamento sustentável para professores e diretores de escolas, que seja particular ou pública; não se faz distinção. É a melhor plataforma de ensino aprendizagem para aqueles que tem amor a profissão. Professor Adalberon Nunes Geraldo Escola Estadual Professor Theonilo Gama Maceió-AL

Wellington Lima

Congratulações à LIV pelo importante trabalho! Enxergamos tangências sinérgicas entre a vocês e o nosso kit educacional, para crianças de 03 a 13 anos.

Ladjane Galvão Moura

O LIV é um programa que nos possibilita, como educadores, trabalhar as habilidades sócio-emocionais dos alunos de forma sistematizada, isto tem trazido resultados muito positivos e impactantes para o desenvolvimento deles.