LIV homenageia mulheres que contribuem para a divulgação e expansão da educação socioemocional nas escolas brasileiras.
**
Quando olhamos as estatísticas do Brasil, vemos que as mulheres são a imensa maioria entre os educadores de todas as etapas de ensino no Brasil. Em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 2,2 milhões de docentes registrados na Educação Básica, as mulheres se destacaram como maioria em todas as etapas de ensino: 96,4% na Educação Infantil; 88,1% nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 66,8% nos anos finais do Ensino Fundamental e 57,8% no Ensino Médio.
E, embora os números deem uma pista dessa representatividade, sabemos que eles não dão conta de revelar todas as mulheres que atuam, direta e indiretamente, para contribuir com o cenário educacional brasileiro. Afinal, nas escolas circulam ainda um imenso grupo de colaboradoras, psicólogas, formadoras, gestoras, administradoras, assistentes, estagiárias e muitas outras que também pensam e contribuem com a educação.
No programa LIV, por exemplo, contamos com um grupo de mais de 60 mulheres que trabalham diariamente para ajudar cada vez mais escolas a conhecerem a educação socioemocional. São pedagogas, psicólogas, consultoras, analistas, atendentes, comunicadoras, gestoras e tantas outras que acreditam no programa e se dedicam a levá-lo adiante.
Além disso, também aprendemos, ao longo de nossa jornada, com o conhecimento de mulheres que contribuíram com o programa em diversas ocasiões, como palestras, formações e entrevistas, e que nos deram a oportunidade de refletir ainda mais sobre educação socioemocional.
E para fazer uma pequena homenagem a todas essas mulheres, selecionamos aqui 20 conteúdos produzidos por e com elas. Veja a seguir!
Boa parte das colaboradoras que aparecem com mais frequência aqui no blog faz parte do time pedagógico do LIV, um grupo de pedagogos e psicólogos estudiosos da área e que atuam na criação e revisão de todo o material que vai para alunos, escolas e famílias.
Também são elas (e eles) que nos ajudam a criar conteúdos sobre as questões trazidas pelos leitores deste blog, pelos seguidores do LIV nas redes sociais e em sites parceiros. Abaixo, você pode clicar nos títulos e conhecer algumas ações e temas levantados por essas mulheres nos últimos meses:
No programa LIV, acreditamos que o conhecimento é construído no coletivo. Por isso, além de contar com um time pedagógico de peso, também contamos com convidados externos, como especialistas, professores, familiares e alunos, que nos contam um pouco de sua visão sobre temas que permeiam a inteligência emocional e a educação socioemocional. E o que não faltam são exemplos de mulheres com voz ativa que vêm nos ajudando a pensar e repensar esses conceitos. Confira alguns desses conteúdos a seguir:
E para completar esse time de mulheres inspiradoras, trazemos também Fernanda Lemos, gerente executiva do LIV, para uma conversa sobre representatividade e o desafio de exercer um papel de liderança em uma empresa voltada à educação socioemocional.
Para ela, ser liderança nos dias atuais, nos quais a gente fala tanto sobre fazer com que as mulheres possam ocupar espaços, significa muito. Como mulher e gerente executiva do LIV, a Fer define sua experiência em uma palavra: “Sororidade”, que para ela significa “dar as mãos para as mulheres que estão ao redor e entender que a gente caminha muito mais forte quando caminhamos juntas. Ser mulher dentro do LIV é vivenciar isso em um ambiente de trabalho”.
Para a Fernanda, é necessário que o tema da desigualdade de gênero nos postos de trabalho seja abordada, dentro e fora de sala de aula:
“Assim, conseguimos fazer com que os alunos possam pensar sobre um fato e, a partir disso, discutir e ter suas próprias opiniões. Isso é o que vai fazer uma grande diferença para a sociedade e para a geração futura”.
Gostaríamos de estar junto de todas as mulheres, em suas singularidades e diversidades. Ouvir suas histórias, vozes, sentimentos, pensamentos, conquistas, medos e desejos. Mas esse é um trabalho impossível de ser realizado, porque ele não se esgota, e sim se renova e enriquece todos os dias. Diariamente, o mundo é tocado e transformado pela presença e ação das mulheres.
Compartilhamos do pensamento que uma excelente forma de nos unirmos é ouvindo nossas narrativas, conhecimentos e visões de mundo. Assim, nossa lista de conteúdos criados por grandes mulheres começa aqui, mas esperamos que não termine. Que vocês possam ampliar seus estudos e reflexões para que essa lista cresça e enriqueça.
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey
Deixe seu comentário