Mulheres que pensam a educação socioemocional com o LIV

Mulheres que pensam a educação socioemocional com o LIV

8 de março de 2021

LIV homenageia mulheres que contribuem para a divulgação e expansão da educação socioemocional nas escolas brasileiras.

**

Quando olhamos as estatísticas do Brasil, vemos que as mulheres são a imensa maioria entre os educadores de todas as etapas de ensino no Brasil. Em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 2,2 milhões de docentes registrados na Educação Básica, as mulheres se destacaram como maioria em todas as etapas de ensino: 96,4% na Educação Infantil; 88,1% nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 66,8% nos anos finais do Ensino Fundamental e 57,8% no Ensino Médio.

E, embora os números deem uma pista dessa representatividade, sabemos que eles não dão conta de revelar todas as mulheres que atuam, direta e indiretamente, para contribuir com o cenário educacional brasileiro. Afinal, nas escolas circulam ainda um imenso grupo de colaboradoras, psicólogas, formadoras, gestoras, administradoras, assistentes, estagiárias e muitas outras que também pensam e contribuem com a educação.

No programa LIV, por exemplo, contamos com um grupo de mais de 60 mulheres que trabalham diariamente para ajudar cada vez mais escolas a conhecerem a educação socioemocional. São pedagogas, psicólogas, consultoras, analistas, atendentes, comunicadoras, gestoras e tantas outras que acreditam no programa e se dedicam a levá-lo adiante. 

Além disso, também aprendemos, ao longo de nossa jornada, com o conhecimento de mulheres que contribuíram com o programa em diversas ocasiões, como palestras, formações e entrevistas, e que nos deram a oportunidade de refletir ainda mais sobre educação socioemocional. 

E para fazer uma pequena homenagem a todas essas mulheres, selecionamos aqui 20 conteúdos produzidos por e com elas. Veja a seguir!

Mulheres que pensam os materiais pedagógicos para educação socioemocional do LIV

Boa parte das colaboradoras que aparecem com mais frequência aqui no blog faz parte do time pedagógico do LIV, um grupo de pedagogos e psicólogos estudiosos da área e que atuam na criação e revisão de todo o material que vai para alunos, escolas e famílias. 

Também são elas (e eles) que nos ajudam a criar conteúdos sobre as questões trazidas pelos leitores deste blog, pelos seguidores do LIV nas redes sociais e em sites parceiros. Abaixo, você pode clicar nos títulos e conhecer algumas ações e temas levantados por essas mulheres nos últimos meses:

Para educadores

Para famílias

Para todos

Mulheres que convidamos para falar de emoções e educação socioemocional 

No programa LIV, acreditamos que o conhecimento é construído no coletivo. Por isso, além de contar com um time pedagógico de peso, também contamos com convidados externos, como especialistas, professores, familiares e alunos, que nos contam um pouco de sua visão sobre temas que permeiam a inteligência emocional e a educação socioemocional. E o que não faltam são exemplos de mulheres com voz ativa que vêm nos ajudando a pensar e repensar esses conceitos. Confira alguns desses conteúdos a seguir: 

Para educadores

Para famílias 

Para Todos

Liderança feminina no LIV

E para completar esse time de mulheres inspiradoras, trazemos também Fernanda Lemos, gerente executiva do LIV, para uma conversa sobre representatividade e o desafio de exercer um papel de liderança em uma empresa voltada à educação socioemocional.

Para ela, ser liderança nos dias atuais, nos quais a gente fala tanto sobre fazer com que as mulheres possam ocupar espaços, significa muito. Como mulher e gerente executiva do LIV, a Fer define sua experiência em uma palavra: “Sororidade”, que para ela significa “dar as mãos para as mulheres que estão ao redor e entender que a gente caminha muito mais forte quando caminhamos juntas. Ser mulher dentro do LIV é vivenciar isso em um ambiente de trabalho”.

Para a Fernanda, é necessário que o tema da desigualdade de gênero nos postos de trabalho seja abordada, dentro e fora de sala de aula:

“Assim, conseguimos fazer com que os alunos possam pensar sobre um fato e, a partir disso, discutir e ter suas próprias opiniões. Isso é o que vai fazer uma grande diferença para a sociedade e para a geração futura”.

Uma mensagem das mulheres do LIV para as mulheres de todo o mundo

Gostaríamos de estar junto de todas as mulheres, em suas singularidades e diversidades. Ouvir suas histórias, vozes, sentimentos, pensamentos, conquistas, medos e desejos. Mas esse é um trabalho impossível de ser realizado, porque ele não se esgota, e sim se renova e enriquece todos os dias. Diariamente, o mundo é tocado e transformado pela presença e ação das mulheres.

Compartilhamos do pensamento que uma excelente forma de nos unirmos é ouvindo nossas narrativas, conhecimentos e visões de mundo. Assim, nossa lista de conteúdos criados por grandes mulheres começa aqui, mas esperamos que não termine. Que vocês possam ampliar seus estudos e reflexões para que essa lista cresça e enriqueça.

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *