Professores contam como o LIV acolheu a escola em momentos difíceis

Professores contam como o LIV acolheu a escola em momentos difíceis

28 de junho de 2022

Veja depoimentos e saiba como o LIV tem oferecido apoio e acolhimento para comunidades escolares em todos os momentos

*** 

A relação entre sentir e aprender é essencial para a escola se adaptar aos novos desafios. A valorização apenas dos conteúdos acadêmicos não é suficiente, ainda mais em momentos difíceis para a sociedade, não é mesmo?! 

Sabemos que a forma que sentimos e nos relacionamos com o mundo interfere diretamente no aprendizado e isso ficou ainda mais visível durante a pandemia, quando toda a estrutura das escolas precisou se adaptar com agilidade. 

Nesse cenário, ficou ainda mais evidente que é preciso cuidar das competências socioemocionais em conjunto com os demais saberes. Por esse motivo, o programa LIV – Laboratório Inteligência de Vida, investe no cuidado socioemocional e ultrapassa os muros da escola, dedicando momentos estruturados para cuidar do desenvolvimento de toda a comunidade. 

Afinal, sentir e aprender é para vida toda! Por isso, nos preocupamos com os alunos, mas também com os educadores, as famílias da escola e com o impacto que podemos trazer hoje para o mundo.

Para você saber mais sobre esse atendimento na prática, selecionamos a seguir alguns destaques e depoimentos de professoras e gestoras sobre como o LIV tem atuado para ajudar as escolas em todos os momentos. Confira!

Apoio socioemocional e acolhimento para escolas durante em momentos difíceis 

Desde o começo da pandemia, ampliar o suporte para a saúde mental tornou-se uma prioridade nos atendimentos do LIV às escolas parceiras. Nesse sentido, as ações da equipe pedagógica do programa foram reformuladas para atender escolas tanto no cenário virtual quanto no retorno às atividades presenciais, sempre com o foco no acolhimento e cuidado.

O atendimento foi feito em momentos variados, que incluíram reuniões, encontros, palestras com especialistas em saúde mental e materiais adequados para o momento, que ajudaram as escolas a reorganizar suas rotinas em um momento tão desafiador.

Para escolas parceiras, esse apoio foi fundamental, permitindo um trabalho mais cuidadoso para com os professores, alunos e famílias. Saiba mais no depoimento abaixo:

Professores contam como o LIV acolheu a escola em momentos difíceis

“Meu colégio tem 30 anos de existência e temos muitos parceiros. Durante a pandemia, nos momentos mais difíceis, eu fiz contato com o LIV. Todos os contatos que eu fiz, o LIV me respondeu prontamente. Mas não foi nem isso que me impactou mais, porque eles são um programa socioemocional. O que me impactou é que tudo o que a gente pedia, eles entregavam a mais, com prontidão. […] Meus professores tiveram uma assistência incrível. A assistência que o LIV deu aos nossos professores foi determinante, porque todos foram pegos muito de surpresa. Em outras profissões deve ter sido muito difícil, mas acredito que para os professores foi algo que a gente tinha que acolher, a gente tinha que colocar os professores no colo e dar tudo o que tinha para dar. E, naquele momento, quem abraçou a gente, quem acolheu a gente, quem nos estimulou com palavras, com ações e com material foi o LIV. Na minha escola a gente sempre vai ser grato por isso. O LIV trouxe a verdade dele para a gente. Meus professores levaram o socioemocional para dentro da vida deles. Nós montamos um programa de algumas semanas de mindfulness, nós fazíamos assistência para os professores, perguntávamos o que eles precisavam. O LIV trouxe muitos profissionais, foram muito maravilhosos, trouxeram toda a verdade do programa dentro de uma situação atípica a nível mundial e isso para mim fez toda a diferença”.

Edineuma Oliveira Andrade de Jesus, diretora do Colégio Mundo Encantado Ethos, de Santa Bárbara do Oeste (SP).

Material inovador e com uma linguagem que une a comunidade escolar

Outro cuidado do LIV com as escolas parceiras é garantir um material sempre atualizado e que responda às necessidades dos estudantes, seja no ambiente presencial ou em eventuais encontros virtuais, como aconteceu durante o isolamento social causado pela pandemia.

A partir deste movimento, auxiliamos na criação e consolidação de um pilar socioemocional que promove, a todos os envolvidos com a escola, uma nova linguagem que tem como centro a reflexão e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”, e sim o debate e a escuta.

É pensando nessa importância que o LIV estruturou o seu programa para desenvolver nas escolas a educação socioemocional, que agora é exigida nas competências gerais do currículo estruturado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É um material que se adapta à realidade de cada escola e engloba habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais para um amplo desenvolvimento do estudante, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Confira o que dizem outras escolas parceiras:

Professores contam como o LIV acolheu a escola em momentos difíceis

“Dar aulas de LIV é uma experiência única. O professor de LIV tem uma oportunidade de ter uma troca muito grande com nossos alunos e nossas alunas, desde a questão afetiva, com as famílias, até em nossas relações. Todo professor de LIV tem a oportunidade de refletir muito sobre como a gente sente dando aula, não é apenas uma aula tradicional, é uma caixinha de surpresas. Não à toa, a gente tem uma expectativa, e quando a gente vê, ele atende e vai muito além do que a gente imaginava. Uma vez planejei uma aula e, quando vi, as crianças me surpreenderam e foi muito legal, e acho que essa é a proposta, a gente sai da caixinha quando trabalhamos com o LIV. […] O material sempre traz jogos, pelo menos no Ensino Fundamental onde eu trabalho, e isso é uma oportunidade para a família estar sempre interagindo com o que a gente traz em sala de aula e é uma forma de estender o trabalho. A gente vê que o LIV não se restringe à escola. A ideia é estar sempre entre a escola, as famílias e os alunos, existe esse diálogo, é uma ponte, e é essa proposta que a gente quer na nossa escola”.

Mariana Santanna, professora do Colégio e Curso Equipe A, Saquarema (RJ)

Professores contam como o LIV acolheu a escola em momentos difíceis

“[…] O LIV hoje é fundamental na minha escola, não consigo mais ver minha escola sem o trabalho do LIV, sem esses personagens que são tão vivos hoje tanto quanto as minhas crianças e que as ajudam em todos os sentidos emocionais e das atividades, inclusive cognitivas, porque quando a emoção está equilibrada o cognitivo flui maravilhosamente bem, o link é total nessa situação […]”. 

Patrícia Cavaggioni, diretora do Colégio Bahiense Campo Grande (RJ).

Para o LIV, o atendimento feito junto às escolas é uma construção constante e, por isso, estamos sempre em contato com os educadores, gestores e famílias oferecendo uma parceria que ajuda em todos os momentos, inclusive naqueles que apresentam os maiores desafios. Essa parceria e o olhar para as demandas de cada instituição é o que faz o programa LIV ser tão dinâmico e presente na vida das comunidades escolares.

Quer saber como o LIV pode ajudar sua escola a promover o acolhimento neste momento tão delicado da vida escolar? Acesse o e-book “Sentir é aprender: histórias da sala de aula com o LIVe conheça depoimentos reais de educadores e instituições parceiras que já utilizam e recomendam o programa

E você também pode levar o LIV para sua escola! Clique aqui e saiba como se tornar uma escola parceira!

***

Veja também:

***

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.

 

Assine nossa news

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.