
15/03/2024
Dia da Escola: 5 filmes que trazem as relações no ambiente escolar para a cena
Quantas vezes aprendemos na escola sobre datas importantes? Pode ser nesse espaço que ouvimos falar pela primeira vez sobre a Independência do Brasil, comemorada todo 7 de setembro, ou sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado em novembro. Mas você sabia que há, também, o próprio Dia da Escola, o 15 de março?
A data é um bom momento para refletirmos sobre o papel dessa instituição, que vai muito além de ensinar disciplinas como matemática, física, química ou geografia. É na escola que quase todos nós temos as primeiras interações sociais fora da família e aprendemos a lidar com o outro, nos frustrando muitas vezes, mas, também, construindo laços.
Consultor pedagógico do LIV, Daniel Moraes destaca esse papel aglutinador de experiências que a escola traz:
“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança; e toda essa aldeia encontra-se na escola, com diferentes visões de mundo reunidas em um só lugar. Não existe ambiente melhor para construir princípios de cidadania, ética e respeito às diferenças, pois a escola é um laboratório da sociedade e da própria vida”, diz.
Gostando do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o papel das escolas? Confira também:
Escolas que sentem: gestores falam sobre o diferencial do LIV
Podcast do LIV: Christian Dunker fala sobre construção de escola segura
Crianças e jovens ansiosos: saiba como as escolas podem ajudar
E-book do LIV detalha vantagens de oferecer programa socioemocional
Além de tudo isso, a escola é, ainda, um terreno fértil para o desenvolvimento socioemocional. E o LIV tem sido parceiro de muitas delas nessa jornada, ao propor espaços seguros de fala, que contribuem para que os alunos conheçam melhor seus sentimentos e sejam capazes de se relacionar de forma mais saudável. Afinal, quando passamos a conhecer as dores e dificuldades de quem está ao nosso lado, temos a possibilidade de sermos mais empáticos.
“A partir do momento que eu tenho um local seguro para me expressar, eu também vou ser mais acolhedor com o outro, pois entendo a importância disso e valorizo essa troca”, defende Daniel.
O especialista do LIV nos lembra também que não existe um único modelo de escola. Cada uma lida com questões distintas e, ao redor do mundo, essas diferenças ficam ainda mais evidentes.
Para celebrar o 15 de março, selecionamos alguns filmes em que as relações construídas dentro de escolas são protagonistas. Confira a lista abaixo e aproveite para dar o play:
Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial (Índia)
O filme indiano acompanha a história do estudante Ishaan Awasthi, desmotivado pelo preconceito e pelo bullying que enfrenta por causa da sua dislexia. Ao conhecer o professor de artes Nikumbh, sua vida se transforma, a partir de um processo de aprendizagem afetuoso.
A obra mostra também os desafios que pessoas com transtornos de aprendizagem enfrentam e como os educadores, amigos e família podem ajudar a superá-los.
Turma da Mônica – Lições (Brasil)
Baseado na turma de um dos quadrinhos mais famosos do Brasil, o longa-metragem se passa no ambiente escolar e apresenta os desafios que os amigos enfrentam neste período. Entre eles está o drama de Mônica, uma das personagens principais, que troca de escola e, a partir daí, o grupo precisa aprender a lidar com tristezas, inseguranças e, de quebra, manter viva a amizade.
O Menino que Descobriu o Vento (Malauí)
Baseado na história real de William Kamkwamba, o filme conta a história de uma criança que superou adversidades econômicas e os desafios impostos pela pobreza, entre eles o acesso à educação. Ela conseguiu construir, a partir de seu interesse pelas ciências, uma ferramenta que transforma a vida da sua família e de sua vila.
A partir do filme, podemos pensar em como as desigualdades sociais e econômicas impactam o desenvolvimento e, por muitas vezes, impedem que crianças e adolescentes atinjam todo seu potencial. A perseverança, a criatividade e o senso de coletividade também são temas presentes na produção.
O Clube dos Cinco (Estados Unidos)
Com personalidades completamente opostas, cinco adolescentes são obrigados a passar um dia sozinhos na escola, durante um sábado, como punição imposta pela diretoria. Sem se conhecerem e sem interesses em comum, a partir da conversa e da escuta ativa, eles vão, pouco a pouco, se afeiçoando. E, diante de outras histórias de vida, vão enxergando o mundo sob novos pontos de vista.
Com a construção de amizades improváveis, o filme mostra como podemos crescer e enriquecer nossos repertórios emocionais e culturais ao ter contato com colegas que têm histórias, desejos, sonhos e tristezas diferentes dos nossos.
Entre os Muros da Escola (França)
Em um cenário em ebulição, cheio de tensões sociais, o filme conta a história do professor François Marin, que precisa lidar com alunos de etnias, religiões e contextos sociais distintos e acaba desenvolvendo métodos para ensinar valores de empatia, carinho e respeito.
Gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre o LIV e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais? Confira mais nas redes sociais e fique ligado nos episódios do nosso podcast Sinto que Lá Vem História.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.