25/04/2024
Dia Mundial da Educação: inovações para dialogar com as transformações sociais
O Dia Mundial da Educação, celebrado no dia 28 de abril, é importante para conscientizar, comemorar e incentivar o aprendizado. A data também nos convida a uma reflexão importante: que tipo de educação queremos construir? Em um mundo em constante transformação, faz sentido ela ser igual a que tivemos ou parecida com a que nossos pais e avós conheceram?
Esse importante debate é tema da Bett Brasil 2024, a maior feira de Inovação e Tecnologia para Educação da América Latina, que acontece em São Paulo. O evento, que tem o LIV como um dos destaques, discutiu, entre os dias 23 e 26 de abril, a ‘Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais’.
Em pauta na feira, estarão, por exemplo, a importância das conexões humanas e da educação socioemocional, as transformações na forma de aprendizagem e a preocupação com um futuro mais sustentável. Inovar em educação, como se vê, não é apenas oferecer as mais recentes tecnologias em sala de aula, como explica Ana Carolina Medeiros, coordenadora pedagógica do LIV.
“Educação inovadora são pequenas práticas que a gente pode adotar e que alteram e impactam o processo de aprendizagem dos alunos para que ele seja mais significativo e mais engajador, trazendo mais qualidade para educação’”.
LIV contribui para a inovação de diferentes formas
A inovação está no DNA do LIV, que está sempre em busca de soluções que apoiem e facilitem a aprendizagem socioemocional dos estudantes, oportunizando diferentes maneiras de conhecer melhor a si mesmos, aos outros e ao mundo.
‘A sociedade mudou, então a gente precisa entender o que está acontecendo na educação, para saber como adaptar e adequar. Hoje em dia, habilidades como comunicação, criatividade, trabalho em equipe e escuta ativa têm sido cada vez mais trabalhadas, pois elas ajudam na formação do aluno’, avalia Ana Carolina.
Uma das iniciativas do LIV para contribuir com a inovação na educação são as trilhas de aprendizagem do Percurso Pedagógico, uma formação continuada exclusiva para professores parceiros do programa. Com temáticas relevantes, o LIV proporciona a troca entre educadores de diferentes contextos escolares e regiões do Brasil. A iniciativa também incentiva a reflexão e a prática de propostas transformadoras para a sala de aula.
Confira aqui outras inovações do LIV:
-
Portfólio digital
Quando se trata de uma aula de matemática é fácil mensurar o aprendizado dos alunos. São feitas avaliações e é possível verificar se a turma sabe resolver exercícios propostos. Mas, na hora de saber como crianças e adolescentes estão se desenvolvendo emocionalmente, o que fazer?
Pensando nesse desafio, o LIV desenvolveu o Portfólio Digital “Sentir é Aprender”, uma ferramenta pedagógica para professores da educação infantil e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental tornarem visível a aprendizagem em sala de aula para as famílias. Nele, os educadores podem inserir registros das aulas, mostrando a profundidade do trabalho e como elas se associam a conteúdos pedagógicos propostos para aquele momento. Desta forma, os familiares podem saber, por exemplo, que o letramento emocional ou o autoconhecimento estão sendo trabalhados.
“O portfólio é importante pois, quando a gente fala de educação socioemocional, é muito difícil evidenciar e calcular a aprendizagem, especialmente para pais e escolas que estão habituadas que a avaliação seja em notas, com boletim. Avaliar não é só nota, é acompanhar um processo de aprendizagem, e isso pode ser feito por um portfólio com o relato do professor, para a compreensão dos pais”, diz Ana.
-
Podcast
O LIV acaba de lançar a segunda temporada do podcast “Sinto Que Lá Vem História”, no qual Renata Ishida, gerente pedagógica do LIV, e Joana London, diretora pedagógica do LIV, têm conversas profundas, animadas e impactantes com convidados sobre temas importantes como os desafios da vida em família, os limites e dificuldade do maternar, saúde mental dos adolescentes e outros assuntos que atravessam a jornada das famílias e educadores. Com essa iniciativa, o LIV inova ao tornar mais palpável para as famílias a importância da educação socioemocional, transbordando o tema para além dos muros da escola, alcançando toda comunidade escolar.
-
Gamificação
O que torna os jogos tão interessantes? Por que nos divertimos tanto quando estamos diante de um tabuleiro ou numa aventura virtual? Com essas provocações em mente, o LIV propõe que as escolas usem a lógica dos jogos, que inclui aprendizado em etapas e recompensas, por exemplo, na sala de aula. A estratégia pode ser usada tanto numa aula como em avaliações, que podem usar questões-problema e recompensas para o aluno à medida que ele for respondendo as perguntas.
O LIV também criou e utiliza jogos exclusivos, desenhados para auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades socioemocionais. Para trabalhar a empatia, por exemplo, a ‘Expedição Gaia’ conta uma aventura fora do planeta Terra, colocando os alunos em contato com personagens com histórias e culturas diferentes.
A ‘L.I.GA’, outro jogo LIV, apresenta desafios que exigem habilidades como colaboração e comunicação para que os alunos trabalhem em conjunto para vencer, em um cenário interestelar.
‘A gente usa jogos colaborativos nos quais eles vão perceber que só vão ganhar se tiverem estratégias coletivas. E o próprio jogo tem o uso de competências socioemocionais, então eles experimentam e colocam isso em prática’, conta Ana Carolina.
-
Contação de histórias e personagens
Cada faixa etária tem sua própria linguagem e seus atrativos. Para os alunos mais novos, por exemplo, o LIV oferece o recurso da animação e da contação de histórias, com personagens que ajudam as crianças, a partir de exemplos do dia a dia, a entender seus sentimentos, a se expressar e se comunicar.
Junto com diferentes personagens, os alunos percorrem o processo de autoconhecimento, conhecendo a importância de saber nomear e comunicar seus sentimentos nas diferentes relações que atravessam suas vidas.
-
Séries exclusivas
O LIV oferece ainda uma proposta inovadora para os adolescentes, com séries exclusivas, que abordam tópicos importantes e delicados para a juventude, como racismo, relação entre amigos e situações como a separação dos pais ou mudança para uma nova escola, como destaca Ana.
-
Portal LIV
Para Ana, o próprio Portal LIV, espaço elaborado para professores e gestores do programa, congrega em si valores importantes no que diz respeito à inovação na educação. Nessa plataforma estão reunidos todos os materiais LIV de forma digitalizada, facilitando a rotina dos educadores, além de formações e uma biblioteca exclusiva de aprofundamento em temas relevantes para as escolas.
Gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre o LIV e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais? Confira mais nas redes sociais e fique ligado nos episódios do nosso podcast Sinto que Lá Vem História.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.