
14/10/2022
Histórias sobre professores de LIV que impactam a vida dos alunos com o desenvolvimento socioemocional
Conheça histórias do LIV sobre educação e desenvolvimento socioemocional para inspirar o Dia dos Professores!Ao vivenciar o LIV – Laboratório Inteligência de Vida, cada escola tem uma experiência singular. Afinal, esse é o programa de educação socioemocional que fala, sobretudo, de emoções e sentimentos, e para isso não existem respostas prontas ou esperadas.
Oferecemos suporte e apoio para que os educadores se sintam capacitados para lidar com os mais variados sentimentos seus e de seus alunos, sejam em momentos de alegria ou tristeza, seja em situações consideradas fáceis ou difíceis.
E para homenagear esses educadores que fazem parte desse processo, selecionamos aqui reunimos relatos de professores do LIV que nos lembram sobre a importância deles na vida dos alunos, de suas famílias e suas escolas, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Saiba mais das vivências dos professores de LIV a seguir:
Professores que impulsionam os sonhos de seus alunos
“Essa é uma experiência que fala sobre sonhos, é um relato de uma aluna do 1º ano do Ensino Médio. Nós tivemos uma aula que falava sobre a confiança e família. E essa rede de confiança no LIV é algo muito importante e significativo, principalmente na faixa etária em que eles se encontram, de 15 a 16 anos, quando essa comunicação com a família vem carregada de muitos conflitos.
Após a aula do LIV, essa aluna me deu um abraço muito apertado e disse: ‘Muito obrigada, professora, porque eu tive coragem de dizer à minha família qual era o meu sonho’. Nós somos de uma cidade que tem uma cultura, chamada vaquejada, muito forte. E ela me disse: ‘Meu sonho, professora, é correr vaquejada e minha mãe nunca soube disso. E [depois da aula de LIV] minha mãe me levou para fazer um curso de montaria em uma comunidade. Ela olhou para mim e me abraçou, acolheu meu sonho’. Aquilo foi muito grande, porque o LIV proporcionou o despertar e a coragem de ser nessa adolescente. O LIV traz isso muito forte, principalmente nessa faixa etária do Ensino Médio, e nossos adolescentes estão confiando e tendo coragem de ser.” – Relato de escola parceira do LIV.
Saiba também sobre o dia do professor e principais atividades
Professores que estimulam o desenvolvimento socioemocional
“Nós estamos encontrando alunos, falo especificamente de púberes e adolescentes, que estão trazendo queixas de ansiedade, dificuldade de demonstrar e sentir, falar e definir seus sentimentos, a gente sabe que é próprio do período que eles estão passando, dessa travessia que é a adolescência. A escola é um lugar de potência para eles, e também é um lugar de fala. Quando a escola, os professores e a sociedade escolar entregam essa oportunidade de fala para esses adolescentes, de perceber que ali é um lugar seguro, onde eles podem se conectar consigo e com os outros, e ter a liberdade e a segurança de falar e definir seus sentimentos, nós temos muitos ganhos: emocionais, de crescimento, pedagógicos, de conhecimento.
Realmente, a escola é uma ponte importantíssima para isso. Depois da pandemia, temos escutado: ‘Como é que eu vou dar conta? De que forma estou retornando às atividades escolares?’. Às vezes, eles vêm com dúvida, às vezes vêm com angústia, e quando nós, como escola, estamos preparados e dispostos a emprestar nossos ouvidos para esses alunos e eles poderem falar daquilo que dói, que angustia, que eles têm dúvida, a gente cresce. Não são só os alunos que crescem. Cresce o professor, cresce a escola e cresce toda essa comunidade.” – Relato de escola parceira do LIV.
Professores que se inspiram em casa e na escola
“Eu posso dizer que eu conheci o LIV através do Ensino Médio, com a minha filha. No auge da pandemia, em 2020, essa era a única aula em que ela abria a câmera. Era a única aula em que eu ouvia a voz dela. E eu me perguntava: ‘De que será essa aula?’. Ela comentava, falava, discutia, e eu achava aquilo muito interessante.
Como eu também estava trabalhando online, eu comecei a ouvir a aula de LIV com ela. E, quando a gente percebeu que em um momento em que os adolescentes estavam tão angustiados dentro de casa, o LIV foi um momento desse esvaziamento de tanta dor, dúvida, insegurança e medo. A transversalidade que o LIV traz perpassa não só pelas questões socioemocionais da criança, mas por todos os componentes e áreas da escola – e o Ensino Médio reflete muito isso – é o que faz com que ele seja esse sucesso. Foi a partir do olhar dela para o LIV e da experiência dela no Ensino Médio que eu pude levar o programa para a escola onde eu trabalho.” – Relato de escola parceira do LIV.
Professores que inspiram com palavras e com silêncios
“Eu trabalho no setor de psicologia e nos chamam para apagar os ‘incêndios’. Eu estava no meu turno normal quando me chamaram para correr no 4º ano. Pensei: ‘Deve ter acontecido algo muito sério’, pois quando acontece algo com o aluno, eles levam na minha sala. Quando cheguei lá, metade da sala estava chorando, se debulhando em lágrimas, porque havia sido a aula sobre as perdas e dos lutos.
Foi um momento no qual a professora estava sem saber o que fazer, porque já tinha tentado conversar e ninguém queria. Eu fui em cada um para perguntar se queria conversar, se queria ir à outra sala, e ninguém queria falar nada. Então, eu falei: ‘Vamos ficar em silêncio’. E ficamos lá, nesse momento em silêncio, cada um pensando em sua situação, escutando seu choro. E eu fiquei pensando que o LIV não é só um momento de fala, mas também um momento em que a gente respeita o silêncio do outro, em que dá a oportunidade de não falar, de apenas sentir o que está vivendo.” – Relato de escola parceira do LIV.
Muitas histórias com LIV!
Esses são apenas alguns dos diversos depoimentos emocionantes que recebemos diariamente dos professores que vivenciam o LIV em suas escolas. Sabemos que cada realidade é única e as vivências são muito particulares, mas é isso que faz o LIV ser um programa tão especial, pois ele se adapta à realidade de cada escola de acordo com suas necessidades.
Se você se inspirou com esses relatos e quer conhecer mais sobre o programa LIV e sobre como ele apoia professores, gestores, famílias e estudantes no desenvolvimento socioemocional, acesse nosso site e agende uma conversa com nossos consultores!
Veja também:
- Professores contam como o LIV acolheu a escola em momentos difíceis
- Como cuidar da saúde mental na sua escola?
- Kit Gratuito do Movimento LIV: Pela Saúde Mental nas Escolas
- 5 motivos para investir em educação socioemocional
- Siga o LIV nas redes sociais!
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.