conexão-liv

LIV na imprensa: referência em saúde mental e educação socioemocional

19 de janeiro de 2022

Confira o que foi destaque nos veículos de comunicação sobre o tema da educação socioemocional e sobre saúde mental com o LIV

***

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida foi destaque em dezenas de publicações na imprensa nacional. Entre artigos, entrevistas e reportagens, a equipe do programa contribuiu com jornais e portais de notícias, mostrando mais uma vez a relevância de debater publicamente temas como educação socioemocional e saúde mental.

Nesse sentido, conversamos com o mundo sobre questões importantes que envolvem desde os desafios da pandemia até inteligência emocional no Enem, passando por temas mais complexos como problemas de saúde mental e suicídio entre adolescentes.

Convidamos você a ler a seguir alguns desses destaques, que estão separados por temas em comum. Para acessar as matérias, basta clicar no nome do veículo indicado com o link.

Boa leitura!

1. Saúde mental na imprensa

Seguindo uma tendência iniciada no ano anterior, 2021 foi marcado pela maior divulgação de pautas relacionadas à saúde mental, especialmente em razão do agravamento causado pela pandemia. No jornal O Globo, por exemplo, o tema foi destaque em um artigo assinado pelo idealizador e fundador do programa LIV, Caio Lo Bianco.

Na publicação, Caio abordou o tema do suicídio juvenil e a necessidade de se falar mais abertamente sobre isso. O assunto também recebeu destaque na coluna de artigos acadêmicos do Nexo Jornal, que destacou a dissertação de Caio sobre a prevenção ao suicídio entre adolescentes além do método tradicional.

Outro aspecto da saúde mental que ganhou destaque na imprensa foi importância da educaçã

o no desenvolvimento socioemocional das crianças, em especial o papel dos professores nesse processo. Você pode ler mais na matéria do portal Uol.

Outros destaques sobre o tema em portal Abordagem Notícias, Blog Super Mãe e Revista Visão Hospitalar.


2. De olho no Congresso LIV Virtual

Com a proposta de debater a saúde mental e a inteligência emocional de diversos pontos de vista, o 3º Congresso LIV Virtual também ganhou espaço nos noticiários. Foram mais de 30 notícias sobre o evento, que contou com a participação de Conceição Evaristo, Glória Maria, Emicida, Lilia Schwartz, Charles Melman e Jorge Larrosa, dentre outros convidados.

Você pode ver um exemplo dessas notícias na coluna do Ancelmo Gois para O Globo, no portal Mundo Negro e no portal R7. E para assistir ao evento na íntegra, acesse o YouTube do LIV

Aprender é Sentir: confira tudo o que aconteceu no segundo dia do 3º Congresso LIV Virtual

3. Socioemocional no Enem

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é anualmente tema de destaque nos veículos de comunicação. Mais recentemente, a cobertura da imprensa passou a abordar não apenas a preparação para os temas da prova, mas também os aspectos emocionais envolvidos nessa etapa da vida de parte dos estudantes. 

Dentre os exemplos, estão reportagens do jornal Extra, com entrevista de Clarissa Andrade, consultora pedagógica do LIV; do site Naza FM, com o consultor do LIV Saulo Pereira; e também publicação do portal Eu Estudante, que entrevistou Phelipe Ribeiro, consultor pedagógico do LIV, sobre dicas para a preparação da prova.

4.Novo Ensino Médio

A reforma prevista para acontecer no Ensino Médio a partir de 2022 também foi um dos destaques na imprensa. Com a mudança, essa etapa da educação básica passa a ter um foco maior no desenvolvimento integral dos alunos, com destaque para o projeto de vida – tema já presente no pilar socioemocional desenvolvido pelo LIV junto às escolas parceiras.

Você pode saber mais em matéria publicada no portal Metrópoles, que destaca como o Colégio Ideal, parceiro do LIV em Brasília, está se preparando para a mudança.

Projeto de vida: O desafio de preparar jovens para a incerteza do mercado de trabalho

 

5. Personagens infantis e sentimentos

Em um encontro on-line buscou entender como as figuras de animações e livros infantis geram identificação e ajudam as crianças a lidar com os seus sentimentos e se relacionar melhor. O bate-papo aconteceu no Instagram e foi mediado pela editora assistente da Revista Crescer, Juliana Malacarne, e contou com a participação da psicóloga, pedagoga e gerente pedagógica do programa LIV, Joana London, da gerente de marketing e plataformas digitais da unidade infantil da Globo, Luciane Neno, e do advogado e influenciador Adriano Bisker, conhecido pelo canal @paidecinco. Para ler a notícia sobre o evento, acesse a Plataforma Gente.

Como os personagens infantis ajudam crianças a entender os sentimentos?

6. Cyberbullying é desafio para a educação socioemocional 

Outro tema que gerou debate em 2021 foi o cyberbullying, questão que enfrentou novos desafios com a realidade das aulas virtuais. O tema foi notícia do portal do Correio Braziliense e no Uol, por exemplo, com reportagens debatendo o modo como esses casos de bullying virtual acontecem e como afetam o comportamento das crianças e sua interação com as aulas. 

7. Escolas parceiras do LIV em destaque

A formação integral dos alunos promovida pelas escolas parceiras do programa LIV também ganhou destaque em algumas publicações. O Diário de Petrópolis, por exemplo, contou a história de três estudantes do Colégio Pensi que conseguiram bolsas de estudos para os Estados Unidos. Na entrevista, a escola destacou a importância do programa de educação socioemocional do LIV para o preparo dos alunos, especialmente ao incentivar o protagonismo dos jovens. O tema também foi destaque no jornal O Dia, do portal IG.

Metodologias ativas de aprendizagem: como elas podem ajudar os estudantes

 

Esses foram apenas alguns destaques do programa LIV na imprensa em 2021. Quer saber mais sobre esses conteúdos? Acesse o KIT O Melhor do LIV, que reúne os principais conteúdos socioemocionais de 2021!

 

Confira outras publicações do LIV:

***

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.

 

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *