Em entrevista ao blog do LIV, a psicóloga clínica Érica Quintans explica os desafios de falar sobre luto individual e coletivo com crianças e adolescentes. Confira ainda dicas de livros e filmes sobre o tema!
***
A pandemia de Covid-19 segue em curso no Brasil e no mundo e ainda revela, infelizmente, inúmeras perdas reais e simbólicas para a sociedade. Nesse cenário, o tema do luto aparece com cada vez mais frequência, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, revelando-se um desafio para muitos adultos.
De acordo com a mestra em psicologia clínica e pesquisadora do luto Érica Quintans, a pandemia impactou as pessoas com lutos reais e simbólicos, com repercussões para a saúde mental da maioria. “De alguma maneira, há uma unidade entre nós, muito embora vivamos realidades completamente diferentes, e isso pode ser um recurso para enfrentarmos, juntos, os desafios colocados na sociedade”.
Érica tem mestrado focado em luto pela PUC-Rio, tema sobre o qual se dedica há mais de dez anos. Também é membro efetivo do Instituto AEDP Brasil, atende crianças, adolescentes e adultos e é palestrante nos temas de luto, perda, infância e pandemia.
Durante o 3º Congresso LIV Virtual ela palestrou sobre o tema do luto na escola e apontou os principais desafios para gestores, educadores e responsáveis. Além da palestra, ela também concedeu uma entrevista ao blog do LIV e que você pode conferir logo após o vídeo!
Érica Quintans – Ainda temos estudos incipientes sobre os impactos da pandemia para os jovens, mas algumas pesquisas já apontam o aumento dos casos de ansiedade, depressão, aumento no uso de telas, alterações no sono e apetite, bem como na capacidade de concentração e foco.
Érica Quintans – Neste momento, o mundo inteiro passa pelo luto da pandemia (luto coletivo) o que faz com que possamos enfrentar na coletividade as repercussões destas vivências. De alguma maneira, há uma unidade entre nós, muito embora vivamos realidades completamente diferentes, e isso pode ser um recurso para enfrentarmos, juntos, os desafios colocados na sociedade.
Ainda assim, este período trouxe vivências muito distintas: perda de alguém conhecido; mudanças nas configurações familiares; impactos econômicos; perdas relacionadas ao próprio mundo escolar (formaturas, eventos, convívio diário, etc.), considerando aqui os jovens estudantes, mas também os funcionários e educadores, que chegarão nas escolas afetados por essas e outras experiências.
Érica Quintans – Enquanto o retorno presencial não acontecer, é importante buscar manter o espaço da escola para além dos muros. Neste sentido, a tecnologia pode ajudar a manter conectados os jovens e os educadores: rodas de conversa, podcast, vídeos com debates e convidados podem ajudar a falar sobre o assunto de uma forma mais descontraída e informativa.
Érica Quintans – É o luto que não advém de uma perda concreta (por morte/doença), são aqueles tipos de luto abstratos e, no caso da pandemia, consideramos as perdas da rotina, dos sonhos, dos planos, do que era conhecido e da sensação de controle. No retorno escolar, as pessoas (estudantes e funcionário) estarão impactadas pelo contato com todas essas perdas e ressignificações que foram necessárias no período pandêmico. Por isso, podemos esperar pessoas mais ansiosas, tristes e vulnerabilizadas, mas também seres humanos mais resilientes com os aprendizados deste período tão difícil.
Érica Quintans – Há muito tempo, existia essa ideia de que o luto era algo igual para todos, um processo linear a ser superado por fases. O perigo deste olhar é colocarmos todos os seres humanos como iguais, desconsiderando a subjetividade do luto (que é um processo com altos e baixos) e fazendo parecer existir um jeito certo ou errado de viver a experiência.
Durante a palestra “A importância do acolhimento no retorno”, no 3º Congresso LIV Virtual, a psicóloga Érica Quintans trouxe diversas indicações de livros e filmes para ajudar as crianças a entender as emoções. Confira a seguir uma lista:
***
Se você gostou, aproveite para conferir mais conteúdos exclusivos com os palestrantes do maior evento socioemocional da América Latina, baixe o nosso Kit do Congresso LIV Virtual e acesse o conteúdo completo do congresso, entrevistas exclusivas, melhores momentos e um e-book inédito sobre saúde mental. Clique aqui!
Confira outros conteúdos do blog LIV:
***
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é o programa de educação socioemocional presente em escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.
Gestor do Centro de Ensino Charles Darwin
Diretor pedagógico do Colégio Paulo Freire
Coordenadora pedagógica e professora de LIV no Colégio Batista de Itabuna
Psicóloga e coordenadora do Projeto Socioemocional do Colégio Sarah Dawsey
Deixe seu comentário